A Marca do Cristão

6 0 0
                                    

No sermão da montanha temos vários exemplos de como devemos amar o nosso próximo. São ensinamentos práticos e, humanamente falando, muito difíceis de por em ação. Para conseguirmos ter uma vida cristã nesse nível, precisamos de uma comunhão estreita com o Senhor, através do Espírito Santo.

No texto em questão de hoje que se encontra em Mateus 5.33-48, Jesus vai falar acerca da sinceridade no falar; de não retaliar qualquer forma de agressão ou violência e de como agir diante de nossos inimigos.

"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor'. Mas eu digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno.

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente'. Mas eu digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E, se alguém quiser processá-lo e tirar de você a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado.

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.
Mateus 5:33‭-‬48

Inicialmente Jesus nos aconselha a ter cuidado com nossas palavras. Ele diz que o melhor é não jurar, pois não há qualquer garantia que poderemos cumprir o juramento - já que nossas vidas pertencem a Deus, e só Ele sabe se estaremos vivos e aptos para cumprir os votos feitos. Então o melhor é não jurar.

Mas, caso já tenha sido dada a palavra em juramento; o indivíduo, cristão e nova criatura, deve cumprir tal voto. O Senhor é testemunha entre você e o outro.

A palavra de um homem diz muito sobre seu caráter. Se um indivíduo costuma falar e não cumprir, então não é uma pessoa confiável. O contrário disso também é verdade.

Como discípulos de Deus em Jesus devemos ser verdadeiros. O nosso "sim" deve significar "sim"; assim como o nosso "não" deve significar "não". Se não for assim, o que foi dito será uma mentira vinda do maligno.

Em seguida Ele fala em não reagir a uma agressão sofrida. Não revidar. Não se vingar. Sendo essa, talvez, uma das coisas mais difíceis a se fazer. É da natureza humana o querer se defender. E, portanto, abrir mão disso é extremamente penoso. E tem mais, isso deve ser feito sem qualquer ressentimento, mas em amor.

Anteriormente Ele fala da nossa relação com os nossos irmãos (v. 21-26), algo já bem difícil de fazer; e agora, digamos que Jesus aperta um pouco mais o laço.

Jesus pede para abrirmos mão da autodefesa, aceitar a afronta e ainda sofrer o dano duplamente - se formos defraudado em uma determinada coisa, devemos dar ou oferecer algo mais. Não só devemos entregar o que foi pedido, como ir além - oferecer ainda que seja a outra face.

Com toda a certeza do meu coração, posso afirmar que o indivíduo só consegue isso estando cheio, transbordando do Espírito Santo. Só o amor de Deus concedido pelo Espírito nos concede tal graça.

E falando em amor, Jesus agora fala àqueles que têm seus inimigos pessoais e que nutrem ódio no coração.

Se Jesus tivesse parado no v. 42, poderia haver quem pudesse cumprir o que foi dito por puro legalismo. Há pessoas, eu sei bem disso, que gostam de regras e de cumpri-las, mesmo sem concordar com elas ou com o coração distante. Cumprem pelo simples prazer de cumprir. Orgulham-se de cumprir regras.

Mas Jesus não quer apenas obras, Ele quer o nosso coração. Ele nos sonda e contempla as intenções contidas nele. Ele pede que oremos por nossos inimigos. Porém não é qualquer tipo de oração. É uma oração em amor. Quem ora dessa forma não deseja o mal; talvez até deseje vingança, mas a maior vingança seria a conversão de tal pessoa.

Jesus sabia que a mensagem que Ele trazia iria fazer com que tivéssemos muitos inimigos. Então, se fôssemos odiar a todos eles, o que seríamos? Como viveríamos? Seríamos pessoas cheias de ódio.

Como poderíamos levar a mensagem de amor de um Deus de amor aos inimigos de Deus?

Nós mesmos éramos inimigos dEle, contudo, o seu amor nos alcançou. E para estarmos aptos para continuar a sua obra, devemos amar os seus inimigos, para que o amor de Deus em nós possa alcançá-los.

Portanto, devemos fazer todos os dias a oração do amor. Precisamos suplicar ao Senhor que derrame seu amor sobre nós. Precisamos amar. Transbordar de amor. O amor precisa fluir de nós para o mundo. Essa é a nossa marca.

A marca do cristão é o AMOR.

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora