A Lei

2 1 0
                                    

Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus. Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.
Mateus 5:17‭-‬20

Jesus veio cumprir a Lei. Parte da da Lei? Não, toda a Lei. Ele foi o único a fazer isso. Mas seu cumprimento da Lei nos isenta de obedecê-la? De forma alguma. Pois Ele não veio aboli-la. Ao contrário do que muita gente pensa, pois relacionam a Lei com Israel e o Antigo Testamento; enquanto que nós, a Igreja, estaríamos debaixo da graça - e essa condição, para tais pessoas, significa não precisar cumprir a Lei, pois Jesus a cumpriu. Contudo, por esses versículos, pode se entender o nosso dever em cumprir a Lei.

Fazendo um comparativo com Israel nós temos: que o povo israelita precisava, antes de qualquer coisa, fazer parte do pacto com Deus através da circuncisão. Esse sinal físico os habilitava a participar dos cultos, das promessas e da vida judaica. Eles deveriam obedecer aos mandamentos e, também, todo o ritual cerimonial do culto com os diversos sacrifícios exigidos.

Quanto à Igreja, por estarmos participando de um pacto superior e perfeito, muito mais nos é exigido:

Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.
Hebreus 8:6 NVI

Inicialmente, para fazermos parte desse novo pacto, devemos: reconhecer o nosso estado pecaminoso, perdido e condenado, afastado de Deus. Crer que o único meio de recebermos a salvação é através de Jesus. Confessar os nossos pecados e nos arrependermos deles. Entregar a vida para Jesus e o reconhecer como Salvador.

Quando confessamos o nosso pecado a Jesus, repetimos o gesto que os israelitas faziam diante do sacrifício pelo pecado (Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniquidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida, enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso. O bode levará consigo todas as iniquidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.
Levítico 16:21‭-‬22). Na verdade esse animal não era morto, mas ele era levado embora para o deserto carregando o pecado da nação para longe. Assim como Cristo levou sobre si os nossos pecados.

Eles tinham de repetir anualmente esse cerimonial, no entanto, nós temos um sacrifício perfeito que é Jesus. Ele precisou morrer apenas uma vez para remissão dos pecados, justificando-nos diante de Deus e nos fazendo participantes da mesa do Senhor e do pacto de nosso Deus.

Mas isso é apenas o começo. O sacrifício de Jesus nos habilita a entrar no santuário do Altíssimo. Deixamos de pertencer ao antigo amo e entramos na possessão do Senhor. Pertencemos a Deus! A prova disso é o Espírito Santo dentro de nós a nos guiar e mostrar o caminho certo.

Não precisamos mais ir à um santuário feito por mãos humanas para sentirmos a presença de Deus e oferecer sacrifícios. Nós mesmos somos, agora, o santuário de Deus. O sacrifício que lhe oferecemos é a sujeição da nossa carne através da obediência aos seus mandamentos. Hoje quando nos reunimos é para edificação de nossa fé, para consolarmos uns aos outros, para nos fortalecer no Senhor e, principalmente, para participar da mesa do Senhor em memória de Jesus.

Pois desejo misericórdia e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos.
Oséias 6:6 NVI

Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22 NVI

No santuário terreno não entrava pecado. Antes do sacerdote entrar, ele precisava, primeiro, oferecer sacrifício a Deus para perdão dos seus próprios pecados. Ele entrava com sangue, sangue purificador. Hoje, o santuário somos nós, e como tal, não deve ter pecado; estamos cobertos com o sangue de Jesus, o sangue purificador.

Contudo, sabemos que somos falhos e imperfeitos. Portanto, sempre que o Espírito Santo nos convencer de pecado ou alguma ofensa ao Santíssimo Senhor, corramos para pedir perdão. Não precisamos mais matar um animal e tomar seu sangue para entrar na presença de Deus e pedir perdão, pois o sacrifício já foi oferecido (Jesus) e o seu sangue já está sobre nós, os que crêem, basta-nos, humildemente, entrar em sua presença e pedir perdão.


Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8). Se Ele estabeleceu esse cerimonial no passado foi para servir de exemplo para nós hoje, para sabermos como agir.

Portanto, cabe a nós, a todo aquele que faz parte do novo pacto, da nova aliança, não desprezar as leis e ordenanças do Senhor. Não minimizar o sacrifício de Jesus por nós. Não banalizar a presença do Espírito Santo de Deus em nós. Somos parte de algo maior, muito maior. Não desprezemos tão grande salvação. Devemos manter o santuário de Deus, que somos nós, sem pecado.

Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor , o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica. Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor , sou santo e os separei dentre os povos para serem meus.
Levítico 20:7‭-‬8‭, ‬26

E Jesus ainda deixa uma alerta a todo aquele que desobedecer aos mandamentos de Deus e ensinar os outros dessa forma: "será chamado menor no Reino dos céus".

Jesus também responde por quanto tempo a Lei duraria: "enquanto existirem céus e terra".

Para quem foram dirigidas essas palavras? Jesus veio para Israel (Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel". Mateus 15:24). Ele pregou, ensinou e curou israelitas (o foco dele foram os da casa de Israel, mas ele não deixou de ajudar aqueles que se aproximaram dele). No entanto, ele envia seus discípulos para todo mundo. Ele deseja obter discípulos de toda a terra.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:19‭-‬20

E é bom salientar que eles foram enviados a formar discípulos. Discípulos são aqueles que aprendem de um Mestre e segue-o. E eles deviam também ensiná-los a "obedecer a tudo" o que Jesus ensinou a eles.

Para mim isso fecha a questão e põe fim a discussão sobre se a Lei pertence ao antigo pacto ou a todo aquele que deseja participar da família de Deus. E para quem ainda tem dúvida: a Lei pertence a Deus, seremos todos julgados conforme a Lei e, por fim, a Lei é para todos.

Santidade ao Senhor!

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora