No final da tarde chegou nova mensagem no celular de Maria Rita.
Oi de novo. Esqueci de dizer que vou estar de jeans com um pólo azul, junto do meu carro BMW Sport preto.
Oi. Tudo bem.
Tchau
Desta vez foi Juliette quem respondeu.
Quando os dois filhos mais novos foram dormir, Juliette chamou Rodolffo e Maria Rita para conversar.
Maria Rita estava um pouco envergonhada e Ju segurou na mão dela para a tranquilizar.
Rodolffo ouvia toda a explicação e não parava quieto. Juliette pediu para ele ouvir até ao fim.
No final vendo as mensagens ele dava chutes no ar.
- Rodolffo, acalma-te. Temos que pensar em conjunto o que fazer. Eu tenho quase a certeza que este homem não é quem diz ser.
- Pai, desculpa.
Maria Rita começou a chorar ao ver o pai nervoso.Juliette olhou-o e fez-lhe sinal de calma.
Rodolffo sentou-se ao lado da filha e puxou-a para os seus braços.
- Não chores. Vamos resolver. Ainda bem que confiaste na tua mãe e contaste.
- Eu fui uma idiota, não fui?
- Foste descuidada e ingénua. Agora limpa o rosto e vai dormir. Eu vou pensar o que fazer amanhã.
Rodolffo e Juliette ficaram por um bom bocado a estudar como agir.
- Ju, amanhã de manhã vou à policia. Não vou agir sózinho embora me apetecesse.
- Sim. É a melhor opção. Eles já deverão ter mais queixas. A nossa filha não deve ser a primeira vítima.
Na manhã seguinte Rodolffo acordou cedo e foi de imediato apresentar queixa.
Foi instruído da melhor maneira de actuar e logo regressou a casa.
- Maria Rita, vem cá.
- Bom dia pai. Diz.
- À hora marcada, sais da escola e vais em direcção ao tipo. Viste a última mensagem dele, sabes como está vestido?
- Sim. Junto ao BMW preto. Tenta não estar nervosa mas jamais entres no carro. Tenta fazer algumas perguntas sobre o carro.
Perto vou estar eu e a polícia. Ele não vai desconfiar porque os carros vão estar descaracterizados.
À hora combinada um BMW preto estaciona junto ao portão principal da escola. Os vidros fumados não deixaram ver o seu interior.
Rodolffo estava no carro atrás dele juntamente com um policial. Outros policiais desfardados estavam a postos.
Alguns alunos saíram e imediatamente a porta do veículo preto foi aberta também.
De dentro dele saiu um homem, alto, bem constituído, óculos escuros mas não com aparência de 18 anos. No mínimo teria uns 40 apesar de bem conservado.
Maria Rita atravessou o portão e dirigiu-se ao carro. O homem abre a porta do passageiro enquanto ela lhe perguntava algo.
- Tu não és o Vasco. Ele é mais novo.
Eu não te conheço. Não vou contigo.- Aquela foto é de mim mais novo. Anda que eu mostro-te.
- Não vou. E virou costas.
No momento em que ele agarrou o braço de Maria Rita, Rodolffo e os polícias saíram das viaturas e barraram a sua fuga.
O meliante foi imediatamente algemado, não sem antes levar um valente soco de Rodolffo.
- Para aprenderes a não mexer com a filha dos outros. Se eu pudesse acabava com a tua raça, mas vou garantir-te uns bons anos na prisão.
Rodolffo abraçou a filha e levou- a para o carro. Felizmente a cena não foi presenciada por muitos alunos pois era hora de aulas.
Os policiais levaram o homem preso e Rodolffo levou a filha para casa juntamente com os irmãos que tinham saído da última aula.
Juliette estava nervosa mas acalmou ao ver todos chegar.
Rodolffo deu-lhe um beijo para a tranquilizar e Maria Rita abraçou longamente a mãe.
Os outros dois filhos não entenderam nada mas não fizeram perguntas. O pai durante a viagem de regresso tinha dito que foi buscá-los porque Maria Rita tinha telefonado a contar que não se sentia bem, porque estava com muitas cólicas.
Rodolffo foi preparar o jantar como era habitual. Madu e Francisco estavam com ele na cozinha a fazer o trabalho de casa e Maria Rita estava no sofá aconchegada nos braços da mãe.
- Estou tão triste mãe. Não podia ter feito uma coisa destas. E se não te tivesse contado o que aconteceria?
- Não penses mais nisso. Aprendeste a lição. Nem tudo o que se posta na Internet é verdade. Estes assuntos são sérios. Há pessoas muito más.
- Sinto que desiludi o meu pai. E a ti também.
- Serve de aprendizado para todos. Nós pais que devemos estar mais atentos e vocês que devem ter cuidado com amigos de Internet.
Agora deixa acalmar as coisas, mas precisamos conversar os cinco sobre este assunto.
Os teus irmãos precisam saber para não caírem na mesma armadilha.- Obrigada mãe. Prometo conversar mais contigo e não guardar as coisas.
Rodolffo olhava a cena e não resistiu. Deixou a colher de pau de lado e foi até às duas. Sentou-se no meio delas e abraçou-as.
Os outros dois olharam um para o outro e saíram em corrida para se jogarem em cima dos três para um abraço em família.