"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
Mateus 5:3-12Jesus começa nesse capítulo falando sobre as bem-aventuranças, a alegria dos crentes. Ele fala como podemos nos considerar pessoas felizes, apesar das dificuldades que encontramos; que ao invés de nos sentirmos derrotados, excluídos do Pai e desprezados; poderíamos ter a certeza e confiança de nossa herança no céu. Nem sempre ser rejeitado pela sociedade implica em ser rejeitado por Deus. Aquilo que muitas vezes a sociedade despreza é recebido por Deus com alegria.
"Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Mateus 5:13-14, 16Jesus ainda destaca que o andar do crente nEle deve ser de tal forma que ilumine as trevas ao nosso redor. Nossas vidas devem brilhar, deve mostrar as virtudes do Reino que foram relacionadas anteriormente nas bem-aventuranças. Mas, também, ele diz que somos "sal", e como tal, preservamos a sociedade de apodrecer no pecado.
Obviamente, não podemos perder o nosso sabor. O nosso poder de salgar. Se nossas vidas forem iguais ao mundo é sinal de que perdemos o sabor. No entanto, quando vivemos segundo o padrão do Reino, trazemos julgamento à sociedade, pois denunciamos seu pecado. Daí Jesus alertar quanto aos insultos e perseguições que os servos do Reino enfrentariam.
Nós como sal incomodamos essa sociedade que apodrece no pecado a cada dia.
Nós como luz mostramos o caminho certo para aqueles que desejam sair desse mundo de pecado.
Como sal nossas vidas denunciam e condenam o pecado (Mas é bom salientar que antes das palavras deve vir a vida pessoal. Nossa vida é a primeira mensagem que o mundo terá acesso).
Como luz trazemos esperança de salvação para os que crêem.
A simplicidade, a humildade, a sede de justiça, o coração compassivo, a misericórdia, a pureza, a paz são marcas dos filhos de Deus. Apesar dessas características serem "louvadas" pela sociedade, trará perseguição. Não nos enganemos. Todo aquele que segue os passos de Jesus será odiado pelo mundo, pois suas obras são más. As pessoas não desejam deixar o pecado.
Viver com Cristo exige compromisso, pois o custo é alto e a recompensa ainda maior.
Viver com Cristo implica em relacionamento íntimo com Deus. É permitir que Ele sonde cada lugarzinho obscuro em nosso coração e o ilumine, purifique.
Viver com Cristo é santidade. É dizer não ao pecado. Não se conformar com o mal.
Viver com Cristo é ser chamado filho de Deus. E como tal, possuir as características de Deus. Ser um pacificador. Ser justo. Ser santo.
Viver com Cristo é amar a Deus sobre todas as coisas. É desejar ardentemente estar, viver na presença dEle.
Viver com Cristo é perceber que a única maneira de ser feliz é em Deus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minhas Reflexões
SpiritualDiante de passagens preciosas da Palavra de Deus, aventurei-me a escrever algumas reflexões sobre as mesmas. Textos que me tocaram e muito me ensinaram e que agora decidi compartilhar.