HÁ VIDA INTELIGENTE NA TERRA?

280 4 0
                                    

Eles viajam durante longo tempo e nada encontraram. Porfim, discerniram uma luzinha, que era da Terra... Mas não tinham a menor razão para suspeitar que nós enossos companheiros cidadãos deste globo temos a honra de existir.VOLTARIE, MICRÔMEGAS, UMA HISTÓRIAFILOSÓFICA (1752).


Há lugares, dentro e ao redor de nossas grandes cidades, onde o mundonatural quase desapareceu. É possível avistar ruas e calçadas, carros, garagens deestacionamento, cartazes de propaganda, monumentos de vidro e aço, mas nenhumaárvore, nenhuma folha de grama e nenhum animal - sem falar, é claro, em sereshumanos. Há muitos seres humanos. Só olhando bem para cima ao longo dosdesfiladeiros dos arranha-céus é que se pode divisar uma estrela ou um pedaço de azul,que nos lembram o que havia muitos antes de os seres humanos passarem a existir. Masas luzes brilhantes das grandes cidades empalidecem as estrelas, e até aquele pedaçode azul às vezes desaparece, tingido de marrom pela tecnologia industrial.

Indo trabalhar todos os dias num lugar desses, não difícil ficarmosimpressionados conosco mesmos! Como transformamos a Terra para nosso proveito econveniência! Algumas centenas de milhas acima ou abaixo, porém, não há sereshumanos. Á parte uma película fina de vida na superfície da Terra, uma rara sondaespacial intrépida e alguma estática de rádio, o nosso impacto sobre o Universo é nulo.Ele nos desconhece.

Você é um explorador alienígena entrando no Sistema Solar depois de umalonga viagem pela escuridão do espaço interestelar. Você examina de longe os planetasdessa estrela trivial - um bom número, alguns cinzentos, alguns azuis, algunsvermelhos, outros amarelos. Você está interessado em saber que tipo de mundos elessão, se seus ambientes se há neles vida e inteligência. Você não tem conhecimentoprévio da Terra. Acabou de descobrir a sua existência.

Vamos imaginar que exista uma ética galáctica: olhe, mas não toque. Vocêpode voar por esses mundos, pode girar ao redor deles, mas está rigorosamente proibidode pousar. Sob tais restrições, conseguiria descobrir com é o ambiente da Terra e sealguém nela vive?

À medida que se aproxima, sua primeira impressão de toda a Terra são nuvensbrancas, calotas polares brancas, continentes marrons e uma substância azulada quecobre dois terços da superfície. Quando você tira a temperatura desse mundo a partir daradiação infravermelha que ele emite, descobre que a maioria das latitudes está acimado ponto de congelamento da água, enquanto as calotas polares estão abaixo desseponto. A água é um material muito abundante no Universo; calotas polares feitas deágua sólida seriam uma hipótese razoável, assim como nuvens de água sólida e líquida.

Você também poderia ficar tentando pela idéia de que a substância azulrepresenta enormes quantidades - quilômetros de profundidade - de água líquida. Asugestão é bizarra, no entanto, pelo menos no que diz respeito a este Sistema Solar,porque oceanos de água líquida na superfície não existem em nenhum outro lugar. Masquando você procura no espaço visível e infravermelho próximo sinais reveladores decomposição química, vai descobrir gelo nas calotas polares e vapor de água no ar emquantidade suficiente para explicar nuvens; essa é também a quantidade exata que aevaporação provocaria se os oceanos fossem realmente constituídos de água líquida. Ahipótese bizarra é confirmada.

Os espectrômetros revelam ainda que o ar nesse mundo é um quinto deoxigênio. Nenhum outro planeta no Sistema Solar tem tanto oxigênio assim. De ondevem toda essa quantidade? A intensa luz ultravioleta do Sol decompõe a água, emoxigênio e hidrogênio, o gás mais leve, que rapidamente escapa para o espaço. Essa écertamente uma fonte de oxigênio, mas não explica muito bem tanto oxigênio.

Outra possibilidade é que a luz visível comum, que o Sol emite em enormesquantidades, seria usada na Terra para decompor a água, exceto que não se conhecenenhuma forma de realizar essa decomposição sem a vida. Teria de haver plantas -formas de vida, coloridas por um pigmento que absorve fortemente a luz visível, quesabem como dividir uma molécula de água guardando a energia de dois fótons de luz,que retém o H e excreta o O, e que usa o hidrogênio assim liberado para sintetizarmoléculas orgânicas. As plantas teriam que estar espalhadas sobre uma grande parte doplaneta. Tudo isso é pedir demais. Se você é bom cientista cético, a existência de tantooxigênio não seria prova de vida. Mas certamente despertaria suspeitas.

Pálido Ponto Azul-Carl SaganOnde histórias criam vida. Descubra agora