O que isso significa?
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23O que é o espírito? Onde ele fica?
O espírito do homem é a lâmpada do Senhor , e vasculha cada parte do seu ser. Provérbios 20:27
Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Provérbios 16:2
Deus colocou o espírito no homem (aqui temos sentido de consciência) como uma lâmpada divina, acusando-os ou aprovando-os. Todos nós possuímos aquela voz interior nos alertando acerca do que é certo ou errado.
Deus avalia o nosso espírito, nossa mente, nosso pensamento. Ele sabe quais são as nossas motivações. Ele conhece o nosso coração. E ainda assim nos ama.
Então, o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Daniel 6:3
No caso de Daniel seu espírito é considerado excelente devido à influência do Espírito Santo em sua vida. Por causa dessa presença, ele tinha a capacidade de revelar o que estava oculto ao homem comum.
A partir do momento em que Daniel decidiu dizer não às influências mundanas pecaminosas: idolatria, prostituição, bebedeiras e glutonarias; e dizer sim para Deus - Ele se volta para Daniel também.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4:23Guardar do quê?
Guarde-o, proteja-o de maus pensamentos, dos maus desejos e maus sentimentos. Cuidado com o que se deixa entrar. Alimente-o com coisas boas.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8Mas por que devo guardar o meu espírito?
Porque seu espírito é sua responsabilidade. O seu espírito prepara o caminho para você em sua vida.
Escolhas ruins, falta de sabedoria, instabilidade emocional, orgulho, amargura, um "espírito machucado" e falta de perdão são exemplos de coisas que enfraquecem e nos deixam abertos e vulneráveis para qualquer ataque.
A minha oração é que você entenda o imenso valor do seu espírito e que se responsabilize por guardá-lo diligentemente todos os dias. Responsabilidade por um coração puro, limpo e um espírito correto são indispensáveis para um relacionamento frutífero com Cristo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minhas Reflexões
SpiritualDiante de passagens preciosas da Palavra de Deus, aventurei-me a escrever algumas reflexões sobre as mesmas. Textos que me tocaram e muito me ensinaram e que agora decidi compartilhar.