07. apelidos

6.3K 1.4K 272
                                    

Querida Amelia,

Qual é a obsessão de Charles por apelidos? Ele tem uma droga de apelido para cada pessoa — incluindo ele mesmo — e me deixe pontuar o quão irritante isso é. Sua mãe não é Katherine, mas Kate. Seu pai não é Edgar, mas Ed. Seu irmão não é Nicholas, mas Nick.

E você não é Amelia, mas Amy.

Eu sei que você odeia seu nome, que você o acha pomposo e velho. Se você pudesse ter qualquer outro nome, aposto que escolheria algo como Marie ou Élise. Divertido, curto e fofo, como as protagonistas daqueles filmes franceses alternativos insuportáveis que você gosta de assistir. Mas quer saber? Nomes velhos e pomposos também têm o seu valor.

Elizabeth, Victoria, Alexandra, Joséphine e Amelia são nomes de rainhas e imperatrizes. Mulheres fortes ao longo da História, líderes amadas e odiadas por seu povo. Por que reduzir um nome poderoso a um apelido ridículo que metade do mundo usa?

Eu sei que você odeia seu nome, mas você sabia que a última rainha de Portugal se chamava Amelia? Pois é, e depois de o marido dela ser assassinado com um tiro na nuca, ela teve de cuidar de tudo para que o país não afundasse. Outra Amelia poderosa? Amelia Earhart, que cruzou o Atlântico sozinha, pilotando um avião mal-acabado enquanto o mundo inteiro dizia que ela não conseguiria. E não se esqueça de Amelia Bloomer, pioneira do sufrágio no início do século XIX que advogou pelo direito das mulheres mesmo quando a sociedade dizia que isso era pura besteira.

Sei que existem milhares de Amys poderosas por aí, mas as Amelias tem um certo charme antigo, um estilo clássico difícil de ser batido. Não odeie seu nome por ser velho e pomposo. Seu nome tem um legado, Amelia. Isso não é demais?

Você carrega dentro de si o poder, a ambição e a força de rainhas, pioneiras e visionárias. Um apelido pode ser fofo, mas um nome pomposo e antigo pode inspirar sentimentos tão fortes e indomáveis que nem mesmo os séculos são capazes de apagar. Principalmente quando a mulher que carrega um desses nomes é como... você.

Esta eu vou deixar encostada no vaso de planta do corredor porque sua vizinha ameaçou chamar a polícia se me vir na frente do seu apartamento outra vez. Dá pra acreditar?

Sempre seu idiota,
James.

P.S.: Scott me contou que chamei seus pais e seu marido pelos apelidos durante o meu... discurso. Ele tem o vídeo, até. Sinto muito isso. Sempre faço coisas idiotas quando estou bêbado.

Sempre Seu Idiota, James | ✓Onde histórias criam vida. Descubra agora