O Amor de Deus

7 0 0
                                    

O amor de Deus tem dois direcionamentos e devemos conhecê-los para que possamos imitá-lo. Deus ama os pecadores e ama os remidos.

O amor de Deus para com os pecadores é o que resgata. É do tipo que consegue ver a real condição  humana e se entristece:

Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?
Ezequiel 18:23

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Jeová , que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?
Ezequiel 33:11

Mas também é do tipo que se sacrifica, que age para levar a verdade libertadora, uma palavra de arrependimento e de salvação. É um amor que conduz a Jesus - o Salvador.

Porque  Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque  Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.  Quem  crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  E a condenação é esta:  Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
João 3:16‭-‬19

A prova do amor de Deus em relação ao pecador é o seu desejo pela sua salvação. Aceitando o sacrifício substitutivo de Jesus, passamos a fazer parte da nova aliança com Deus para salvação.

Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:8

O nosso amor para com os pecadores deve ser dessa forma. Um amor que não mede esforços para levar a verdade e conduzi-los até Jesus para serem salvos.

O amor de Deus para com os remidos é do tipo que preserva e santifica. Nenhum daqueles que lhe pertence será rejeitado. Deus está sempre junto ensinando, corrigindo e mostrando como se santificar e se aperfeiçoar para se assemelhar a seu Filho Jesus.

Tudo  o que o Pai me dá virá a mim;  e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.  E a vontade do Pai, que me enviou,  é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último Dia.
João 6:37‭, ‬39

Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.
Filipenses 1:6

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém!
Hebreus 13:20‭-‬21

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1Tessalonicenses 5:23

O nosso amor em relação aos remidos é do tipo fraterno. Somos irmãos e, como tal, demos cuidar, zelar, orar e buscar o seu melhor. É o amor sacrificial.

O  meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.  Ninguém  tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
João 15:12‭-‬13

O amor de Deus pelos remidos foi explicitado na primeira carta de João:

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.  Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
1João 4:7‭-‬13‭, ‬16

Paulo também nos dá exemplos práticos de como demonstrar amor pelos nossos irmãos em Cristo.

Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!
1Coríntios 6:6‭-‬8

No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se. Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.
1Coríntios 8:4‭, ‬7‭-‬7‭, ‬9‭, ‬11‭-‬13

Um amor que cuida, que traz para perto, que não escandaliza. Somos uma equipe. Somos uma família. Devemos estar em comunhão. Devemos participar das alegrias e, principalmente, das dificuldades e dores. Compaixão.

O amor aos pecadores - conduz à verdade, ao arrependimento, a Jesus.

O amor aos remidos - conduz para junto de nós, para a comunhão.

Não posso deixar de enfatizar que toda essa comunhão não será feita apenas de momentos felizes, haverá momentos em que será necessário corrigir, exortar, repreender. Mas tudo isso deve ser feito com amor, visando manter a comunhão pura e santa.

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora