2- A Rainha de Kattegat

497 37 1
                                    

Naquela noite, quando Aud, os irmãos e Kjetill voltaram para casa, os dois se sentaram perto do fogo.

-Nós iremos com ele? - Aud perguntou ao pai.

-Eu não sei - ele respondeu respirando fundo enquanto se recostava na cadeira-Floki está diferente. A morte de Helga o mudou. Não sei se ele está pensando com clareza.

-E se estiver? - Aud perguntou se aproximando do pai -E se ele estiver certo sobre essa terra. Se for mesmo um lugar inabitado onde nós podemos começar uma vida nova?

-E se ele apenas estiver nos levando para um lugar que nem mesmo existe? - Kjetill apontou.

-Nós só saberemos se dermos a ele um voto de confiança - Aud apontou -Eu estou disposta a isso se você estiver.

-Você acredita que ele pode estar dizendo a verdade? - Kjetill perguntou.

-Só precisamos ter um pouco de fé - Aud comentou -E arriscar.

Kjetill encarou a filha. Das três filhas Aud era a mais parecida com a mãe. Enquanto as outras duas se casaram e seguiram o próprio caminho, Aud continuou ao lado de Kjetill. Sem ela, ele e os filhos estariam perdidos.

Ela não parecia se preocupar em se casar tão cedo. Era curiosa e inteligente. Passava muito tempo na floresta estudando as plantas e as estrelas. Quando era mais jovem, antes de se converter ao cristianismo, também estudava muito sobre os deuses, mas nunca pareceu satisfeita com o que aprendera. Não aceitava muitas das coisas nas quais era ensinada a acreditar. Quando teve contato com o Cristianismo, pareceu finalmente descobrir quem era, pareceu se encaixar em algo.

Kjetill não gostava da ideia de sua filha se converter a religião dos saxões, renegando os deuses, mas o que ele poderia fazer? Só queria que ela fosse feliz. Fosse como fosse.

-Vou falar com ele amanhã - disse Kjetill -Então veremos como as coisas vão acontecer, mas por hora faça como seus irmãos e vá descansar.

Aud assentiu e depois de abraçar o pai, se dirigiu ao quarto.

Não conseguia parar de pensar em como essa nova terra seria, nas coisas que a aguardavam quando chegasse lá. A garota mal conseguiu dormir com todas as expectativas.

***

Naquela manhã quando Kjetill foi a procura de Floki, Aud não conseguiu se forçar a ficar em casa. Acompanhou o pai até o lugar onde ele e outros se encontrariam com Floki para combinar os detalhes sobre a viagem. Muitas coisas deviam ser preparadas até o momento da partida.

Alguns dos homens estavam conversando com Floki em uma cabana na floresta. Aud apenas ficou ao lado do pai, escutando atentamente.

A reunião parecia estar perto de chegar ao fim quando a porta se abriu e todos se viraram para ver quem a abriu.

-Floki - Lagertha disse -Achou mesmo que eu não sabia que você tinha retornado?

Floki não respondeu, apenas encarou a com um pequeno sorriso contido.

-Esse é meu reino - Lagertha disse -Eu sei tudo o que acontece aqui.

-É bom vê-la - Floki disse aproximando-se de Lagertha.

-O que o trouxe de volta, Floki? - Lagertha perguntou sentando-se ao lado de. Floki que contou sobre a nova terra, a terra dos deuses que ele encontrou.

-Está dizendo que quer levar essas pessoas com você? - Lagertha perguntou -Para essa terra... onde só os puros podem habitar com os deuses, só aqueles que são como você?

Lagertha agora estava de pé, andando nervosa pelo salão.

-Mas eu não sou como você- Lagertha disse -Isso significa que não sou bem vinda?

-Não é o que estou dizendo - Floki disse -A decisão é dos Deuses não minha.

Lagertha não gostou da resposta. Para ela Floki sempre foi um grande amigo, mas também era muito prepotente quando se tratava dos deuses. Sempre achou que era escolhido por eles.

-Eu não permitirei que leve esses guerreiros - Lagertha anunciou -Estamos a beira de uma guerra e minha prioridade é proteger Kattegat. Precisamos de todas as forças que tivermos. Eu o proíbo de levar esses guerreiros para longe.

***

Depois da interrupção de Lagertha, o grupo se dispersou, mas em segredo se reuniram novamente naquela noite. A decisão estava tomada. Partiriam em segredo em alguns dias, depois de prepararem todas as coisas necessárias para começarem uma colônia. Animais, sementes, provisões. Tudo devia estar pronto em alguns dias, então eles partiriam pelo mesmo lugar que Floki chegou.

***

No dia combinado, as pessoas começaram a chegar aos poucos com as provisões e animais. Os barcos estavam sendo carregados e faltava pouco tempo para as pessoas embarcarem para partir. Foi nesse momento em que o som de cascos começou a se aproximar e as flechas começaram a chover.

Todos começaram a correr para se proteger, assim que avistaram Lagertha, Ubbe e Margrethe seguidos por guerreiros se aproximarem da orla.

-De todas as pessoas que me traíram você foi a que menos esperava que o fizesse, Floki - Lagertha disse descendo do cavalo, andando na direção do construtor de barcos.

-Eu não tive escolha, Lagertha - Floki anunciou -Só estou fazendo a vontade dos Deuses.

-Alguém nos delatou - Eyvind disse parando ao lado de Aud e Kjetill -Fomos discretos, não tinha como ela saber.

-Guthrun - Aud disse olhando para o garoto que agora caminhava na direção de Lagertha.

Floki encarou o garoto, desapontado, mas ainda assim parecia compreender seus motivos.

-Eyvind, Kjetill - Lagertha disse -Dois dos guerreiros mais respeitados de Kattegat, porque decidiram me trair?

-Somos homens livres- Kjetill disse -Podemos escolher partir.

-E quem não ia querer habitar a mesma terra que os deuses? - Eyvind completou.

-E você, Aud? - Lagertha indagou aproximando-se da garota.

-Eu sempre fui fiel a você, Lagertha - Aud disse -Mas sinto que devo ir. Tenho que seguir meu destino e a vontade divina, e sinto que meu lugar não é mais em Kattegat; preciso seguir meu caminho, seja qual ele for.

Lagertha analisava Aud e sua resposta. Sabia que a garota era cristã, então sua partida não tinha nada a ver com as promessas de Floki sobre uma terra onde os deuses habitavam.

-Pois bem - Lagertha disse -Vou deixá-los partir em paz.

Ela então voltou a se aproximar de Floki.

-Só espero que estejam certos do que fazem. Floki é um bom homem, mas gosta de pregar peças.

-Não dessa vez - Floki disse condescendentemente, desviando o olhar para Ubbe, silenciosamente se despedindo antes de se virar para os barcos.

***

Já nos barcos, remando rumo a nova terra, as expectativas estavam estampadas nas feições de todos a bordo dos barcos.

-Ainda não acredito que ela nos deixou partir - Kjetill disse -Ela é mesmo uma mulher extraordinária.

-Ela é mesmo - Aud disse -E também é muito inteligente e paciente, do contrario não nos deixaria partir.

-O que quer dizer com isso? - Thorgrim perguntou.

-Ela está esperando - Aud comentou -Sabe que eu não estou indo pelos mesmo motivos que os outros. Sabe que não estou buscando uma terra habitada pelos deuses que Floki adora. Ela está esperando par ver ser Floki diz a verdade, mas também  para ver o que essa terra pode trazer. Mas acho que todos nós estamos esperando para ver isso 

Poison & Wine (PT - BR)Onde histórias criam vida. Descubra agora