19

2 1 0
                                    

Em uma dúzia de dias, a comitiva ultrapassou a fronteira e entraram na Ligúria. Em menos de uma semana, estariam colocando os seus pés em Modena. 


Contudo, no décimo terceiro dia, Joabe, Tales e Célio saíram do acampamento pela manhã. Crasso achou estranho isso. Mas não ligou, porque tinha problemas maiores para cuidar. Os venezianos começaram a discutir com os gracianos pelo acampamento e junto com Délio, Crasso tinha que apartar as discussões. 

Enquanto isso, Joabe e seus dois comparsas iam até Santo Stefano d’Aveto, no Monte Maggiorasca, em busca do tesouro da harpia. 

O sábio convenceu o nobre a acompanhá-lo, desde que este pudesse levar um terceiro. A contragosto, Tales permitiu e Joabe chamou a Célio. 

Após horas de caminhada exaustiva, o trio chegou às proximidades da elevação. 

-Que horas são? - perguntou Celio. 

-12:00 horas - respondeu Tales.

-Andamos por cinco horas pra chegar ao sopé do monte? 

-Pare de se lamentar. - retrucou Joabe - Vamos escalar! 

Antes que alguém pudesse dizer qualquer coisa, uma quimera enorme sobrevoou, e ao vê-los, lançou fogo pelas narinas. Joabe empurrou os dois para o lado, e o por um segundo não foram atingidos pelas chamas. 

-De onde veio essa coisa?-indagou Célio. 

-Deve ser a guardiã do tesouro - sugeriu o sábio. 

A fera lançou novamente brasas pelo nariz, e desta vez, os três correram para o Monte Maggiorasca. Tales puxou de seu bolso um tapete, e murmurando palavras incompreensíveis, o objeto flutuou. O trio sentou no tapete, que voou em altíssima velocidade em direção ao topo. Joabe pegou uma pedra brilhante, e a soltou. Ela então começou a ser atraída até um buraco. 

-Sigam aquela magnetita! - gritou Joabe. 

Planando rápido, chegaram até o buraco, onde ficaram vislumbrados com a quantidade de barras de ouro, moedas de prata e utensílios de bronze. 

-Achamos o que tanto aquela mulher-ave escondia- exclamou Célio. 

-Eu e Joabe cuidaremos do monstro. - afirmou Tales - Pegue isso e armazene tudo aí - o sábio deu uma bola de cristal. 

Quando a quimera veio perto deles, o Graccio pegou duas correntes e jogando-as, amarrou o animal feroz. Tales pulou e pegou de seu bolso um objeto pequeno, que cresceu de tamanho e virou um escudo com a cabe;a de uma mulher. 

-Vocês dois, não olhem - avisou o sábio. 

Num piscar de olhos, a quimera virou uma estátua rochosa. 

-O que tem de mágico nesse escudo? - Célio estava amedrontado, e escondeu a bola de cristal em um bolso seu. 

-A cabeça de mulher é o rosto de Medusa - explicou Joabe - Já guardou o tesouro?

-Sim. 

-Então vamos voltar. 


























As Águias Gêmeas (Fantasia-Histórica)Onde histórias criam vida. Descubra agora