Perto de Errogie há uma montanha chamada Ben Wylvis. Uma das imponentes das Terras Altas, está envolvida em várias lendas e histórias fascinantes. Embora não seja tão conhecida, Ben Wyvis ainda possui seu próprio conjunto de mitos e tradições.
Um dos mitos mais conhecidos é o da existência de um monstro nas águas de Loch Droma, um lago próximo a Ben Wyvis. Alguns moradores e visitantes relatam ter visto uma grande criatura nas águas escuras do lago, semelhante ao famoso monstro do Loch Ness. Embora não haja evidências substanciais para apoiar essas alegações, a ideia de um monstro em Loch Droma alimenta a crença de que há algo sobrenatural escondido nas profundezas da região ao redor de Ben Wyvis.
Outra lenda fascinante é a do guerreiro fantasma que assombra as encostas de Ben Wyvis. Segundo a tradição, um antigo guerreiro das Terras Altas, que morreu durante uma batalha importante, foi enterrado nas montanhas e seu espírito ainda vaga pela área. Acredita-se que ele aparece em noites de tempestade, e sua presença é marcada por sons de tambores e gritos distantes. Os locais acreditam que ele está procurando por seu antigo clã, incapaz de descansar em paz até que seu povo seja encontrado.
Ben Wyvis também é associado a lendas de tesouros escondidos. Diz-se que, durante os tempos de guerra, um grupo de clãs escoceses escondeu uma grande quantidade de ouro e joias nas montanhas ao redor de Ben Wyvis para protegê-los de invasores. Ao longo dos anos, muitos tentaram encontrar esse tesouro perdido, mas até hoje ninguém conseguiu descobrir o local exato onde o ouro foi enterrado. As histórias sobre o tesouro são muitas vezes acompanhadas de advertências sobre a maldição que protege o ouro, afligindo aqueles que ousam procurar por ele.
Há também uma lenda sobre uma feiticeira que viveu nas encostas de Ben Wyvis. Segundo a história, ela era uma mulher com habilidades mágicas que usava seus poderes para proteger a região de invasores e perigos. No entanto, quando foi traída por aqueles que deveriam protegê-la, ela lançou uma poderosa maldição sobre a montanha antes de desaparecer. Acredita-se que sua presença ainda possa ser sentida nas áreas mais remotas da montanha, e alguns relatam ter visto uma figura misteriosa ou ouvido murmúrios em suas trilhas.
Um mito curioso é o das pedras cantantes. Algumas pessoas afirmam que, em certos momentos, especialmente ao amanhecer ou ao entardecer, as pedras nas encostas da montanha emitem sons suaves e melódicos. Esses sons, que são interpretados como uma forma de música antiga ou canto espiritual, são considerados por muitos como um sinal de que a montanha está viva e que tem uma conexão profunda com o passado místico da região.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Boleskine
No FicciónAs ruínas de uma casa e as ruínas em uma vida. A queda do peregrino, o final de um ciclo e a esperança de reconstrução. Um encontro com as profundezas no interior da Escócia.