Coragem!

2 1 0
                                    

Ok, sou uma nova criatura, nasci de novo, nasci do Espírito Santo e o que isso significa? O que acontecerá agora? Bem sei que aqueles nascidos de novo são guiados por Deus, mas para onde?

O Senhor me mostrou o caminho:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1 Coríntios 13:1‭-‬13

Eis o caminho! Lindo, não!? Mas como é desafiador!...

Mas não parou por aí. Mais coisas estavam por vir... Deus me mostrou que como nova criatura, temos que nos desapegar do passado e seguir em novidade de vida. No que se refere ao pecado é óbvio que devemos abandoná-lo, mas não era só isso... até os bons momentos, as boas experiências precisam ser deixadas no passado para que as novas possam assumir o lugar. Novas coisas Deus quer fazer e muitas vezes ficamos paradas pensando no que aconteceu no passado: momentos tão bons vividos na igreja, com os irmãos, com Deus...

No entanto, Deus quer nos levar mais longe... Ele quer que avancemos e conquistemos novas experiências.

Continuando nossas reflexões no livro de Mateus nos deparamos com o chamado de Jesus aos primeiros discípulos.

Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.
Mateus 4:18‭-‬20

Costumamos ler esse texto de forma romântica... mas pensemos racionalmente. Vamos nos colocar no lugar daqueles homens: eles estão no trabalho quando aparece alguém desconhecido lhes chamando para segui-lo. Sem perguntas, eles vão. Que passo de fé! Eles deixam tudo e seguem esse homem.

Durante essa trajetória de 3 anos, eles percebem o quão difícil seria esse caminho. As mensagens de Jesus são duras. São palavras de confrontação, de mudança de vida, no entanto, são palavras recheadas de amor. Mas não é um amor teórico, e sim um amor em ação, sacrificial. E eles são desafiados a demonstrarem essa mesma atitude.

Estamos falando de homens simples; sem instrução; pecadores, cheios de defeitos, falhas, dúvidas - homens comuns. Mas que compreenderam o cerne da mensagem, ainda que tenha demorado um pouco.

E o que eles tinham de diferente de nós? A coragem de ir. Eles, de fato, entregaram-se nas mãos do Mestre. Algumas vezes tiveram dúvidas quanto ao caminho que estavam trilhando (pois não entendiam o propósito de tudo aquilo: em um momento Ele era adorado; em outro, queriam matá-lo), mas nunca duvidaram de quem os chamou. Sabiam que Ele era o Messias, o Salvador, o Filho de Deus.

Não importa se você é crente ou não, se você em algum momento da vida decidiu seguir a Cristo ou se nunca pensou sobre isso; fica para nossa meditação hoje, o convite de Jesus: "Sigam-me..." (Mateus 4.19). Ele deseja nos levar ao lar. O lar celestial. O lar de gozo e paz.

E o caminho? Qual é o caminho?

O caminho do amor. Devemos amar como Ele nos ama (1 Coríntios 13).

O caminho da fé. Sigamos confiantes no Senhor!

...porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia.
2 Timóteo 1:12

Coragem!

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
2 Timóteo 1:7

Minhas ReflexõesOnde histórias criam vida. Descubra agora