A meio caminho entre Tera e Terasia, labaredasirrompem do mar e continuaram a queimar durante quatro dias, fazendo todo o mar ferver e arder em chamas, e as flamas moldaram um ilha que foi erguida aos poucos como se por alavancas...Depois que a erupção cessou, os habitantes de Rodes,então no período de sua supremacia marítima, foram os primeiros que se aventuraram a visitar o local,tendo erigido sobre a ilha um templo.STRABO, GEOGRAFIA (CERCA DE 7 a. C.)
Sobre toda a Terra, pode-se encontrar um tipo de montanha com umacaracterística surpreendente e inusitada. Qualquer criança é capaz de reconhecê-la: otopo parece cortado ou atorado. Subindo até o cimo ou voando sobre ele, descobre-seque a montanha tem um buraco ou cratera no seu pico. Em algumas montanhas dessetipo, as crateras são pequenas; em outras, são quase tão grandes quanto a própriamontanha. De vez em quando, as crateras estão cheias de água. Às vezes, de um líquidomais espantoso: você se aproxima da beirada na ponta dos pés e vê imensos lagosbrilhantes de um líquido amarelo-vermelho e fontes de labaredas. Esses buracos nostopos das montanhas são chamados caldeiras, com referência à palavra "caldeirão", e asmontanhas em que se encontram são conhecidas, é claro, como vulcões – em alusão aVulcano, o deus romano do fogo. Tem-se conhecimento de cerca de seiscentos vulcõesativos na Terra. Alguns, embaixo dos oceanos, ainda estão por ser descobertos.
Uma montanha vulcânica típica parece bastante segura. A vegetação naturalsobe pelas suas encostas. Campos dispostos em terraços decoram os seus flancos.Povoados e capelas se aninham em seu sopé. Sem nenhum aviso, entretanto, depois deséculos de lassitude, a montanha pode explodir. Barragens de pedra, torrentes de cinzacaem do céu. Rios de rocha fundida se derramam pelas encostas. Em toda a Terra, aspessoas imaginavam que um vulcão ativo era um gigante ou um demônio aprisionadolutando para se libertar
As erupções do monte de Santa Helena e do monte Pinatubo nos trazemlembranças recentes, mas pode-se encontrar exemplos em toda a história. Em 1902, umanuvem vulcânica incandescente e quente escorreu pelas encostas do monte Pelée ematou 35 mil pessoas na cidade de Saint Pierre, na ilha caribenha de Martinica.Torrentes de lava compactas provenientes da erupção do vulcão Nevado del Ruizmataram mais de 25 mil colombianos em 1985. No século 1, a erupção do monteVesúvio enterrou os infelizes habitantes de Pompéia e Herculano nas cinzas e matou ointrépido naturalista Plínio o Velho, quando ele subiu pela encosta do vulcão,determinado a compreender melhor o seu funcionamento. (Plínio não foi o último:quinze vulcanólogos foram mortos em diversas erupções vulcânicas entre 1979 e 1993).A ilha mediterrânea de Santorin (também chamada Tera) é, na realidade, a única parteda coroa de um vulcão, ora inundado pelo mar, que aparece acima do nível do mar.Segundo alguns historiadores, a explosão do vulcão Santorin em 1623 a. C. pode tercontribuído para a destruição da grande civilização minóica na ilha vizinha de Creta ealterado o equilíbrio de poder no começo da civilização clássica. Esse desastre pode sera origem da lenda de Atlântida relatada por Platão, quando uma civilização foi destruída"num dia e numa noite de desgraça". Naquela época, devia ser fácil pensar que um deusestava zangado.
Como é natural, os vulcões têm sido considerados com respeito e terror.Quando os cristãos medievais presenciaram a erupção do monte Hekla na Islândia eviram fragmentos ferventes de lava flexível suspensos sobre o cume, imaginaram estarvendo as almas dos condenados aguardando a entrada no inferno. "Uivos de pavor,choro e ranger de dentes", "gritos melancólicos e gemidos lancinantes" foramdevidamente relatados. Os lagos vermelhos incandescentes e os gases sulfurosos dentroda caldeira do Hekla foram tomados como um real vislumbre do mundo subterrâneo euma confirmação das crenças populares no inferno (e, por simetria, em seu parceiro, océu).
Um vulcão é, na realidade, uma abertura para um reino subterrâneo muito maisvasto que a fina camada da superfície habitada pelos seres humanos, e muito maishostil. A lava expelida de um vulcão é rocha líquida – rocha aquecida até seu ponto de fusão, geralmente em torno de 1000ºC. A lava emerge de um buraco na Terra, quandoesfria e se solidifica, gera e depois refaz os flancos de uma montanha vulcânica.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pálido Ponto Azul-Carl Sagan
Non-FictionOBS: """os capítulos estão com um problema no espaçamento entre as palavras, dentro de uma semana será corrigido""" Por que gastar fortunas com programas espaciais quando há tantos problemas aguardando solução a poucos metros de nossas casas? Para...