Capítulo 5

99 14 41
                                    

Narração mulher:

ps: Eu falei que não sou muito bom com agradecimentos, mas precisava te responder. Fique com Deus. 

-- Ele me respondeu -- Falo surpresa 

Um pouco mais cedo: 

Acordei por volta de umas 9 horas da manhã, fui até a cozinha tomar café e encontro uma carta em cima da mesa. Minha mãe percebendo que eu olhava para ela fala:

-- Bom dia meu amor, a moça lá daquele projeto que você participa deixou essa carta ai. Ela disse que é do tal Leon.

Nem espero a minha mãe terminar de falar direito e saiu correndo para o quarto, ignorando completamente o fato de que estava com fome.

...

-- Nem acredito que ele me respondeu -- pensava -- Vou escrever de novo pra ele, ele vai gostar.

...

Alguns meses depois...

Narração homem:

Já era a noite e estava na barraca pensando no que responder pra Nilce, já é a quinta carta que escrevo, respondendo as cartas que ela me manda e fazendo perguntas de volta.

Eu não conhecia o seu rosto porque era proibido mandar fotos e aquilo me torturava, o que eu mais queria era saber como ela era. E por algum motivo do acaso ela nunca me descreveu como era então decidi perguntar daquela vez.

Eu me sentia tão bem lendo e respondendo as cartas dela, era difícil explicar, mas eu não via a hora das cartas dela chegarem. 

Narração mulher:

Acordei cedo e fui até a caixa de correios ver se o Leon já tinha mandado a ultima carta. A encontrei junto com outras correspondências que eu entreguei a meu pai. 

Fui até meu quarto e comecei a lê-la. Dentre as coisas que estava escrito, tinha:

Bom, então... Gostaria de saber como você é fisicamente. Você já viu uma foto minha, mesmo que pequena, e sabe mais ou menos como eu sou. Mas eu nunca vi nada seu, não sei a sua altura, a cor da sua pele, a cor dos seus olhos.

Assim que terminei de ler a carta, fui fazer algumas tarefas de casa que eram de minha responsabilidade. Estava certa de que quando fosse o responder iria me descrever nos mínimos detalhes, mas na verdade o que eu queria mesmo era poder mandar uma foto.

...

Quando foi a noite tirei um tempo para escrever a carta.

-- Joice -- Disse a olhando entrar pelo quarto -- Me descreve?

-- Te descrever? -- Ela diz sem entender muito

-- É, preciso dizer como eu sou para o Leon, mas preciso da visão de outra pessoa de como eu sou -- Falo 

-- Da essa carta aqui -- Ela diz -- Eu te descrevo pra ele.

-- Ta bom -- Falo -- Mas olha lá o que você vai colocar.

-- Pode deixar -- Ela diz.

Narração homem:

Já faziam meses que estava naquele lugar, só estava conseguindo passar bem por causa das cartas da Nilce e de uma carta que minha mãe mandou dizendo que estava com saudades. 

Estava sentado em  um tronco do lado de fora da barraca relendo uma das cartas que a Nilce havia mandado, pra poder passar o tempo.

... Minha irmã gosta muito de dançar e depois da ultima apresentação dela na escola ela foi chamada para fazer um curso de dança totalmente gratuito, estou tão feliz por ela. Bom, eu já gosto muito de escrever e penso em lançar livros no futuro. Já escrevi varias coisas, pena que não posso mandar pra você. Meu objetivo de vida é casar, ter filhos, publicar meus livros e ser feliz... E o seu?

Quando eu respondi essa carta dela, apenas coloquei que queria sair da guerra e depois ver o que fazer da vida. Mas ali pensando novamente, tive a certeza de que queria construir uma família também. Achar um emprego digno, ser o melhor que pudesse ser. Eu não queria ser um vagabundo na vida e ver a Nilce me contando toda animada ( porque apesar de ser só o escrito dava pra perceber o quão ela estava feliz ) me dava animo pra pensar que eu iria sair dali e poder construir um futuro digno.

Narração mulher:

Acordei cedo e fui até o local para levar a carta. Se baseando nas outras vezes a carta chegaria até ele em no máximo 5 dias.

-- Não tem previsão para a guerra acabar? -- Perguntei para a moça

-- Infelizmente não -- Ela diz -- Mas temos que continuar orando.

-- Oro todos dias -- Falo fazendo gesto de oração com as mãos.

-- Pelo jeito suas cartas tem dado certo -- Ela diz -- Já é a quinta ou sexta carta essa.

-- Sim -- Falo -- Tem sido muito bom pra ele. Parece que a gente se conhece desde a infância.

-- Que bom -- Ela diz -- Bom como você já sabe, com no máximo 5 dias chega lá a carta.

-- Ta bom -- Falo -- Obrigada.

1 semana e meia depois...

-- Porque você está tão inquieta? -- Minha irmã diz me observando olhando para fora com os dedos batendo na janela.

-- Já era pra carta do Leon ter chegado -- Falo

-- Fica calma, vai chegar -- Ela diz.

-- As cartas chegaram ontem -- Falo -- a do Leon não estava.

-- Vai ver fizeram um rolo lá e a carta dele foi para a instituição ao invés de vir pra casa -- Minha irmã diz.

-- Ah, não sei... -- Falo

-- Nilce -- Escuto minha mãe gritar da sala -- Tem uma moça ai querendo falar com você, acho que é a da instituição.

Saio correndo do quarto e vou em direção ao portão.

-- A carta do Leon está com você? -- Falo quase sem respirar pelo fato de ter corrido.

-- Então... não é isso -- Vejo ela falar nervosa -- Não tem carta.

-- Aconteceu alguma coisa? -- Falo -- Aconteceu alguma coisa com o Leon?

A carta e o soldadoWhere stories live. Discover now