Cena 5 - Padaria Pão Doce – 10h
Anita: Aí, amiga, que bom que você topou tomar café da manhã comigo, você sabe que sempre me sinto sozinha quando o Pedro viaja pra consultas e, principalmente, quando ele leva Maria com ele. Mas, hoje, em especial, eu não queria ficar sozinha, eu precisava de uma amiga pra me fazer companhia, conversar...
Júlia: Anita, você sabe que pode contar comigo sempre, eu não tenho esse problema de ficar longe de meu marido nunca pois tanto eu quanto o Lucas, trabalhamos aqui na cidade mesmo. Mas, imagino o quanto deve ser horrível ficar longe do marido durante dias, teve até uma vez que Pedro ficou 1 mês fora, não é?
Anita: É verdade, sinto muita falta do Pedro e, sofro ainda mais quando a Maria vai junto, porque quando ela não vai, eu e ela fazemos companhia uma pra outra.
Júlia: Maria é um doce de menina te ama tanto!!! E tão bonita...
Anita: Ela queria tanto ser modelo, pena que Pedro quer que ela siga a profissão dele.
Júlia: Mas ser médico é uma profissão linda! Você vive dizendo que tem orgulho de ser casada com um homem que salva a vida das pessoas.
Anita: Verdade, tenho uma admiração e muito orgulho do Pedro como ser humano e profissional, por isso que estou sofrendo muito pelo que me aconteceu ontem.
Júlia: Eu notei mesmo que sua voz estava estranha, nervosa, no telefone, o que aconteceu?
Anita: Você sabe que, mesmo adorando a profissão do pai, Maria não quer ser médica, ela quer....
Júlia: Ser modelo! Quem que mora nessa cidade que não sabe que o sonho da Maria é ser modelo que nem aquelas modelos famosas, internacionais.... . Acho que ela só não tentou a vida de modelo, porque não quer decepcionar o pai, estou certa?
Anita: Mais ou menos, pois ela não só está tentando, como já foi fazer um teste na capital.
Júlia: Não acredito! Sério? Quando foi isso? Eu não acredito que você e a Maria foram escondidas do Pedro pra capital!!!!!
Anita: Não, eu não fui, Maria foi sozinha!
Júlia: Sozinha??? Mas essa menina nunca saiu da cidade sozinha, nem aqui do bairro ela pode sair sem que o Pedro permita!
Anita: Ela me procurou pra contar que tinha sido chamada pra fazer testes depois que mandou fotos dela pra um concurso que viu na internet. Eu vi o email que ela recebeu sendo chamada pra ir a Porto Alegre pra realizar o 1º teste pra modelo de uma agência publicitária. Quando eu vi o nº de candidatas que mandaram foto, fiquei impressionada pelo fato de ela ter sido uma das 20 selecionadas.
Júlia: Muitas mandaram?
Anita: 500, você acredita?
Júlia (se engasga ao beber café): 500??
Anita: 500.... E, dessas 500, somente 20 foram chamadas pra esse teste em Porto Alegre.
Júlia: E, você? Você conversou com Pedro e o convenceu a deixar, né? Porque se Maria foi uma das selecionadas entre 500, ela não pode perder essa chance! Eu, como madrinha dela, estou orgulhosa e sou completamente a favor que ela siga essa carreira se é mesmo o desejo dela!
Anita:Sim....mas ele nem quis ver o email ou saber sobre os testes, e, tinha meconvencido de que o melhor pra Maria era não tentar nada numa profissãoinserta, aliás, ele nem fala que modelo é profissão, né? Ele disse que elaseria médica e pronto, "assunto encerrado". E, eu ia deixar quieto mesmo, masvi que Maria foi ficando cada vez mais tristinha...aí, entrei na internet erespondi o email confirmando a presença de Maria no teste.,Quando eles mandaramas passagens (uma pra candidata e outra pro acompanhante), como havia sido
prometido no email, eu mostrei a ela. Júlia, você precisava ver a alegria que ela ficou ao pegar as passagens, olhinhos brilhando....fiquei toda emocionada.
Júlia: E o Pedro?
Anita: Resolvemos só contar se ela passasse no teste. Disse a ela que ela tinha que me prometer que se ela não passasse, ela nunca mais ia procurar mais nada nessa área e fazer o que o pai desejara.
Júlia: Do jeito que Maria é boa filha e não gosta de decepcionar vocês nunca, aceitou, né?
Anita: Claro que sim, até porque ela também estava com medo de não passar e ainda ter mentido pro pai, Maria nunca mentiu pra gente, quando ela recebeu o email, foi correndo me contar e, me falou das fotos quase que chorando pois foi a 1ª vez que fez algo sem contar pra mim antes.
Júlia: E como Maria foi sozinha? Por que você não foi com ela? Por que você não me contou isso antes, pra que eu pudesse ajudar vocês a viajarem sem que o Pedro saiba, porque, você sabe que sou contra mentira, mas quando a mentira é pra algo bom, eu não me faço de rogada e, eu torço muito pra que Maria consiga realizar esse sonho, pois sei que ela é capaz.
Anita: Eu queria ir, mas não conseguia inventar mais histórias pro Pedro, estava me sentindo mal e, eu não conseguia falar com você, você também tem os seus problemas com o seu pai que depende muito de você.
Júlia: Anita, você sabe o quanto eu amo você e Maria, você é como minha irmã, Maria é minha afilhada, imagina se eu não daria um jeito de ajudar vocês?
Anita: Maria viu que o melhor pra evitar que Pedro desconfiasse, é que eu ficasse e, como o teste era só um dia, e, ela poderia voltar no mesmo dia do teste, dissemos ao Pedro que ela foi pra Porto Alegre com excursão da escola pra um museu de ciência e, é claro que ele concordou, pois ficou feliz com o entusiasmo da filha em se mostrar interessada nesse meio da pesquisa, da saúde...Só, que eu não poderia ir mesmo. A outra passagem foi usada por uma amiga dela da escola.
Júlia: E aí? Como foi o teste?
Anita: Pra minha alegria e orgulho, ela passou, mas, dessa vez, eu não fiquei sabendo por ela e sim pelo fotógrafo que tirou fotos dela no teste e, é nesse ponto que eu queria chegar, foi por causa desse fotógrafo que eu te chamei.
Júlia: Como assim??? Ele mandou uma carta dizendo que Maria passou no teste e você viu essa carta antes da Maria?
Anita: Não (abrindo um sorriso e falando baixo, se aproximando da amiga). Ele veio pessoalmente ontem, em minha casa, atrás de Maria.
Júlia: Não acredito!!! (aproximando a mão da boca) Maria está bambando na área de modelo antes de começar!!!! O fotógrafo veio pessoalmente buscar ela!! Essa minha afilhada é danada!!!!!!!!
Anita: Júlia, por isso que te chamei aqui, amiga, agora eu realmente vou precisar da sua ajuda!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Beleza
RomanceRoteiro baseado no roteiro do Longa Real Beleza da autoria de Jorge Furtado. O Longa foi dirigido por ele e contou com Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitória Strada nos papéis principais. Pedro (Vladimir Brichta) é um fotógraf...