O Exercício da Fé

6 1 0
                                    

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Mateus 4:1‭-‬4

Para vencer o diabo e suas tentações devemos manter o foco em Deus. Nossa mente deve apegar-se a Ele. Somente o Senhor nos dá força e sabedoria para resistirmos às artimanhas do inimigo. Somente Deus pode nos ajudar a não cair em tentação. A fé nEle é nossa força.

O diabo venceu a batalha contra Adão e Eva porque conseguiu colocar dúvida no coração deles. Mas, ao invés de voltarem-se para Deus, ao invés de buscarem dissipar toda dúvida em Deus; deram crédito a palavra do inimigo, deixaram de crer em Deus para crer no diabo. Essa foi a ruína deles. A dúvida em si não é pecado, pode até existir, mas o que fazemos com ela é que pode nos levar a pecar.

Quanto mais perto estivermos do Senhor, mais o conheceremos, mais teremos fé nEle, mais teremos forças para vencer.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11:6

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1 João 5:4

Eu sempre me impressiono quando leio sobre a tentação de Jesus, pois posso ver a ousadia do diabo em não se intimidar de tentar nem o próprio Filho de Deus. Será que havia nele alguma sombra de certeza da vitória? Será que em algum momento ele cogitou a possibilidade de se dar bem? Enfim, o que sei é que, se ele não deixou de tentar nem a Jesus, quanto mais a nós, simples mortais?

No entanto, observemos a postura de Jesus: em nenhum momento o vemos reclamar ou questionar a Deus por permitir que o diabo o importunasse num momento tão delicado para o seu corpo ( não podemos esquecer que aquele jejum prolongado enfraqueceu muito seu corpo humano e mortal); não o vemos discutir com o diabo nem dialogar com ele querendo saber suas intenções ou algo parecido. O que vemos é Jesus resistindo a ele de forma firme, direta e utilizando a Palavra de Deus, as Escrituras, a arma de todo crente em Deus (Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus Efésios 6:17).

O diabo é mentiroso, sua intenção e seu trabalho visa destruir o homem e toda criação de Deus. Sabendo disso, cabe ao homem firmar-se em Deus e na força de seu poder e resistir ao inimigo, buscando desenvolver uma vida em santidade, humildade e reverência a Deus. Exercitando nossa fé em Deus através da leitura e vivência da sua Palavra.

A jornada de fé não é fácil, mas é gratificante.

A jornada de fé nos leva a lugares nunca antes conhecido.

Como diz em João 3.8 (O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8), todo aquele que é nascido de novo é como o vento que sopra onde quer, ninguém sabe de onde vem e nem para onde vai. Ou seja, quem é guiado pelo Espírito Santo não sabe para onde vai ou o que fará. Sua vida está nas mãos do Pai, Ele sabe para onde está nos levando. A única coisa que sei é que o destino é eterno, maravilhoso, glorioso. Temos de ter a confiança e fé para nos deixarmos levar pelos braços do Pai.

Uma vida de aventuras - essa é a proposta de Deus para nós.

Uma vida vitoriosa - Deus nos fará vencer o pecado e o mal.

Uma vida de gozo e paz - Deus vem fazer morada em nós.

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12:1

Essa é a proposta do Pai!

Santidade ao Senhor!

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora