A montanha Meallfuarvounie é visível ao longo de grande parte do Lago Ness, com comprimento de 37 quilômetros e seus 230 metros de profundidade. Há muito espaço para animais de qualquer tamanho se esconderem.
Antes do advento dos trajes de mergulho e submarinos, as profundezas das águas eram impossíveis de investigar. Até mesmo a superfície muitas vezes representava uma aventura perigosa. Ao longo da história, as águas foram sinônimo de perigo e mistério e, portanto, uma morada natural para os monstros.
Os monstros do lago podem ser vistos como um fenômeno psicológico e metafórico. Zoológica e alegoricamente, os monstros do lago são melhor categorizados como um subconjunto especial de monstros marinhos, um dos mais antigos e intrigantes arquétipos mitológicos. Toda cultura humana que teve contato com o mar o povoou de monstros. De um modo geral, a lógica parece ser a mesma do Loch Ness;
Os próprios monstros marinhos geralmente aparecem em mitos cosmológicos no contexto de um motivo conhecido como chaoskampf, ou a luta contra o caos. Em lendas como essas, um herói ou deus da cultura fundamental luta com um monstro – geralmente uma serpente, sempre enorme – e prevalece sobre ele, muitas vezes usando partes de seu corpo para construir o mundo mais tarde habitado por humanos. A batalha é uma metáfora para o processo de civilização do deserto; os humanos não sobrevivem confortavelmente no pântano turbulento e imprevisível da floresta virgem, mas devem lutar contra ele para estabelecer uma comunidade ordenada. Somente quando a natureza foi pelo menos parcialmente subjugada, os humanos podem viver vidas humanas normais e seguras.
O chaoskampf é encontrado em muitas culturas diferentes. Os babilônios escreveram sobre a batalha primordial entre o deus da cidade Marduk e a terrível serpente marinha Mumu-Tiamat. Na religião da antiga Babilônia, Tiamat é uma deusa primordial do mar, acasalando-se com Abzû, o deus das águas subterrâneas, para produzir deuses mais jovens. Ela é o símbolo do caos da criação primordial. A mesma deusa criadora, casamento sagrado entre diferentes águas, é a personificação monstruosa do caos primordial. Tiamat também é cognata de Tehom, profundezas, abismo do livro de Gênesis 1:2. Algumas fontes a identificam com imagens de uma serpente marinha ou dragão. A representação de Tiamat como um dragão de várias cabeças foi popularizada na década de 1970 como um acessório do RPG Dungeons & Dragons inspirado em fontes anteriores que associavam Tiamat a personagens mitológicos posteriores, como Lotan (Leviatã).
A versão japonesa envolve o deus Susanoo, que lutou contra o Yamata no Orochi de oito cabeças. Na antiga lenda judaica, como se encontra no livro de Jó, um dos livros mais antigos da Bíblia, Deus se gaba de seu poder sobre o terrível Leviatã; essa confiança recém-descoberta é uma expressão da natureza única do Deus judeu, que transcende a natureza ao invés de participar dela, porém o antecedente do Leviatã, o cananeu Lotan, não era tão subserviente, travando batalha épica com o deus da tempestade Ba'al Hadad. Mesmo os maoris da Nova Zelândia, certamente entre as pessoas menos propensas a encontrar mitos cosmológicos do Oriente Próximo nos tempos antigos, têm a história de um polvo gigante, Te Wheke-a-Muturangi, que deve ser conquistado pelo herói cultural Kupe.
Os monstros marinhos em todo o mundo estão relacionados à luta entre a humanidade e a natureza. Eles são, portanto, também representativos da morte, que é o triunfo final e inevitável da natureza sobre o homem. Essa relação é melhor representada no artístico conhecido como Boca do Inferno, no qual os pecadores entregues à condenação são mostrados caindo na boca de um monstro gigante, muitas vezes aquático, representando os portões do Inferno. Neste ponto, liga-se esta noção à ideia de monstros que crescem à medida que a água se aprofunda, bem como ao conceito de lago que não dá os seus mortos, e sugere que a boca aberta e aberta de o lago é uma espécie de Boca do Inferno por si só; as mandíbulas do monstro são o próprio lago. Mesmo a própria ideia do lago que não entrega seus mortos está intimamente ligada à conceituação do monstro da água como um arquétipo da pura implacabilidade da morte, que, no final, sempre recebe o que lhe é devido.
Mas o que torna os monstros do lago diferentes dos monstros marinhos em geral? Lagos são água (caos e morte) contidas por terra (ordem, civilização e vida), e assim seus monstros foram pelo menos parcialmente civilizados. Mitológica e alegoricamente, não estamos mais lidando com as forças desenfreadas e desencadeadas da natureza - até certo ponto. Os monstros do lago representam o fato de que os humanos podem controlar a natureza – uma façanha impressionante, da qual nenhum outro ser neste planeta é capaz – mas que só podemos fazê-lo até certo ponto, e apenas por pouco tempo. Da mesma forma que existem leões mansos e jacarés mansos que ocasionalmente comem seus supostos mestres no almoço, os monstros do lago são realmente apenas monstros marinhos mansos. Não é de surpreender que os lagos de monstros sejam tipicamente grandes, frios, escuros, tempestuosos e profundos; em suma, os monstros parecem preferir lagos que são mais parecidos com o oceano aberto. Essa é a representação do avistamento de George Spicer em 1933.
Uma teoria popular de passagens submarinas conectando as partes mais profundas de lagos díspares (aparentemente estradas de monstros) era praticamente onipresente nas tradições de monstros. A leitura do sonar de varredura lateral defeituosa de Loch Ness desencadeou uma teoria de que o monstro se esconde em cavernas sob as colinas atrás das margens do lago. Enquanto um lago é geralmente considerado como água cercada por terra, os monstros que vivem nele parecem ir e vir quando quiserem. Este é outro exemplo da metáfora de advertência servida por esses monstros; a natureza está sempre tentando se libertar, e muitas vezes é bem-sucedida em fazê-lo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Boleskine
SachbücherAs ruínas de uma casa e as ruínas em uma vida. A queda do peregrino, o final de um ciclo e a esperança de reconstrução. Um encontro com as profundezas no interior da Escócia.