Capítulos 001

19 0 0
                                    

Capítulo 1 - Espelho Quebrado

Com um clique tudo passou do escuro para o claro, a tela piscou e a imagem começou a aparecer.

Este é um dormitório para os funcionários, um dos mais remotos dessa antiga escola, tão remoto que a escola manda seus professores mais jovens morarem lá. O prédio parece bonito por fora, com seus tijolos vermelhos e degraus brancos, e a hera subindo pelo prédio antigo como mil videiras delicadas, de modo que quem passa não pode deixar de olhar duas vezes, mas pra quem teve a sorte de se tornar professor, ao entrar tem uma compreensão profunda — Acontece que este lindo prédio foi reformado ao longo dos anos, e as paredes internas estão cobertas de manchas, como um rosto antigo que já se maquiou inúmeras vezes.

Tão antigo que nem TV digital tem, cada dormitório é equipado com uma TV a cabo.

"Chuvas fortes e torrenciais ocorreram no curso médio e inferior do rio Yangtze..."

Enquanto o jovem caminhava pela entrada do prédio, o som dos programas de televisão filtravam-se pelo vidro da janela da sala de recepção, a velha senhora de plantão costumava detê-lo e gritava:

– Ei, coleguinha (1), você não sabe? Este é o dormitório dos funcionários, onde os professores moram, então você não pode vir aqui o tempo todo.

Mas hoje a velha não o interrogou, talvez ela estivesse distraída e seus olhos estivessem turvos, então ela não o notou quando passou no escuro.

Ele subiu direto ao terceiro andar e bateu na conhecida porta de ferro.

A porta se abriu e a mulher lá dentro perguntou. – É você?

O jovem sussurrou. – Professora Xie.

Embora já fosse tarde e o jovem fosse um convidado inesperado, ela era sua professora e a pessoa mais próxima dele na escola, e após um breve momento de surpresa, a mulher o acolheu lá dentro.

Ela fez uma xícara de chá e cortou fatias de gengibre para adicionar. Chovia lá fora e parecia-lhe que o jovem estava molhado e com frio, e com um chá quente podia afastar o frio.

A professora Xie colocou a xícara fumegante na mesa de chá à sua frente. – Quando você voltou?

– Acabei de voltar hoje. – O jovem timidamente parou na frente do sofá.

Professora Xie. – Sente-se, por favor.

Só então ele se sentou, com as mãos sobre os joelhos, contido, sem tocar na xícara de chá.

– Por que você não me avisou com antecedência quando voltou? É tão tarde, ainda tem ônibus vindo para a escola?

– ....Hm.

– Como estão as coisas em casa?

O jovem ficou em silêncio por um momento, abaixando a cabeça e cutucando o buraco rasgado em sua calça jeans.

– Minha mãe ainda insiste que eu abandone a escola...

A professora Xie ficou em silêncio.

Ele já é um universitário, a escola não tem o direito de decidir se o aluno quer continuar ou não. Mais cedo, ela havia conversado com a mãe do jovem à sua frente e prometido que daria isenção de mensalidades para famílias de baixa renda, esperando que a mãe  permitisse que seu filho terminasse a faculdade que se esforçou tanto pra entrar.

Mas a mãe recusou veementemente —

– Estudar o quê? Estudar chinês? Quem não fala chinês? Vocês só estão o enganando!

Casos Clínicos (Bing An Ben)Onde histórias criam vida. Descubra agora