Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido, localizada nas Terras Altas da Escócia, é cercada por uma rica tapeçaria de mitos, lendas e histórias de fantasmas. Sua imponência e a paisagem selvagem ao redor não apenas atraem alpinistas e aventureiros, mas também inspiram uma série de narrativas sobrenaturais que refletem o mistério e o fascínio deste lugar antigo.
Uma das lendas mais conhecidas em torno de Ben Nevis é a história de Am Fear Liath Mòr, também conhecido como o Grande Homem Cinzento. Essa criatura misteriosa é descrita como uma figura fantasmagórica, de forma humana, mas gigantesca, coberta por uma névoa densa e de cor cinza. Ele é frequentemente associado às partes mais altas e isoladas de Ben Nevis. Alpinistas e caminhantes que relatam encontros com essa entidade descrevem uma sensação de opressão, um medo inexplicável ou até a sensação de serem observados por algo invisível. Alguns acreditam que o Grande Homem Cinzento é um espírito guardião da montanha, enquanto outros o consideram um aviso para aqueles que ousam desafiar o pico em condições climáticas perigosas. Esse mito é muitas vezes comparado com lendas de outras criaturas de montanha, como o Yeti dos Himalaias.
Outro mito que circula na região é o de fantasmas de alpinistas que teriam perecido ao tentar escalar Ben Nevis. A montanha, com sua neblina traiçoeira e condições climáticas imprevisíveis, já foi palco de inúmeras tragédias ao longo dos séculos. Alguns visitantes afirmam ter visto figuras espectrais vagando pelos caminhos da montanha, ou ouvido vozes que parecem ecoar pelas encostas, supostamente dos espíritos dos que perderam suas vidas ali. Essas aparições costumam ocorrer nas noites mais escuras ou em momentos de densa neblina, quando o terreno rochoso da montanha parece se fundir com o sobrenatural.
Entre as histórias mais antigas está a lenda de que Ben Nevis é o lar de fadas e entidades feéricas. Em várias tradições celtas, as montanhas eram vistas como portais para o mundo espiritual, e Ben Nevis, com seu aspecto imponente, não é exceção. Antigamente, acreditava-se que as fadas habitavam as partes mais remotas da montanha, e os pastores das terras baixas evitavam subir muito alto, com medo de serem levados pelas fadas ou amaldiçoados ao entrar em seus domínios. Essa crença de que as montanhas são um limiar entre o mundo dos vivos e o mundo espiritual é profundamente enraizada nas antigas tradições gaélicas.
Há também relatos de uma caverna mística localizada em algum lugar no cume de Ben Nevis, que seria um refúgio para magos e alquimistas antigos. A lenda conta que aqueles que encontrarem essa caverna secreta terão acesso a um vasto conhecimento esotérico e a poderes sobrenaturais. No entanto, assim como a própria montanha pode ser perigosa para os não preparados, essa caverna mítica também traria desgraça para aqueles que tentam manipular seus segredos sem sabedoria ou respeito.
Outro aspecto sobrenatural de Ben Nevis está relacionado à Cailleach, uma antiga deusa celta associada à criação da paisagem montanhosa escocesa. Segundo a lenda, a Cailleach é uma velha gigante e poderosa que moldou montanhas e vales, e é frequentemente descrita como a personificação do inverno. Ben Nevis seria um de seus domínios, e há quem acredite que, quando a tempestade se aproxima e as neves caem sobre o cume, é a própria Cailleach manifestando sua presença e seu controle sobre a montanha.
Por fim, há histórias de luzes estranhas que aparecem no céu ao redor de Ben Nevis. Essas luzes, que piscam e se movem de maneira errática, têm sido relatadas por caminhantes e moradores locais ao longo dos anos. Embora alguns tentem explicá-las como fenômenos naturais, como relâmpagos ou reflexos atmosféricos, muitos acreditam que são manifestações sobrenaturais ou sinais de algo mais misterioso nas profundezas da montanha.
Com seu tamanho imponente e história antiga, seus penhascos, vales e neblina persistente tornam-no o cenário ideal para mitos, lendas e histórias de fantasmas. Seja a sombra do Grande Homem Cinzento, os espíritos dos alpinistas perdidos ou as luzes misteriosas no céu, Ben Nevis permanece um dos locais mais assombrosos e lendários da Escócia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Boleskine
Non-FictionAs ruínas de uma casa e as ruínas em uma vida. A queda do peregrino, o final de um ciclo e a esperança de reconstrução. Um encontro com as profundezas no interior da Escócia.