Os Participantes da Salvação

13 1 0
                                    

Em resposta, Jesus declarou: "Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
João 3:3‭, ‬5

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Mateus 1:18

Todo aquele que deseja participar do Reino de Deus precisa nascer de novo. Nascer do Espírito. Assim como Cristo nasceu do Espírito e viveu pelo Espírito, devemos nós também, não apenas nascer como viver pelo Espírito Santo. O novo nascimento é uma obra unicamente de Deus, mediante a fé.

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem, deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões-pela graça vocês são salvos. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
Efésios 2:1‭-‬5‭, ‬8‭-‬10

Fomos, inicialmente, criados por Deus santos e puros, mas com a entrada do pecado no mundo, passamos a nascer com um "defeito de fabricação": nascemos com a inclinação para o mal. Por isso, Deus precisa nos "recriar" através do novo nascimento em Cristo.

Mas da mesma forma que Adão escolheu o erro e o mal, a desobediência a Deus; o homem, hoje, que deseja se ver livre desse "defeito", deve escolher a Deus e ao seu plano, escolher o bem e a obediência. E o plano de Deus é Jesus (Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3). Só Jesus pode realizar o novo nascimento em nós, pois ele é Deus. E só Deus tem o poder de criar e recriar o homem segundo a sua vontade.

Mas precisamos crer. Isso é uma questão de fé. O tipo de fé que nos leva a obedecer e desejar seguir ao Senhor. A fé que nos leva a reconhecer nosso estado pecaminoso e perdido. A fé que nos leva ao arrependimento e à confissão. A fé que nos leva a nascer de novo. É uma fé que age, que busca agradar ao Senhor, que nos leva a nos separar do pecado e a buscar a santificação.
E isso tudo é obra de Deus, para que ninguém se glorie.

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.
1 Coríntios 1:26‭-‬29 NVI

A glória é do Senhor. Ele é quem nos salva. Ele é quem nos santifica. Ele é quem nos justifica. Ele faz as leis. Ele é quem julga. O céu é dele. A graça é dada a quem Ele quer. Os termos da nossa salvação foram determinados por Ele.
A vontade do Senhor é soberana.

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora