O Adultério

8 0 0
                                    

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.  Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E, se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.
Mateus 5:27‭-‬30

Jesus deseja com essa explanação não  só combater esse pecado, como também, proteger e perservar o casamento. Aqui ele fala particularmente aos homens. Instruindo-os a manterem-se puros. Mais uma vez Jesus trata da motivação, das intenções e dos desejos. Nesse caso, em particular, um desejo forte e que traz grande prazer, ainda que um prazer temporário.

O adultério diz respeito a pessoas casadas. Aquele que está casado deve direcionar seus desejos, unicamente, ao seu cônjuge. O homem é atraído pelo que vê, portanto, ele precisa manter seus olhos, seu foco, em sua esposa. Hoje a tentação é muito forte. As mulheres, grande parte delas, estão sem nenhum pudor. Até entre as cristãs percebemos o descaso quanto a esse assunto. As mulheres estão andando com cada vez menos roupa e de forma muito sensual.

E ainda, a facilidade em encontrar pornografia é enorme. Você não precisa sequer procurá-la; ela (a pornografia), simplesmente salta diante de você. E precisa-se estar numa comunhão estreita com Deus para vencê-la. Suas convicções precisam estar bem alicerçadas em Deus.

O adultério começa no olhar. Não é o simples olhar, mas aquele olhar cobiçoso. Aquele olhar demorado. O olhar desejoso.

E Jesus é radical quanto ao combate deste pecado. Ele fala em se arrancar o olho ou a mão, se estes não conseguirem se conter.

Precisamos ser muito sinceros conosco mesmos. Uma análise precisa ser feita para se verificar onde está a fonte da tentação é fugir dela. Se forem os equipamentos eletrônicos, elimine-os. Se for uma amizade, desfaçam a. Se for um emprego, saia do mesmo (confie em Deus, pois Ele o ajudará a encontrar outro).

Não brinque com o pecado; nem com as tentações; nem com seus desejos pecaminosos. A Bíblia ensina  fugir desses desejos  (Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2:22).

A mulher por outro lado precisa também ajudar e trabalharem benefício dos homens de Deus. Vestir-se com decência e discrição  (Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, 1 Timóteo 2:9).

E por fim, a união do casal deve ser preservada.  Tanto física, quanto emocional e espiritual.

O casamento é a instituição divina mais atacada em todo o mundo e em todas as eras. E agora mais do que nunca. Nossas convicções devem estar em Deus e fincadas na rocha que é Cristo.

Tudo o que foi dito anteriormente nesse sermão deve ser vivido plenamente no âmbito do casamento (ser luz, ser sal, não deixar que a ira encontre morada no coração), e muito do que vier depois também.

O casamento é um projeto de Deus, e como tal, deve ser indissolúvel; deve servir para cumprir o propósito de Deus na terra; deve ser para glória de seu nome.

Desistir do casamento é desistir  desse projeto; é considerá-lo imperfeito e defeituoso. Deus sabe que o casamento é feito entre duas pessoas imperfeitas e pecadoras, mas, mesmo assim, ele pede que nós perseveremos. Ele quer que nós selemos a união com amor e obediência a Ele.

E com certeza Ele não está pedindo o impossível. Para nós são as coisas possíveis, pois os impossíveis são com Ele.

Demonstramos fé quando obedecemos.

O Senhor é fiel.

O Senhor está no controle de tudo.

Deus é Senhor de ambos os cônjuges.

Entregue o seu caminho ao Senhor ; confie nele, e ele agirá:
Salmos 37:5

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora