Josué entrou no quarto, e por alguns segundos, não conseguiu entrar. Um odor forte infestava o aposento. Era uma mistura de urina com comida podre e gases. Mesmo assim, aproximou-se de seu pai, que estava deitado em sua cama, com os olhos semiabertos.
-Filho, - balbuciou - é você?
-Sim, pai.
-Quero lhe dizer umas coisas, pois sinto que é chegada a hora.
Josué sentiu lágrimas preencherem os olhos.
-O que é? Vai me dizer que está emocionado?
-Um pouco.
-É bom saber que pelo menos você sentirá minha falta.
-Todos sentiremos.
-Não, muitos celebrarão minha morte. Mas enfim, não foi para me lamentar que te chamei aqui. O que tenho a lhe dizer são conselhos, e espero que aceite.
Josué meneou a cabeça. Sempre deu atenção aos conselhos dos mais velhos.
-Desde Jair, há uma maldição que a cada geração, surgirá um infortúnio dentro da Casa Graccio. Durante minha vida, eu temi esta maldição e evitei e preveni todos ao meu redor dela. E o que peço que tu faças tudo que eu não pude cumprir. Acho que dentre todos os condes, eu fui o pior. Não fiz tanto pelo meu povo e nem pela família. Sou assombrado pela covardia que tive diante dos imbecis de Falcoburgo quando eles se revoltaram anos atrás. Em vez de lutar pelo que era meu, tive medo de ser vítima da maldição e preferi oferecer terras e manchar o orgulho.
Naquele momento, o visconde viu o que, durante décadas, seu pai escondia. Por baixo daquele casca de orgulho que protegia superficialmente Timóteo, havia uma massa de frustrações e medos.
-Também quero que você se esforce para manter a família unida. Otávio ficará de luto profundo, pois sei que ele realmente me ama. Crescemos juntos e assim como eu, ele nutre um respeito e carinho por mim. Não posso dizer o mesmo de Helena e Jéssica. Briguei muito com minha esposa por causa de Joabe e não tive tempo de pedir perdão. Já Jéssica... bem,não há muito o que falar. É de conhecimento público minha relação nada amigável com ela. Trate-as bem. Elas merecem afeto e atenção que eu dei de maneira fria a ambas.
Timóteo tossiu, e continuou:
-Cuide desse povo de maneira atenciosa. Não dei a devida atenção que eles mereciam, e quando houve aquela revolta no leste, dei a impressão de que era um nobre temeroso, e perdi o respeito que detinha. Tenha ações que demonstrem sua força, mas tome decisões com piedade ao mesmo tempo. É difícil equilibrar essas duas características, mas com o tempo, conseguirá. E não menos importante, quero que prometa pelo Rio Estige, que fará exatamente o que eu pedi agora.
Sem saber da gravidade daquela promessa, Josué afirmou:
-Prometo pelo Rio Estige que, o que pedir agora, seja o que for, eu cumprirei.
Um trovão ribombou acima do castelo, e o visconde sentiu algo queimar suas entranhas. Colocou a mão no peito e sentiu uma dor cardíaca. Abriu sua camisa de botões, e deparou-se com uma tatuagem de um ser misto com cabeça de crocodilo, corpo de hipopótamo e patas de leão.
-Essa é Ammit, e caso não cumpra a promessa, ela devorará seu coração - explicou o pai.
-Mas por quê? - o jovem perguntou.
-Porque jurastes pelo Estige, e a agora, não pode descumprir a promessa.
-Mas o Estige é conhecido pelo mergulho da invulnerabilidade! Como que agora, graças a ele, eu me torno vulnerável à morte?
-O Universo é assim. Um rio que leva a sua alma à morte, e ao mesmo tempo, pode tornar teu corpo imortal.
-Diga logo então, o que devo fazer.
-A partir de agora, uma de suas obrigações e afastar Jéssica do Condado. Assim como eu fiz com Joabe, eu desejava fazer com ela. Vejo que minha filha se tornou uma moça independente e inteligente, portanto, uma inimiga sua. Ela pode te causar problemas num futuro próximo. Para evitar isso, você deve afastá-la. Arranje um casamento entre ela e alguém, a envie a um convento... não sei. E, se caso não conseguir fazer isto, terás que matá-la.
Josué pensou naquele ordem como se fosse um mandato de assassinato. "Como posso fazer tal loucura contra minha irmã?! Ela me disse uma vez que preferia se tornar uma plebeia a casar-se... e agora terei que lhe submeter a isso" pensou, mas sentiu algo queimando no peito, e percebeu que era tatuagem.
-Acho que agora posso partir em paz. Me arrependo de muitas coisas, e irei para o caixão com esses arrependimentos. Entretanto, coloco minha esperança em você, querido filho... ou melhor, Conde Graccio - Ele pegou um copo com água e bebeu.
Em seguida, olhou uma última vez para Josué, e fechou os olhos aos poucos.
-Pai, está se sentindo bem?
Um silêncio dominou o quarto, e somente naquele momento Josué se deu conta que o conde nem respirava.
O novo conde ficou de pé, e desesperado, tentou reanimar Timoteo, que não reagia. Chorando e gritando, Josué colocou sua cabeça no peito do falecido, sentindo uma dor enorme em seu coração.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As Águias Gêmeas (Fantasia-Histórica)
Fiksi Sejarah[Primeiro livro da "Antologia os Graccios da Europa" (AGE)] No século XV, a Guerra dos 100 Anos entre a Inglaterra e a França chega a seu nonagésimo segundo ano, e desta vez, a França precisa lidar com a guerra interna entre os Borguinhões e os Arma...