Todo método, filosofia, ciência, religião, literatura, cultura, ensinamento, que ensina algo ao ser humano, que não o explore de nenhuma forma é autoajuda e se não fizer isso, está bloqueando a liberdade.
A auto ajuda é a mais legítima defensora da liberdade interior e exterior, pois ajuda a criatura humana a se encontrar consigo mesma, a descobrir as suas potencialidades e abrir caminhos para a auto realização.
Pitágoras dizia:
- " Ajuda teu semelhante a levantar a carga e não a levá-la ".
E o que faz a auto ajuda?
Mostra a capacidade, mostra a solução, mostra o caminho, desencadeiam as energias positivas, levanta a auto estima, ensina a força do pensamento positivo, hoje reconhecido universalmente, alimenta o otimismo e reporta ao ser humano a sua verdadeira dimensão maior.
Na verdade , este é o único sistema que funciona, porque tudo depende do próprio indivíduo.
O ser humano é um universo em sim mesmo.
Só o que se pode fazer é contribuir para que ele mesmo se redima, se organize, aumente a auto estima, entre em auto astral, seja otimista, acredite em si, resolva as suas dificuldades, saia dos seus equívocos e fixações, tome decisões acertadas na vida.
De nada valerá qualquer tentativa de ajuda se a pessoa não aceitar.
Não resolverá pegar pelo pescoço e tentar mudar na marra, a conduta de alguém.
Tudo começa pelo ser humano, se expressa no ser humano e termina no ser humano.
Você não é bom porque seus familiares e colegas não são bons.
Você ê ou não é.
Quem é o autor da sua vida?
Você ou os outros?
Já que você é livre para traçar sua caminhada, suas crenças, seus pensamentos, seus desejos, é, portanto, autor de si mesmo.
O mérito ou demérito é seu.
A responsabilidade é sua.
O que você tem a fazer é buscar conhecimentos, ensinamentos, experiências, medir resultados e iluminar seus caminhos ; descobrir a harmonização da mente, do corpo, do coração e do espírito; estudar as suas potencialidades, aprofundar a sabedoria interior e ouvir quem pode te trazer subsídios para uma vida melhor.
É assim que você poderá ajudar-se a ser feliz e bem sucedido.
Mas com tudo isso você precisa de algo fundamental:
Você precisa querer ajuda e isto podemos dizer que há psicologia, psiquiatria, psicanálise, religião, grupo de aconselhamento e cursos = é ajudar a pessoa a se ajudar.
A palavra, o apoio, a compreensão, o carinho, a valorização, o respeito, o amor e os pais, são fortes componentes de autoajuda.
Lembre-se:
Em você está a fonte e a solução para tudo.
A palavra "se", muitas vezes, quer dizer escolhas.
E, em vários momentos das nossas vidas, nos deparamos com situações que nos levam a fazer uma opção e abrir mãos de outras.
Quando chegam estes momentos e temos que optar, precisamos lembrar que cada caminho escolhido oferecerá um destino diferente.
Por isso, se tomamos consciência da importância das nossas atitudes e de suas consequências, certamente seremos pessoas melhores.
E sendo pessoas melhores, poderemos obter mais de nós mesmos e oferecer mais às pessoas que estão à nossa volta.
Se tomamos consciência de que as coisas podem ser diferentes e que essa mudança depende de nós, se fizermos a nossa parte, não nos sentiremos sozinhos nesta constante busca pelo bem e pela vida.
Se tomamos consciência de que somos canais de cura e servimos apenas como ferramentas para que a "luz" possa se manifestar através de nossas atitudes, entramos em contato com a nossa essência ( que é boa por natureza ) e compartilhamos isso com outras pessoas.
Se queremos ter um futuro diferente do presente que estamos vivendo, precisamos percorrer caminhos diferentes dos caminhos já percorridos.
Se queremos colher bons frutos amanhã, precisamos escolher plantar boas sementes agora, mas não, queremos colher sem plantar e o pior, queremos colher agora, os famosos imediatistas.
Se queremos receber luz, precisamos superar momentos difíceis!
Se acreditamos que podemos fazer a diferença na vida das pessoas, temos que ter sempre uma palavra amiga para oferecer.
Se acreditamos em nossos sonhos, vamos à luta para que eles se tornem realidade.
Se acreditamos que tudo que acontece não é por acaso, buscamos aproveitar cada situação e tudo o que acontecer tornar-se- á motivo de lição de vida
Se deixamos o que não serve mais, damos lugar ao novo.
Se nos deixamos de nos importar com as ilusões do dia a dia, damos lugar aquilo que realmente importa.
Se, um dia, não permitirmos que a vida passe simplesmente, os nossos dias serão diferentes, cheios de mudanças e descobertas.
Para escolher estes caminhos que nos levam à auto transformação e evolução, precisamos pagar o preço, que, muitas vezes, parece caro demais!
Mas as recompensas são infinitamente maiores!
Vale a pena experimentar!
Hoje existem edifícios mais altos e estradas mais largas, porém temperamentos pequenos e pontos de vistas mais estreitos.
Gastamos mais, porém desfrutamos menos.
Temos casas maiores, porém famílias menores.
Temos mais compromissos, porém menos tempo.
Temos mais conhecimentos, e menos discernimento.
Temos mais remédios, porém menos saúde.
Multiplicamos os nossos bens, porém reduzimos os nossos valores humanos.
Falamos muito, amamos pouco e odiamos demais.
Chegamos à lua, porém temos problemas para atravessar a rua e conhecer nosso vizinho.
Conquistamos o espaço exterior, porém não o interior.
Temos dinheiro, porém menos moral.
É tempo de mais liberdade, porém de menos alegrias.
Temos mais comidas, porém menos vitaminas.
Dias que chegam dois salários em casa, porém aumentam os divórcios.
Dias de casas mais lindas, porém de lares desfeitos.
Por tudo isso, proponho de hoje e para sempre, você não deixar nada "para uma ocasião especial", porque cada dia que você viver será uma ocasião especial.
Procure Deus, conheça-O, leia mais, sente-se na varanda e admira a paisagem sem se importar com as tempestades.
Passe mais tempo com sua família e com seus amigos, coma a sua comida preferida, visite os lugares que ama.
A vida é uma sucessão de momentos para serem desfrutados, não foi feita apenas para sobreviver.
Use suas taças de cristal, não guarde seu melhor perfume, é bom usá-lo cada vez que sentir vontade.
As frases " um desses dias", "algum dia" elimine-as de seu vocabulário.
Escreva aquele e-mail que pensava escrever " um dia desses".
Digamos a nossos familiares e amigos o quanto os amamos.
Por isso não protele nada o que somaria à sua vida sorrisos e alegria.
Todos os momentos de nossas vidas, cada dia, hora, minuto são especiais e você não sabe se será o último, então, viva da melhor forma possível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ideias para Vida
SpiritualPara cada um de nós, há uma solução para todos os problemas. Porém, precisamos de forma enérgica procurar nos ajudar em todas as coisas. Este livro irá te ajudar de forma que, você o usará como um manual de instruções para o dia dia. Atenciosament...