22

2 1 0
                                    

Modena ficou visível a companha faltando duas horas para a hora do almoço, o que animou os soldados. Mas Adriano foi logo avisando

-Prestem atenção! Ainda não chegamos a cidade!

Na entrada da cidade, foram recebidos por um contingente de nobres. Provavelmente, deviam ter relação com o clã Visconti, cujas terras estavam próximas.

-Espero que eles nos recepcionem igual ou melhor que os venezianos - falou Adriano.

-Conhecendo os Visconti, tem algo de errado aqui - retrucou Joabe.

-Como assim? É claro que eles vieram nos dar as boas-vindas. O que mais fariam?

-Talvez... - Joabe deixou a frase incompleta.

Vindo mais alguns metros, os integrantes da comitiva ficaram assustados quando os recepcionistas de Modena apontaram suas espadas e lanças para eles.

-Eu avisei - resmungou Joabe.

Um dos mais idosos dali, que parecia também ser um bêbado, se aproximou dos 5 comandantes da companhia e sorriu malicioso.

-Sejam bem vindos a Modena. Iremos levá-los ao calabouço daqui.

-Por que? - indagou Célio.

-Porque vocês são amigos do doge de Veneza.

Todos se entreolharam, confusos com aquela explicação superficial. Mas acontece que a situação não era tão complicada.

Aconteceu que, o Ducado de Milão e Veneza entraram em guerra em 1425 e, apesar dos conflitos terem terminado no ano de 1427, ambas as regiões ainda tinham uma rixa. Os governantes de Milão, os Visconti, cientes do encontro do Graccio com Francesco de Veneza, resolveram se adiantar e enviaram tropas para Modena (que estava fora dos limites geográficos do ducado ) com o intuito de barrar sua passagem. Provavelmente, deviam ter medo de que Joabe tivesse uma carta na manga dada em segredo pelo doge veneziano.

Joabe, claro, pensou naquela possibilidade. E sabia perfeitamente como agir naquele momento.

As Águias Gêmeas (Fantasia-Histórica)Onde histórias criam vida. Descubra agora