Diversos rituais se iniciam voltando-se para o Leste. No islamismo, a palavra árabe Qiblah, ou Kiblah, refere-se ao santuário mais sagrado do islamismo. No centro do pátio da Grande Mesquita de Meca, há um edifício de pedra chamado Ka'abah (cubo) ou Bayt-Ullah (Casa de Deus). A Ka'abah original, ou Kaaba, é considerada como tendo sido construída por Ibrahim (Abraão); e Ismail (Ismael), seu filho e o lendário fundador da raça árabe, está supostamente enterrado nas proximidades. Construído no exterior do canto oriental da Kaaba está o Hajar al-Aswad, a Pedra Negra. Diz-se que a Pedra Negra foi dada a Abraão pelo Arcanjo Gabriel.
Esta não é a única Pedra Negra a ocorrer na história das religiões. Em 218 aC, o Imperador Romano Elagabalus, que tinha sido um sacerdote do local na cidade síria de Emesa (Homs), estabeleceu o culto do Sol Invictus em Roma. Esta divindade era adorada na forma de uma pedra meteórica, cônica e negra, e foi cerimonialmente casada por Elagabalus com uma imagem da Deusa da Lua Astarte. Os devotos de Cybele também reverenciavam uma pedra meteórica negra.
O termo Qiblah denota não apenas a localização física da Caaba, mas também, e mais importante, a direção para a qual um muçulmano vira o rosto para orar de onde quer que esteja na face da Terra. Todas as mesquitas estão alinhadas com a Kiblah, que é indicada dentro de cada mesquita por um nicho vazio, chamado mihrab. A palavra Qiblah é derivada da raiz árabe Qabala, que significa ser oposto. A Kiblah, então, representa o ponto focal da corrente mágica de um culto ou sistema religioso, o reservatório de energia mágica que pode ser extraído por todos que se dedicam aos seus Mistérios. A maioria dos sistemas religiosos inclui um conceito semelhante. O cristianismo e o judaísmo têm sua Jerusalém ou Monte Sinai, os samaritanos têm seu Monte Gerizim, o hinduísmo tem seu Monte Meru ou Monte Kailasa, os gregos tinham seu Monte Olimpo ou o Ômfalo em Delfos.
Na Grécia Antiga, o Ônfalo em Delfos era uma pedra colocada sobre o local do sepultamento da sagrada Píton, morta por Apolo. O Oráculo de Delfos, enquanto estava sentado no Tripé, mantinha contato físico constante com o Ônfalo segurando em sua mão uma ponta de um fio sagrado, a outra ponta do qual estava presa ao Ônfalo. Isso a conectava com as energias arcaicas da Píton, que eram essenciais para a transmissão adequada do Oráculo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Boleskine
Non-FictionAs ruínas de uma casa e as ruínas em uma vida. A queda do peregrino, o final de um ciclo e a esperança de reconstrução. Um encontro com as profundezas no interior da Escócia.