4- Enviados

397 35 2
                                    

Os barcos que chegavam à costa tinham em seus mastros a flâmula de Ivar. Floki reconheceria aquele símbolo em qualquer lugar, só não sabia se devia ficar contente ao vê-lo.
Floki amava Ivar, o garoto era como um filho para ele, mas não o via desde que partiu da Inglaterra. Floki apenas observava os barcos se aproximarem, se perguntando o motivo de estarem ali.

-Devemos mandar forças para a costa? - Kjetill perguntou aproximando-se de Floki.

Kjetill mantinha cuidado redobrado desde a situação com Eyvind. Tinha medo que os exilados tentassem retornar por vingança.

-Eu não acho que será necessário - ele respondeu calmamente -Vamos ver o que os trouxe até aqui.

-Você não tem nem ideia do motivo ou prefere fingir que não tem? - Aud disse aproximando-se de Floki enquanto Kjetill se afastava.

-O que quer dizer com isso Kjetilldottir? - Floki perguntou.

-Quero dizer que é óbvio o motivo de eles estarem aqui - Aud apontou -Querem reivindicar a Terra. A fama de Ivar chegou até aqui, Floki, sabe muito bem qual o desejo dele.

-Não julgue conhecer Ivar melhor do que eu - Floki comentou -Afinal, você nem o conhece. E ainda tem muito o que aprender.

Os barcos se aproximavam cada vez mais.

-Venha - Floki disse -Eles estão quase aqui. Devemos recebê-los apropriadamente.

Ele então foi em direção a orla, e mesmo relutante, Aud o seguiu de encontro aos grandes barcos que se aproximavam.

***

Floki ficou surpreso ao ver Hvitserk,  não Ivar descer do primeiro barco que ancorou na costa. Hvitserk caminhou até Floki e com um sorriso o abraçou.

-É bom vê-lo, Floki, amado pelos deuses - ele disse.

-Hvitserk Ragnarsson - Floki sorria -O que faz aqui?

-Ivar me enviou para ver o que você tem aprontado por aqui - Hvitserk disse -Citando as palavras dele "Fico muito feliz que aquele tolo não tenha naufragado antes de encontrar seu destino"

Floki riu e abraçou Hvitserk animado.

-O que aquele aleijado tem feito? - Floki perguntou -Sua fama chegou até mesmo aqui.

-Ele agora é rei em Kattegat - Hvitserk disse -E graças a ele temos um assentamento na Inglaterra.

Floki não podia deixar de sentir orgulho dos feitos de Ivar. Ele era como um filho, e vê-lo fazer coisas tão grandiosas apesar de toda a dor e sofrimento era gratificante. Os deuses o tinham favorecido.

Aud mantinha certa distância enquanto Floki conversava com Hvitserk.

Ela se lembrava dele. Um dos Ragnarssons. O mais imprudente e alegre deles. Hvitserk tinha um espírito aventureiro do qual Aud se lembrava muito bem. Sempre estava bebendo e festejando, mas também tinha sido o primeiro filho da rainha Aslaug que se aventurara para além de Kattegat. Ela se lembrava de ele ter ido com Björn em uma viagem anos atrás.

Hvitserk não pareceu notá-la até que Floki a chamou.

-Aud Kjetilldottir - Floki chamou e a garota se aproximou cautelosamente e com uma expressão neutra -Quero que conheça Hvitserk Ragnarsson.

-Kjetilldottir? - Hvitserk perguntou -Como em Ketjill Flatnose?

-Exatamente - Ketjill disse sério, aproximando-se, a mão repousando no punho da espada embainhada.

-É uma honra conhecê-lo - Hvitserk disse estendendo a mão para cumprimentar Kjetill que retribuiu com cautela -Ouvi muito sobre seus feitos.

Hvitserk virou-se então para Aud, analisando-a.

-É um prazer conhecê-la também, Aud Kjetilldottir - ele disse e a garota assentiu, sem dizer nada, apenas com um movimento de cabeça.

O olhar intenso com que Hvitserk a analisou a deixou desconfortável. Ele a olhou com atenção e com intensidade. Como se pudesse ver através de sua pele. Aquilo não podia ser bom.

Ketjill notou a forma como Hvitserk olhara para a garota, e olhou de forma ainda mais fria e ameaçadora pra Hvitserk que, se percebeu, fingiu não notar.

-Temos que comemorar sua chegada - Floki disse -Teremos um banquete hoje à noite, para agradecer aos deuses por sua presença e por sua chegada em segurança. Mas por agora, você e seus homens devem descansar.

Aud observava os homens descerem dos navios, eles realmente deviam estar cansados.

-Jovem Aud - Floki chamou -Vá anunciar o banquete.

Aud assentiu e fez o que Floki pediu. Havia muitas coisas a preparar para que o banquete ficasse pronto até o anoitecer.


***

Ao anoitecer tudo estava pronto para o banquete. Muita comida e bebidas para todos.

Aud tentou falar com Floki a tarde toda, mas sempre que o encontrava, Hvitserk estava com ele, e algo na presença do Ragnarsson deixava Aud desconfortável demais, então a garota desistiu de falar com Floki antes do banquete. Mas a curiosidade a estava consumindo. Ela queria saber o verdadeiro motivo de Hvitserk estar ali.

Quando o banquete começou, Aud não gostou nada do comportamento dos homens que vieram com Hvitserk. Eles eram rudes e tratavam as pessoas com desrespeito. Quando um guerreiro tentou abusar de uma das meninas que o servia Aud não se conteve e interveio.

-Deixe-a - disse com autoridade ao se aproximar.

-Não se intrometa mulher - o guerreiro disse -É só uma escrava.

-É aí que se engana - Aud disse -Não temos escravos aqui, todos são livres. Então peça desculpas por seu comportamento e deixe-a.

O homem a olhava com raiva e zombaria. Não ia deixar uma mulher falar com ele daquele jeito. Aud por sua vez continuava encarando-o, irredutível. Não deixaria aquele forasteiro agir daquela forma. Era um convidado e devia ter respeito por seus anfitriões.

-Algum problema Arne? - Hvitserk perguntou aproximando-se por trás de Aud que estremeceu ao ouvir a voz do rapaz.

-Essa mulher diz que não tem escravos aqui e que devo me desculpar com a mulher que me serve - O guerreiro zombou e os outros ao seu redor riram.

-Então o que está esperando para fazer isso? - Hvitserk perguntou.

Arne o encarou parecendo não acreditar no que acabara de ouvir. Mas não pensou duas vezes.

-Me desculpe - disse olhando para a garota.

-Somos convidados aqui - Hvitserk disse -Não se esqueçam disso e tratem nossos anfitriões com respeito.

Aud se virou e percebeu que Hvitserk estava mais perto do que ela esperava.

A garota o encarou por alguns minutos. Ele sorriu para ela e estava prestes a dizer alguma coisa, mas Aud se afastou antes que ele tivesse a chance.

Poison & Wine (PT - BR)Onde histórias criam vida. Descubra agora