Três quilômetros a leste de Foyers, 34 km ao sul de Inverness, no lado oposto do Lago Ness do Meallfuarmhonaidh, e a meio caminho entre as vilas de Foyers e Inverfarigaig, a Boleskine House (do gaélico escocês Taigh Both Fhleisginn) é uma mansão situada num terreno de quase 8 mil metros quadrados, com 40 metros de litoral no Lago Ness.
Acima de Boleskine há um lugar chamado Errogie, supostamente centro geográfico das Highlands escocesas e onde acredita-se que as almas, ou parte delas, nela terminam. Boleskine seria o solo consagrado mais próximo deste local. Para algumas pessoas é considerada uma espécie de santuário.
A casa é notável por ter sido o lar do autor e ocultista Aleister Crowley e do guitarrista e produtor da banda de rock Led Zeppelin, Jimmy Page. A área tem um histórico de acontecimentos estranhos muito antes de Aleister Crowley se mudar. A paróquia de Boleskine foi formada no século XIII. Uma igreja e um cemitério foram construídos na paróquia nessa época. Uma sucessão de ministros administrava a paróquia de Boleskine e viajava pela área a cavalo ou a pé em todas as condições climáticas. Dizem que o ministro Thomas Houston (1648–1705) tinha a tarefa de colocar rapidamente zumbis de volta em seus túmulos depois que um bruxo local tortuoso ressuscitou os mortos no cemitério de Boleskine. A Boleskine House foi construída no local da igreja, que, segundo a lenda, pegou fogo durante a congregação e matou todos lá dentro.
A casa foi construída na década de 1760 pelo Coronel Archibald Fraser como um pavilhão de caça. O coronel Archibald Fraser aparentemente escolheu o local especificamente para irritar Simon Fraser de Lovat em retribuição por seu apoio ao lado hanoveriano durante a revolta jacobita de 1745, já que as terras de Lord Lovat cercavam o local de Boleskine. O pavilhão de caça original foi expandido continuamente pela família Fraser até 1830. Todos os cômodos estavam situados em um único andar, com 4 quartos, uma cozinha, quarto de sótão para empregados (acima da cozinha), sala de estar, sala de estar e uma biblioteca. Há um túnel ligando a casa ao cemitério.
Aleister Crowley comprou a Boleskine House da família Fraser em 1899. A casa naquela época era conhecida como Mansão de Boleskine e Abertarff, em homenagem ao nome da paróquia local. Crowley acreditava que Boleskine seria o local ideal para se isolar e realizar uma série de operações conhecidas como a Magia Sagrada de Abramelin, o Mago, tiradas de um grimório chamado O Livro de Abramelin. De acordo com suas confissões escritas, para realizar as operações o primeiro essencial seria uma casa em uma situação mais ou menos isolada, com uma certa orientação e disposição de aposentos, portas e janelas. O propósito deste ritual é invocar o Anjo da Guarda. Requer pelo menos 6 meses de preparação, celibato e abstinência de álcool. Inclui a convocação de entidades para prendê-las e remover suas influências negativas. Mas enquanto estava no processo de realizar o longo ritual, ele foi chamado a Paris pelo líder da Ordem Golden Dawn. De acordo com a lenda, nunca baniu os demônios que havia convocado, levando a acontecimentos estranhos ocorrendo dentro e ao redor da Boleskine House. Ele deixou a propriedade em 1913, mudando-se para uma modesta casa de campo por algum tempo em Dennyloanhead, perto de Falkirk.
Após uma série de proprietários com histórias de vida no mínimo estranhas, em 1970, Jimmy Page adquiriu o imóvel, fascinado pelas ideias do guru e achando que seria uma boa atmosfera para escrever canções. Embora nunca tenha passado muito tempo em Boleskine, fez tudo o que pôde para devolver a casa à aparência que ela teria durante a posse de Crowley. Por exemplo, ele contratou um artista, Charles Pace, para pintar alguns murais nas paredes. Eles foram baseados nos murais da Abadia de Thelema, descobertos por Kenneth Anger em 1955.
Page logo passou pouco tempo em Boleskine, deixando-a em ruínas aos cuidados de um amigo, Malcolm Dent, cético do paranormal que ali conheceu sua esposa e criou sua família. A casa foi vendida em 1992, em péssimo estado, e convertida em um hotel. Depois, proprietários holandeses que permaneceram anônimos, converteram-na em uma casa de férias em 2009. Em dezembro de 2015, sofreu um grande incêndio, a ponto de ter se tornado improvável uma reconstrução. Em 2019, outro incêndio criminoso destruiu que restava. As ruínas foram colocadas à venda nesse ano e adquiridas por uma entidade, a Boleskine House Foundation, que iniciou a restauração da casa em sua forma original, com o objetivo de abri-la ao público para cursos, eventos e exposições.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Boleskine
Non-FictionAs ruínas de uma casa e as ruínas em uma vida. A queda do peregrino, o final de um ciclo e a esperança de reconstrução. Um encontro com as profundezas no interior da Escócia.