20

2 1 0
                                    

Às onze horas da manhã, Crasso deitou-se em sua cama improvisada. Estava cansado de apartar as brigas entre os venezianos comandados por ele mesmo, e os subordinados do Graccio. Deduziu que Joabe o havia sacaneado lhe dando um ofício tão difícil. 


No começo, eram briguinhas bestas, pois, no café da manhã, os soldados gracianos reclamaram que os de Veneza estavam pegando mais comida do que deviam. Contudo, os venezianos também maldiziam os outros porque eles comiam como animais. 

-Vocês roubam nossa comida e querem falar de como comemos? - gritou um guerreiro para um dos militares do duque Foscari. 

-Somos mais educados que vós pelo menos - retrucou. 

-Ladrão! - exclamou um colega do que gritou. - Gente da tua laia devia estar na prisão!

Crasso e Délio apareceram bem na hora e com palavras brandas, os acalmaram. 

Contudo, o fogo já tinha sido jogado na gasolina. Todos que estavam ali iniciaram discussões e brigas, e a confusão se instaurou. 

Somente pelas dez e meia tudo foi resolvido e os apartadores puderam voltar para seus aposentos. 

-Achei que ia ser desmembrado por seus homens - brincou Délio.

-Eles são cães que ladram, mas não mordem - falou o comandante ducal. 

-Cuidado então. Nós somos como cobras, sibilamos como aviso, mas atacamos rapidamente quando quisemos. 

-Meus soldados são intimidadores, como podes ver - riu Crasso, e Délio abriu um sorrisinho tímido. 

Na tenda de Crasso, ele mal fechou os olhos, apagou e começou a sonhar com suas desventuras e acontecimentos de sua vida. 

Nascido em 1395, nas proximidades de Siena (Toscana). Era filho de uma dona de casa e um aprendiz de uma guilda de carpinteiros. Ambos eram admiradores do Império Romano, e deram um nome nobre para o recém-nascido: Júlio Crasso Augusto. Era o primeiro de 6 filhos. Logo criança, com uns 7 anos, começou a trabalhar com o pai na oficina dele, junto de seu irmão que tinha 5 anos. Naquela época, o pai já tinha subido na hierarquia da guilda graças a sua habilidade e maturidade. 

-Se quiser ser feliz filho, tenha uma família e um trabalho que te faça alegre - sempre dizia o velho. 

Contudo, Júlio não concordava com aquela ideia besta. Ele via que seu pai só faltava morrer de tanto trabalhar, e sua mãe vivia cansada e estressada de cuidar dos sete. 

-Um dia, vou sair daqui. Não terei família, e vou trabalhar com algo que me dê fortuna. Não me importa se eu tiver que levar desaforo calado - murmurava para si mesmo. 

Aos 14 anos, com a desculpa de que queria se alistar no exército toscano,  Júlio Crasso foi para Florença(Toscana). Lá, virou amigo de um ladrão de meia-tigela e passava o dia todo vagabundeando. Quando anoitecia, fazia uns bicos em vendas. Não parava em nenhum emprego, sempre ficava por uns 8 ou 10 meses, e depois era demitido. 

Foi numa dessas que entrou para a guilda de artesanato como um faxineiro qualquer, em 1415. Foi ali que conheceu um de seus melhores amigos.

Tommaso di Ser Giovanni di Simone era seu nome de batismo, mas todos o chamavam de Masaccio. Conhecido pelos cidadãos por sua maneira de pintar totalmente diferente, esse artista tornou-se amigo, confidente e acompanhante de Crasso em quase todas as suas andanças por Florença. 

Um dia, Tommaso estava pintando um afresco na igreja Santa Maria del Carmine, e o andante resolveu dar uma passada para ver como ia a produção. 

Ao visualizar o trabalho de seu confidente, ficou maravilhado com os traços de seu amigo e de Masolino, que também pintava ali . Os dois eram incríveis, e com certeza, aquele afresco era o mais lindo que Crasso já havia contemplado. 

-O que achou, amigo? - perguntou o pintor. 

-Masaccio, está lindo - elogiou Júlio. 

-O nome é O Pagamento do Tributo. 

-Ei, aquele cara ali… parece comigo! - afirmou Crasso ao se deparar com um homem loiro na pintura.

Masaccio riu: - E minha singela homenagem a você. 

Infelizmente, o artista toscano morreu em 1428, o que abalou emocionalmente Júlio Crasso. Foi demitido da guilda por brigar bastante com os artesãos, e foi para Veneza com um amigo agiota. Nessa cidade, entrou para a guarda do duque, ascendendo rapidamente na hierarquia militar.

As Águias Gêmeas (Fantasia-Histórica)Onde histórias criam vida. Descubra agora