18. Critérios

14 2 10
                                    


JOÃO

Foi só no fim da missa que notei Letticia sentada lá atrás. Não me surpreendi, aquilo já era comum aos domingos. Eu sempre participava, ela sempre participava. Eu só me perguntava por quê. Letticia não me parecia uma católica devota.

— Você não me deu chance agradecer — ela disse quando passei por ela.

— Aqui, não — falei e saímos da capela.

— Eu te aguardo no campo — disse Emanuel.

Eu me afastei em um canto do corredor com Letticia.

— Obrigada — ela disse.

— Não precisa agradecer.

— Preciso, sim. Eu não merecia, porque você tem razão, eu fiz aquilo. E mesmo assim você me ajudou.

Suspirei.

— Por que fica dando em cima de mim? Você sente alguma coisa por mim de verdade?

— Achei que você é que sentisse por mim.

— Eu tenho namorada.

— Isso não é uma negação.

— Não, não é. Eu não entendo isso direito, mas vou ser sincero com você. Aquelas coisas que disse no dia que dançamos não foram em vão. Eu sinto que Deus me colocou no seu caminho.

— O quê?

— Olha, isso aqui — apontei para a capela — é o centro da minha vida. É algo que não sei viver sem, não é uma máscara como dos outros, ou como eu acredito, de você também. Deus é tudo para mim, Jesus é o meu melhor amigo, e eu tenho a crença firme de que aqui nós devemos sempre viver uns pelos outros. Eu sou católico de todo o meu coração, vivo isso. Por isso tento não agir como Ele não aprovaria, por mais que muitas vezes falhe. Eu pensei que Deus havia colocado você na minha vida, porque... Eu noto como está sozinha, e noto como sofre, principalmente por causa do... Por causa das suas manias. Letticia, eu queria ser seu amigo por essa razão.

— Como uma caridade?

— Isso é algo ruim para você?

Ela ficou calada, e eu percebi que já estava estragando tudo.

— Tudo bem, escuta só. A gente já teve que conviver um pouco, então eu vou te falar algumas coisa. Você é difícil, porém eu tenho uma família muito grande, então já aprendi a conviver com todo tipo de pessoa. Mas você tem um olhar para as coisas que eu não tenho, é detalhista de uma forma que eu não consigo ser. Você nota coisa em mim que ninguém mais nota.

— Como o fato de que fica nervoso nas simulações?

— Isso. Sem falar que entende bem de arquitetura e design.

— Você percebeu?

— Sim, é por isso que sua mania é principalmente em relação à decoração do ambiente.

— Você sabe por que para mim é difícil acreditar em você, não sabe?

— Sei, porque você não foi criada em um lar com fé. Letticia, o fato de eu me estressar constantemente com você não significa que não me importo. Mas você pode parar com isso?

— Parar com o quê?

— De dar em cima de mim. Não ficar atraído por você é impossível, mas eu não consenti e não alimentei esse sentimento, porque tenho compromisso com alguém. E gostaria que respeitasse isso. Tendo isso vista, se ainda quiser ser apenas minha amiga, aparece no campo mais tarde, estou lá jogando bola.

Santa Herança: Sacrifício Onde histórias criam vida. Descubra agora