14

4 1 0
                                    

O palácio foi fechado. Ninguém saía e só entrava quem Josué deixava. Corriam boatos pelo condado, e eram tantos que ficava difícil discernir o que era verdade e o que era anedota.

Por isso, Ainez e Isaia se sentiram privilegiados por terem tido a permissão de adentrar a morada dos Graccios.

Foram recebidos por um pajem do primogênito do conde:

-Josué os espera.

Passando pelos corredores e cômodos do castelo, os dois cavaleiros perceberam o clima pesado que emanava. Seja pela morte de Timóteo está iminente, ou pelo perigo próximo, a ansiedade e o nervosismo tomavam conta de todos os palacianos.

Finalmente, encontraram Josué numa sacada. Com os braços atrás das costas e admirando o horizonte, o visconde não percebeu a presença de ambos. Após um minuto, virou-se e levou um susto.

-Meu Deus! - exclamou - Vocês me assustaram.

-Perdão, senhor - disse Ainez.

-Bem, os chamei aqui com um objetivo secreto. Não contei a ninguém sobre a vinda de vós. Isaia, feche a porta.

O escudeiro obedeceu, e quando as portas foram trancadas, por cuidado, Josué sussurrou:

-Eu acho que descobri quem envenenou o conde, mas ainda não tenho certeza. As coisas aqui no castelo andam tensas. Não se pode confiar nem em sua própria sombra. Mas isso não tem nada haver. Então, ordeno a vocês que sigam os passos de Jéssica.

-Desculpe, senhor, - interrompeu Ainez - no entanto, o senhor acha que quem cometeu tal crime foi sua própria irmã?

O escudeiro esbugalhou os olhos, surpreso. Após dar um suspiro profundo, o visconde moveu a cabeça, confirmando.

-De qualquer forma, - Isaia tomou a palavra, sendo otimista - nós iremos obedecer. Como o mesmo disse, é uma suspeita.

-Exato. - declarou Josué - Amanhã, retornem. Estará tudo preparado para o início disso.

Refletindo no que o nobre havia dito, Ainez e seu escudeiro saíram dali com as cabeças nas nuvens. Em certo momento, Jéssica veio falar com eles, sorridente como sempre.

-Boa tarde, sr. Ainez e sr. Isaia. O que fazem por aqui?

-Josué pediu uma audiência conosco para saber como estão indo as coisas no resgate às vítimas das enchentes - mentiu o escudeiro.

-Entendi. Espero que esteja tudo bem. Me perdoem, mas tenho que ir - a dama saiu apressada.

Ainez declarou: - Ela é inocente, e temos que provar isso. Afinal, ela é uma boa moça.

Isaia ignorou. Era da personalidade de Ainez apoiar as mulheres apenas por ser um mulherengo. O que não conseguia deixar de lado era o motivo do visconde desconfiar de sua própria parentela. Qual seria a razão de tal suspeita?







Pajem: criado que acompanhava um príncipe, um nobre ou um senhor, em guerras ou viagens. 

As Águias Gêmeas (Fantasia-Histórica)Onde histórias criam vida. Descubra agora