A terra das fadas

1 0 0
                                    

Doon Hill e Fairy Knowe, localizados nos arredores da pequena cidade de Aberfoyle, Escócia, são cercados por uma aura de mistério e lendas, profundamente entrelaçadas com o folclore das fadas e das forças sobrenaturais. Nesses locais o véu entre o mundo humano e o reino das fadas é extremamente tênue.

A lenda mais famosa associada a Doon Hill envolve o reverendo Robert Kirk, um clérigo do século XVII, que também era um estudioso das tradições e mitos locais. Kirk escreveu um livro que documenta suas pesquisas sobre o povo feérico, acreditando firmemente que esses seres existiam em uma dimensão paralela à dos humanos. Acreditava que Doon Hill era um dos portais para esse outro mundo, onde as fadas vivem invisíveis aos olhos comuns, mas que poderiam ser vistas por aqueles com o segundo olhar – uma habilidade mística de perceber o sobrenatural.

No entanto, a história de Robert Kirk toma um rumo sombrio. Reza a lenda que, após publicar suas descobertas, ele atraiu a ira das próprias fadas. Em 1692, enquanto caminhava sozinho pela colina de Doon Hill, o reverendo teria caído morto repentinamente, supostamente fulminado por um ataque cardíaco. Mas os habitantes locais acreditam que sua morte foi na verdade o resultado de uma vingança das fadas, que o teriam levado para seu reino como punição por revelar seus segredos. Dizem que seu corpo físico foi deixado para trás, mas sua alma ainda está presa entre os dois mundos, incapaz de descansar. Essa história deu origem a uma tradição de pedidos e oferendas na colina. Alguns alertam que mexer com as forças das fadas pode ser perigoso, e que se deve respeitar o lugar, pois as fadas, segundo a tradição, são caprichosas e imprevisíveis.  Algumas lendas contam que aqueles que ousaram passar a noite na colina foram levados pelas fadas e nunca mais vistos. Outros relatos falam de pessoas que, após terem caminhado pelas colinas, retornaram em estado de confusão, alegando ter perdido horas ou até dias sem lembrança de onde estiveram, sugerindo que foram temporariamente capturadas pelo tempo distorcido no reino das fadas. A hesitação da população local em desafiar esses locais é forte, uma vez que as fadas na tradição escocesa não são sempre as criaturas benévolas e delicadas da imaginação popular. Elas são frequentemente descritas como seres ambíguos, poderosos e imprevisíveis, que podem abençoar ou amaldiçoar, dependendo de como são tratadas. Para alguns, perturbar a paz desses lugares sagrados ou tentar explorar seus mistérios pode atrair má sorte, doenças ou até mesmo a ira direta das fadas.

Sob a benção dos monstros e sob a ira das fadas, a viagem termina aqui.

BoleskineOnde histórias criam vida. Descubra agora