O Caminho da Salvação

15 1 0
                                    

Filipenses 2. 12-18

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
Filipenses 2:12‭-‬16 NVI

Em Mateus 7.14, Jesus fala sobre a salvação. Fala que precisamos entrar por uma porta estreita (Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram). E em João 10.7,9 Jesus diz que ele é essa porta que conduz a Deus. A salvação começa por aqui: entrando por e através de Jesus (Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. João 10:9).

Mas Jesus também fala de um caminho apertado que conduz a vida. E em João 14.6, ele nos diz ser, ele mesmo, o caminho. Então a salvação começa em Jesus e continua com ele.

E a vida com Jesus é uma vida de renúncia e de obediência. Ele próprio renunciou aos prazeres divinos no céu, prazeres puros e santos e veio a esse mundo sujo e pecador. E nós precisamos renunciar aos prazeres sujos e impuros desse mundo para que possamos participar da cidade de Deus, preparada por Cristo (Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
João 14:2‭-‬3).

Jesus também foi obediente, ele obedeceu a Deus em tudo. E sua obediência o levou a ser odiado, rejeitado e condenado. Foi morto porque, simplesmente, decidiu obedecer ao seu Pai.
E, quanto a nós, não nos é pedido menos do que isso. Todo discípulo deve ser como seu mestre. Nossa obediência a Deus fará com que sejamos odiados, rejeitados e até mortos, se essa for a vontade de Deus. Não podemos esquecer que o caminho é apertado, que temos de perder a nossa vida por Cristo.
Nesse texto de Filipenses, Paulo vem trazendo essa verdade através de conselhos práticos à Igreja em Filipos.

* Desenvolver a salvação com temor - isso fala do caminho apertado. Devemos seguir esse caminho com temor, não podemos esquecer que o caminho é Jesus. Carregamos em nós o nome de Cristo. Somos seus representantes. Somos tudo aquilo que o mundo conhecerá de Jesus.

* Fazer tudo sem murmurações e sem contendas - eis um ponto a se pensar e refletir. O que isso significa exatamente? O quão profunda essa declaração deve ser considerada? Paulo destaca que agindo assim seremos considerados irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, brilharemos. O mínimo que podemos pensar aqui é sobre o controle da língua (Tg 3.1-12):

• A murmuração ofende diretamente a Deus (E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor. 1Coríntios 10:10). Aqueles que murmuraram no deserto não entraram na terra prometida. Não adianta seguir pelo caminho murmurando, pois Jesus é o caminho que nos leva a terra prometida. Inclusive ele vai conosco nesse mesmo caminho, ele não nos deixa sós. E não há nada mais irritante, para dizer o mínimo, do que ter por companheiro, em uma estrada longa, alguém que gosta de reclamar, que tem sempre uma palavra rude para lhe dizer, que não perde a oportunidade de lhe acusar de estar conduzindo errado.
Quando murmuramos nos queixamos de Deus e de seu governo sobre nós. E ele nos julgará no último dia. Por isso devemos desenvolver nossa salvação "com temor e tremor".

• A contenda, discussão diz respeito ao nosso relacionamento com o próximo. Devemos ter cuidado com o tipo de conversa que nós nos envolvemos, as palavras que proferimos. É bom lermos e meditarmos em Tiago 3. As nossas palavras podem trazer vida e podem trazer morte. A sociedade em que vivemos, "uma geração pervertida e corrupta", muitas vezes nos envolve em questões e contendas que são laços para nos derrubar. Vigiemos. Desenvolvamos nossa salvação "com temor e tremor".

* Preservar a palavra da vida - as Escrituras. Através dos séculos muitos foram os ataques contra a Bíblia. Inicialmente quiseram mantê-la distante do povo, apenas alguns poucos tinham acesso a ela. Depois tentaram destrui-la materialmente, queimando-a. Agora tentam desacreditá-la, pondo em dúvida inúmeras verdades e princípios fundamentais. Querem reduzir o seu poder de transformar vidas. Querem inutilizá-la. Tornar vã, um livro de fábulas.

Cabe a Igreja proteger as Escrituras, honrá-la, divulgá-la, e acima de tudo, vivê-la. Ela é a palavra viva. Seus princípios devem nortear nossas vidas. Não devemos nos conformar com esse mundo, mas deixar que a Palavra do Senhor nos transforme. Ela é a luz que ilumina o nosso caminho, o caminho da salvação.

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora