As dez gentilezas no trânsito

4 1 0
                                    

Os motoristas, em geral, são ótimas pessoas, educados, prestativos, calmos e atenciosos.

Só que isso é, antes de entrarem no veículo, mas precisamente, atrás do volante.

É neste momento que o homem ou mulher, gentil e educado, se transforma.

Se transforma em um piloto de fórmula 1, misturado com um vale tudo, numa competição sem regras e não importando, seja lá quem for, o seu " adversário " nesta guerra.

A pressa dele é mais importante do que a pressa do colega.

O motorista brasileiro, na sua maioria, faz um monte de coisas erradas e ainda por cima, acha que tem razão e está certo nas suas atitudes com imprudência, irresponsabilidade, sem considerações e respeito com o outro ser humano, seja esse motorista ou pedestre.

São motoristas mal educados, despreparados, estressados, violentos, egoístas, malandros e espertalhões.

O trânsito no Brasil, mata mais do que qualquer outra coisa, inclusive o câncer, são milhares de vidas ceifadas todo ano, e a morte leva culpados e inocentes, jovens, crianças, adultos e idosos, a todo momento e instante.

São motoristas drogados, alcoolizados, cansados e com sono e tem também, os que são abusados e audaciosos, sem noção do perigo, para com ele mesmo e para com o próximo

As leis de trânsito que são sancionadas no Brasil, não servem para corrigir e nem para educar e sim, para tirarem dinheiro dos infratores, pois quando são pegos infringindo à lei, lavra-se uma pequena multa, que é paga e liberado e responderá em liberdade, ou seja, o infrator é solto para cometer novamente as infrações que quiser...

Os motoristas estressados e violentos, mesmo sem ter cometido, oficialmente, algum delito, as autoridades deveriam, enquadrá-los em um artigo, para que pudessem, começar à inibir os infratores em potencial e assim evitar, problemas lá na frente.

Mas enquanto, quase nada é feito para resolver a situação, pessoas do bem devem começar, o mais rápido possível, a se movimentarem para que possamos reverter esta situação e sermos, um povo educado, passivo, compreensível, prestativo, calmo e atencioso também no volante, pois não basta ser um povo todo educado fora do veículo.

Proponho aqui, que se cada um de nós, toda vez que sairmos de casa com o nosso carro, colocarmos como objetivo, daquele passeio que, iremos fazer 10 gentilezas, garanto que, com o passar do tempo, nós conseguiremos melhorar e muito a caótica situação do trânsito nacional brasileiro.

Para que possamos fazer isso, devemos sair de casa, pelo menos, uns dez minutos mais cedo do previsto e lembrar que os outros podem estar com mais pressa que você, que o trânsito não é um autódromo e que dentro do SEU CARRO e do lado de fora, há pessoas, que como você, também tem família, tem filhos, pai, mãe e que estão esperando, ansiosamente a chegada destas PESSOAS, que acertam e erram, assim como você e que, às vezes, estão dirigindo tentando fazer o seu melhor.

É neste momento, que você como um motorista consciente, que está disposto àcolaborar com o trânsito, que não quer levar um remorso para sua sepultura, que saí mais cedo para seu compromisso e quer aceitar o Desafio das DEZ GENTILEZAS, você entra como ator ou atriz principal, mas não para atuar em uma ficção ou algo do gênero, mas sim, na vida real, num trânsito real, em que vivemos atualmente.

Agora, você pode estar pensando que, ao fazer estas dez gentilezas, por viagem, podem parecer que você será um motorista que os outros te verão como um que, é bobo, otário e idiota.

Posso te garantir que, você não será nada disso e muito pelo contrário, será você o mais favorecido nesta história e o mais feliz, pois além de você está te protegendo de acidentes de trânsito, você estará evitando brigas desnecessárias e até algo mais trágico.

Quando estou dirigindo, procuro ser solidário o máximo possível, se uma pessoa dá seta, em seguida reduzo para o carro passar, só uso a buzina para alertar e não para xingar e procuro colaborar sempre.

Se alguém faz alguma besteira na minha frente, finjo que não vi e procuro ficar longe dele.

Vai adiantar eu buzinar, xingar? Não!

Nos cursinhos da vida por aí, eu tive um instrutor que disse que não é para o motorista educar o outro motorista, isso era para deixar para ele na sala de aula.

Você é daquele que ao ver um carro em movimento com a porta semi aberta, você faz de tudo para avisar o motorista?

Saiba que isso é muito perigoso, tanto para a pessoa que você está tentando avisar como para você mesmo.

O outro motorista pode se assustar e causar um acidente, até mesmo com você.

Outra coisa também, é importante sempre manter-se distante do veículo à frente, com isso evita-se muitos aborrecimentos e prejuízos.

Quando estiver ultrapassando um caminhão, deve- se estar preparado prá tudo, inclusive para um possível estourar de pneu do caminhão, segurar firme no volante e não se assustar e causando um movimento do volante bruscamente, todo cuidado é pouco numa ultrapassagem.

Se todos nós fizermos a nossa parte, não nos importando e não nos estressando com as atitudes alheias, teremos trânsito mais seguro e menos morte nas estradas de todo Brasil. 

Ideias para VidaOnde histórias criam vida. Descubra agora