-Mamãe - chamou uma fina e melodiosa voz feminina.
Uma garotinha de mais ou menos seis anos de idade parou no alto da escada de madeira segurando o amado ursinho pelas suas delicadas mãos. Usava um pijama rosa claro, cabelos pretos encaracolados na altura dos ombros, pele escura em contraste com seus olhos castanhos.
Perto dos degraus, uma mulher aparece cujos cabelos loiros estavam presos a grampos prateados atrás da cabeça. Seu vestido era simples, porém muito elegante, em um tom vermelho que lembrava o crepúsculo, mangas compridas, golas de renda.
-Conte uma história para eu dormir - pediu a menina.
Os lábios rosados da loira se curvaram em um belo sorriso.
-Claro, querida - respondeu ela.
A garotinha se encheu de alegria ao ponto de seus pequenos olhos brilharem. A mãe subiu cuidadosamente as escadas levantando a parte de baixo do vestido para não tropeçar na barra. Ao seguirem um corredor não muito estreito avistaram uma porta de madeira entreaberta. A menina correu para chegar primeiro que a loira, abriu-a e logo se jogou na cama.
-Aurora - chamou a mulher calmamente - filha, já falamos sobre não correr dentro de casa. Você pode se machucar.
-Desculpa mamãe - sua voz se entristeceu, mas logo sua empolgação voltou.
Sua mãe se aproximou da cama onde Aurora, já sentada, afofa suas cobertas delicadamente. A loira se senta ao lado da pequena encostando-se na cabeceira.
-Qual história quer ouvir? - perguntou a mulher acariciando os cabelos da filha.
-De uma princesa. Não quero de livros.
A exigência da menina a fez sorrir.
-Bom, vejamos... - ela arqueou as sobrancelhas, pensativa.
Seus olhos castanhos esverdeados passearam pelo quarto a procura de algo que pudesse protagonizar sua história. Aurora observava a loira com um radiante sorriso nos lábios. No canto do quarto havia uma pequena cômoda onde alguns bichos de pelúcia enfeitava a parte se cima. Seu olhar achou o que procurava: a pequena e gasta manta de Aurora. Estava muito bem dobrada, mas os resquícios do tempo permaneceram nele. Aquele simples pedaço de pano lhe trazia muitas recordações, algumas boas, outras nem tanto, mas foi a partir dela que seu amor de mãe pela criança nasceu.
-Era uma vez, há muito tempo atrás, uma linda e esperta garota do campo...
-Uma princesa? - interrompeu Aurora eufórica.
-Sim, uma linda princesa. Ela tinha a cor dos seus olhos e seus cabelos - apontou para a menina. - Sua pele era de uma marrom reluzente. Quando se molhava as águas festejavam ao tocarem-na...
Aurora arregalou os olhos e abriu a boca em um largo sorriso, prestava atenção em cada detalhe que era descrito enquanto sua mãe contava a fascinante história de sua infância.
18 anos atrás...
Por entre as diversas árvores espalhadas pelo campo, Louise e Henri escolheram a maior para uma escalada. Nana os procurava incansavelmente, corria para lá e para cá, porém a agilidade da dupla era maior. Desde a infância Nana, Louise e Henri eram amigos, mesmo com uma pequena diferença que para eles não tinha importância. Os irmãos, Nana e Henri, eram de origem nobre, filhos de um poderoso senhor de terra. Já Louise era uma escrava, filha de Isabel, a cozinheira.
Cresceram juntos, sendo o garoto dois anos mais velho que as meninas. Nutria um amor secreto por Louise, talvez a considerasse como uma irmã, mas sua mente dizia outra coisa. Apesar da sua pouca idade já sentia o que gente grande demorava a sentir. Seus cabelos eram pretos, pele rosada, nariz empinado. Seus olhos eram castanhos profundos, ao sol ficavam verdes luminosos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Era uma vez uma época
Romance"A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força". No século XIX a escravidão estava em seu apogeu, mesmo sobrecarregados, os...