“Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’. Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.
Mateus 5:31-32Jesus não é e nunca foi a favor do divórcio. Seria uma contradição da parte dele defendê-lo. Quando ele fala sobre a exceção em caso de imoralidade sexual, está se referindo ao sexo feito antes do casamento, enquanto os mesmos estão noivos.
Na época de Jesus, quando um casal ficava noivo, havia um contrato que deveria ser respeitado como se eles estivessem casados. Por isso, se um deles se envolvesse com outra pessoa era considerado traição, e, portanto, adultério.
E por que seria uma contradição Jesus aprovar o divórcio? Por causa da mensagem que pregava. Ele trouxe para nós uma mensagem de amor ao próximo (inclusive amor aos nossos inimigos), perdão, fidelidade, misericórdia, dentre outras. E essa mensagem dele mostrando como devemos nos relacionar com as outras pessoas, não diz respeito apenas a quem nos faz bem, mas a quem nos odeia e nos maltrata.
Ele em nenhum lugar manda que nós repudiemos ou abandonemos nossos cônjuges, que formam uma só carne conosco, pura e simplesmente porque não conseguimos mais nos relacionar bem. Ou porque o amor acabou. Ou porque há uma incompatibilidade de gênios. Ou algo do gênero. Esses são os motivos mais comuns. Acredito eu. Mas ele nos manda perdoar os que nos maltratam. Orar por eles. Fazer-lhes bem.
Nenhum homem ou mulher tem o direito de abandonar e desistir de seu cônjuge ou de seus filhos ou de sua família. Por isso que os discípulos disseram ser melhor não se casar:
Os discípulos lhe disseram: “Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar”. Jesus respondeu: “Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite”.
Mateus 19:10-12A família que está em construção deve ocupar o centro de nossa tarefa na terra. Buscamos a Deus em primeiro lugar em nossas vidas individualmente. Mas no que se refere a nossa vida social, nada deve ocupar o primeiro lugar a não ser a família. Devemos cuidar, zelar e proteger. É uma vida de sacrifícios, mas também de realização.
Na vida familiar conseguimos enxergar nossos defeitos e o quanto falta para sermos verdadeiros discípulos de Jesus. Se permitirmos a ação de Deus em nós, seremos a cada dia, diante de cada dificuldade enfrentada, aperfeiçoados, santificados. Deus através do casamento nos molda, transforma o nosso caráter para que possamos nos parecer com Jesus.
Quando nossa vida com Deus está no devido lugar, quando nossa comunhão com o Pai está fortalecida temos uma vida familiar ajustada e feliz.
Se você não está feliz e satisfeito no casamento, pode ter certeza que sua relação com Deus está debilitada. Isso não quer dizer que se alguém estiver em comunhão com Deus não terá problemas, mas, que apesar dos problemas, você consegue manter uma vida equilibrada com aqueles a sua volta, especialmente, sua família.
Uma coisa é certa: a solução para seus problemas conjugais se encontra em Deus. Só ele tem todo o poder necessário para transformar você e também seu cônjuge. E se não tiver jeito, ele é o único que poderá por um fim nessa relação, pois a vida está em suas mãos.
Antes de casar-se é muito bom e proveitoso que os envolvidos estejam bem cientes desse princípio. Você tem o direito de escolher casar e com quem casar. Mas você não tem o direito de separar. Portanto, esse é um assunto que deve ser levado bem a sério.
Mas para os casados, fica o conselho para buscar ao Senhor, ter comunhão íntima com ele. Com um espírito humilde e arrependido buscar nele a satisfação de suas necessidades. E na vida prática, obedecer aos seus mandamentos.
“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor , o Deus de Israel
Malaquias 2:16a
VOCÊ ESTÁ LENDO
Minhas Reflexões
SpiritualDiante de passagens preciosas da Palavra de Deus, aventurei-me a escrever algumas reflexões sobre as mesmas. Textos que me tocaram e muito me ensinaram e que agora decidi compartilhar.