VIII

134 9 2
                                    

Eram seis da manhã quando Colin abriu os olhos em resposta ao histerismo da mãe. Esta andava de um lado para o outro da casa a acordar toda a gente que tentava dormir mais umas horas. Tiago entrou de rompante no seu quarto deitando-se ao seu lado na cama.


- O que deu na tua mãe? – pergunta Colin ensonado.

- A tua mãe está feliz por terminares o secundário.

- E é preciso acordar a casa inteira?

- Ela organizou grande festa e quer tirar montes de fotografias.

- MENINOS ACORDEM!!! – a Sra. Laqueuille grita do andar de baixo.


Nenhum dos dois responde e têm uma atitude idêntica ao cobrirem a cabeça com as almofadas.


- Já disse para acordarem, está quase na hora. – diz-lhes a mãe entrando no quarto de Colin abrindo as persianas deixando assim entrar a luz.

- Ainda é cedo mãe.

- Não há disso hoje Colin. O meu menino vai-se graduar.

- Mãe é o Colin quem se vai graduar porque tens de acordar a casa inteira?

- Temos de tirar fotografias de família Tiago.

- Eu vou descer para preparar a sala e a vocês quero-os lá em baixo dentro de trinta minutos.

- Anda lá estrela do liceu vai vestir o teu fatinho. – diz Tiago ao irmão em tom irónico.

- Vai-te lixar Tiago! – levanta-se atirando a almofada ao rosto do irmão.


Quando pronto Colin desceu as escadas e presenciou a exuberância da mãe. Tinha decorado a casa toda com enormes arranjos florais e banquetes capazes de alimentar toda a África. Passaram horas a tirar fotografias em diferentes posições e quando estava quase a ser nove horas foram todos para o Liceu assistir à sua graduação.

Chegaram à escola e Penelope já estava na entrada à espera dele juntamente com Rodrigo. Assim que Colin saiu do carro ela juntou-se de imediato a ele, deixando Tiago revoltado e fazendo com que este se afasta-se do grupo. Foi ao encontro de Gina e João que tal como todos do segundo ano eram obrigados a assistir à graduação dos terceiros anos. Estavam todos sentados de frente para o palco onde o diretor do liceu lia um discurso muito bem elaborado. Os finalistas iam desfilando pelo palco por ordem alfabética consoante iam sendo chamados para receberem os seus diplomas.

Chegou a vez de Colin e o diretor tal como com os restantes anunciava diante de toda a gente a universidade para a qual tinha sido admitido informando ainda que ia fazer parte da equipa de futebol por sua vez muito prestigiada.


- Como é que ele consegue Tiago?

- O quê Gina?

- O teu irmão, como é que ele consegue estar aqui com ela como se não se tivesse passado nada?

- Sinceramente não sei. Desde que a Francesca foi embora ele nunca mais tocou no nome dela.

- E ainda não sabe do esquema que eles preparam?

- Nem me dá hipótese de lhe contar. Ficou tão diferente. Nunca quer falar de nada comigo.

- Nem do bebé?

- Nem do bebé, parece que perdeu a memória daquela noite.

- Bem alguém precisa de lhe reavivar a memória então. – Gina solta indignada e levanta-se em direção a Colin.


Tiago e João levantam-se atrás dela tentando alcança-la mas quando o fazem é tarde de mais pois esta já esta a agarrar o braço de Colin.


- Gina. – diz Colin deixando bem presente a sua interrogação.

- Como consegues?

- Ir para uma boa universidade? Bem talvez tu consigas o mesmo se te concentrares mais nos estudos e menos na minha vida. Tiago sai daqui e leva a tua amiga contigo.

- Colin não precisas ser tão palerma. – diz-lhe Tiago tentando afastar Gina com a ajuda de João.

- Anda Gina ele não vale a pena. – João tenta convencer a amiga sem grande resultado.

- Passaram meia dúzia de meses e já nem te lembras do nome dela?

- Gina para com isso. Deixa o meu irmão ir e vamos nós também. Ela está claramente melhor sem ele. – Assim que Tiago acaba de dizer estas palavras é atingido pelo punho do irmão no olho esquerdo.

- Não te atrevas a dizer isso outra vez! – João está agora a agarrar Colin impedindo-o de bater ainda mais no irmão. Gina está abaixada perto de Tiago e Penelope aproxima-se deles.

- Já chega vocês os três! A Francesca está longe e foi uma decisão dela. Tu teres deixado a nossa amiga foi uma decisão tua porque se fosses um homem de verdade tinhas tirado a historia da fotografia a limpo antes de a deixares e tinhas ficado a saber que...

- Colin meu amor o que se passou? – interrompido por Penelope João começa a afastar-se percebendo que já falou demais.

- Tinha ficado a saber o quê João? – afasta as mãos da namorada que o tentam agarrar e aproxima-se do grupo do irmão. – Tiago responde-me tu, tinha ficado a saber o quê se tivesse falado com ela? Que estava à espera de um filho meu? Se tivesse falado com ela não tinha sido uma mentirosa que me escondeu que ia ter um filho?

- A minha amiga não merecia ter um filho teu, ter perdido o bebé foi a melhor coisa que lhe aconteceu. – gritou Gina deixando Colin e todos os presentes chocados e perplexos.

Eterno AmorOnde histórias criam vida. Descubra agora