Júlia: (colocando a mão na face de Anita) Nossa, amiga, você está gelada, meu Deus, o que aconteceu? Esse fotógrafo foi até a sua casa, assim, sem ter avisado nada que ia?
Anita: (tomando um gole de água) Pois é ele tocou a campanha aqui de casa e, estranhei, quando um moço veio perguntando sobre a minha filha. Afinal de contas, Maria nunca saí sozinha pra outra cidade e, essa cidade aqui é um ovo, eu conheço todos os amigos e paqueras dela e, esse eu nunca tinha visto e, ele realmente não perecia ser do interior.
Júlia: (levando a mão a boca) Anita, menina, nunca vi você falar assim de um homem que não seja o Pedro.
Anita: Ele veio pra cá porque estranhou o fato da Maria não ter aparecido pra 2ª etapa do teste e, ele tinha dito a ela que ela tinha passado e, ela tinha dito pra ele que ia.
Lurdes: Mas não foi? Por quê? Ela não te falou nada?
Júlia: Mas não foi? Por quê? Ela não te falou nada?
Anita: Você acredita que ela não me falou nada? Quando voltou do teste, ela ia me contar como foi e, lembro de ela estar bem animada, mas o Pedro chegou no meio da conversa pra nos contar sobre um paciente dele e tal....o assunto morreu.
Júlia: Mas e o tal fotógrafo? Como ele apareceu na sua casa? Ele já foi perguntando por Maria?
Anita: Então, ele chegou e perguntou sobre Maria sim, mas, assim que eu abri a porta, eu fiquei admirada, pois... (chegando mais perto de Júlia e falando baixinho, quase cochichando, com ar tímido) ele é lindo!
Júlia: Que? Não ouvi direito, por que você está cochichando???
Anita: O tal fotógrafo, Júlia, é um rapaz muito bonito (falando um pouco mais alto, mas ainda em voz baixa)
Lurdes: Não!!!!!!!!!! (mostrando expressão e olhar de chocada) você, Anita, paquerando????? (com o tom de voz aumentando) Meu Deus, hoje neva aqui no Brasil!
Anita (nervosa e olhando em volta, com medo e vergonha do escândalo da amiga): fala baixo, pelo amor de Deus!!
Júlia (pegando no braço da amiga): Meu Deus!!!!! Anita!!!!!! Não estou acreditando!! Se você ficou desse jeito é porque você falou sério mesmo, está até corada!!! Me conta isso direito!!!!!!!!!
Anita: Eu conto, afinal de contas foi pra isso que te chamei e, preciso muito da sua ajuda, mas eu não quero que você fique gozando ou falando alto desse jeito, pelo Amor de Deus, Júlia, eu sou uma mulher casada!!
Júlia: Está casada mas não está morta, né? E, você sabe o que eu penso do seu casamento com Pedro, embora o admire muito, mas, Anita, você é jovem e linda, e o Pedro já é um homem de idade, todo mundo que vê vocês juntos acha que ele é seu pai e que Maria é sua irmã.
Anita: Você sabe o que o Pedro fez por mim, sem contar que ele me deu Maria, que é tudo pra mim! Eu nunca me preocupei com os palpites sobre a minha vida de quem não tem o que fazer. O que importa é que Pedro é um marido apaixonado, carinhoso e dedicado, um pai maravilhoso, um médico respeitado, ótimo profissional não tenho do que reclamar.
Júlia: Mas e você? Sente paixão pelo Pedro ou é só carinho e gratidão?
Silêncio
Júlia: Bem....mas me conte sobre esse fotógrafo.......nome, idade, telefone....rede social,.....
Anita: Bem, ele veio aqui atrás de Maria e disse que era fotógrafo e tinha tirado fotos dela num teste pra modelo e, que ela havia passado pra 2ª etapa do teste e, estranhou ela não ter ido nessa 2ª etapa, sendo que tinha avisado a ela que ela tinha passado e, ela tinha confirmado que ia.
Júlia: Já sei, e ela não foi porque o Pedro com o pensamento preconceituoso dele não deixou ela ir, acertei?
Anita: Não, você errou e, para de falar desse jeito do Pedro, você sabe que eu não gosto quando você critica ele.
Júlia: Ok, Anita, desculpa, então porque a Maria não foi se ela já tinha dito ao tal fotógrafo que ia?
Anita: Bem, eu não sei direito porque ela não me falou nada, nem que tinha passado no teste, acho que ela ia me falar, mas como eu disse, o Pedro chegou no momento em que ela ia me contar sobre o teste. E, depois ela teve que viajar com o ele.....
Júlia: Mas ela aceitou viajar com o pai, e, pelo visto, essa viagem a impediu de ir nesse outro teste, né?
Anita: Eu a senti meio triste sim, mas ela sempre vai triste nessas viagens com Pedro pois ela não quer ser médica, isso até o Pedro está cansado de saber, mas ele não abre mão de que ela siga a mesma carreira da dele e, e ela ama demais o pai, não gosta de desapontar ele. Então, achei também que ela não tinha passado pois se tivesse, ela teria dado um jeito de me contar ou pelo menos, dado um jeito do pai a deixar ficar dessa vez, mas ela não fez nada, agiu como sempre age quando vai com ele nas viagens.
Júlia: E aí, volta no fotógrafo, o que mais ele te disse?
Anita: Então, ele me falou que a Maria havia passado no teste e que estava atrás dela pra saber porque ela não foi e, eu contei o motivo, que foi a viagem que ela teve que fazer com o pai, mas também falei pra ele que não sabia que ela tinha passado no teste, pois se eu soubesse, faria de tudo pra convencer Pedro a deixa-la ficar.
Júlia: E aí? Vocês ficaram conversando na porta de casa, não o convidou pra entrar, oferecer um copo de água pra ele....
Anita: (interrompendo): Pode parar por aí, Júlia, que eu fiz isso sim e, só isso, não aconteceu mais nada além disso.
Júlia: Sei, sei....e esses olhinhos brilhando só de falar dele? Nem quando você está falando da Maria seus olhos brilham tanto!!!! O nome dele é??
Anita: Juan, o nome dele é Juan.
Júlia: Viu??? Seus olhos brilharam muito só de falar o nome dele! Anita, a quem você quer enganar?? Agora, me conta tudo, e não adianta mentir pois você mesma me falou que tinha achado ele lindo!
Anita: (baixando a cabeça envergonhada como se denunciasse que fez algo errado) Aí, amiga, eu me sinto tão mal, eu o achei lindo desde o momento em que abri a porta e o vi, alto, encorpado, na minha frente, e, ele também demonstrou, assim que me viu, que ficou encantado comigo, com um sorriso lindo que ele abriu antes mesmo de começar a dizer a 1ª palavra pra se apresentar. Logo que abri a porta ficou aquele clima como se a gente já se conhecesse mas não se via há muito tempo e nossos olhos se cruzaram, um silêncio até eu começar a falar.
Júlia: MEU DEUS!!!! Anita!!!!!!!!!!!! Olha o jeito que você está falando de um cara que você conheceu ontem???? Você tem noção disso??? E, você ainda disse que ele sentiu o mesmo ao ver você!!!! Minha querida, seu casamento com o Pedro está por um fio, se rolar beijo então, é melhor você ter uma conversa séria com Pedro, mas não sobre a Maria continuar nos testes, mas sobre a possibilidade de seu casamento.
Anita (com os olhos lagrimejando): esse beijo....já aconteceu! (chorando)
Júlia fica chocada e abraça a amiga
VOCÊ ESTÁ LENDO
Beleza
RomanceRoteiro baseado no roteiro do Longa Real Beleza da autoria de Jorge Furtado. O Longa foi dirigido por ele e contou com Adriana Esteves, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitória Strada nos papéis principais. Pedro (Vladimir Brichta) é um fotógraf...