Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.
Mateus 3:2O padrão para os moradores do Reino de Deus é ter um coração arrependido. O Rei requer que seus súditos arrependam-se de seus maus caminhos e convertam-se a Ele.
O ato de arrepender-se cabe a nós. Ele nos toca e nos mostra o nosso pecado através do Espírito Santo (Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. João 16:7-11) e nós decidimos o que fazer com a informação adquirida. Se nos arrependermos e nos voltarmos para Ele com humildade, reconhecendo o nosso pecado e buscando seu perdão; Ele se voltará para nós e nos perdoará (e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2Crônicas 7:14).Mas, apenas isso, não é garantia de salvação. Pois o caminho para salvação passa por Jesus. Quando nos voltamos para Deus, de forma real e verdadeira, com toda a certeza, Ele jamais nos lançará fora. E sabendo que a salvação é só em Jesus, que é plano de Deus que todo homem o confesse como Senhor, então Deus nos entrega aos cuidados de seu Filho. Ele nos apresenta a seu Filho (Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia. João 6:37, 44).
Existem inúmeras formas de Deus nos levar a Jesus: através de uma mensagem evangelística, de um hino, de uma enfermidade, de um sonho, de alguma experiência sobrenatural e muitas outras formas que desconheço (aprendi há algum tempo que não se pode colocar Deus dentro de uma caixa e limitar sua operação. Ele é criativo demais, poderoso demais para fazer o que quer, como quer).
Em Mateus 3.8, João Batista fala em "fruto de arrependimento " (Deem fruto que mostre o arrependimento!
Mateus 3:8). Há pessoas que falam que a salvação é apenas uma questão de fé. Crer em Jesus nos torna salvos e ponto final. Excluem a santificação como forma de vida. Dizem que textos como esse e tantos outros, inclusive com ensinos de Jesus, foram escritos para os judeus e que valiam apenas para o período da Lei. Que agora estamos no período da graça e como Jesus nos justificou na cruz, somos justos diante de Deus não necessitando mais produzir quaisquer frutos.Mas não é dessa forma que eu entendo esse texto. Vemos João fazendo um anúncio solene: "o Reino dos céus está próximo". Ele alerta o povo sobre a chegada desse Reino e o que fazer para participar dele.
João vem como profeta de Deus que anuncia: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’.
Mateus 3:3. Voz de atalaia, anunciando que grandes coisas estavam por vir. Quem, de fato, prepara o caminho para o Rei e seu Reino é Jesus, o Filho. Ele constrói um caminho que nos leva até o Rei. Mas essa construção tem um custo, um preço a pagar. Todos os súditos do Rei são escravos, foram escravizados por um tirano cruel, o pecado, desde o nascimento. E Jesus veio libertar seu povo. No entanto, é uma questão de escolha.Há aqueles que preferem continuar escravos, pois estão bem adaptados e até conseguiram conquistar algumas coisas que eles acreditam ser valiosas. E há aqueles que quando descobrem sua real condição, desejam ardentemente sair da escravidão e viverem livres com o seu Rei. Para esses, o preço pago por Jesus compra sua liberdade.
Depois de sermos comprados, passamos a pertencer a Outro: o Rei Soberano. Precisamos nos despir das velhas vestes da escravidão, as vestes do velho homem; e nos revestir do novo homem, vestes de santidade, vestes reais, dignas para comparecermos diante do Rei (“Mas, quando o rei entrou para ver os convidados, notou ali um homem que não estava usando veste nupcial. E lhe perguntou: ‘Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?’ O homem emudeceu. “Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrem-lhe as mãos e os pés, e lancem-no para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes’. “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.
Mateus 22:11-14).Essa mensagem é atual, sim. Foi anunciada no passado, deve ser proclamada hoje e até a consumação dos séculos. Devemos cultivar uma vida de arrependimento do pecado, produzir frutos de arrependimento e viver em santidade, pois sem santidade ninguém verá o Senhor (Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14).Santidade ao Senhor!
Ora vem, Senhor Jesus!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minhas Reflexões
SpiritualDiante de passagens preciosas da Palavra de Deus, aventurei-me a escrever algumas reflexões sobre as mesmas. Textos que me tocaram e muito me ensinaram e que agora decidi compartilhar.