Salmo 39

100 13 11
                                    

_____ 🌷 O cuidado com as nossas palavras, abre idade e vaidade da vida. A  súplica do salmista para que Deus o guarde da
Impaciência 🌷____


Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim.


Com o silêncio fiquei mudo; calava-me mesmo acerca do bem, e a minha dor se agravou.

3
 Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua:


Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.


Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)


Na verdade, todo homem anda numa sombra; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.

7
 Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.


Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças o opróbrio dos loucos.


Emudeci; não abro a minha boca, porquanto tu o fizeste.

10 
Tira de sobre mim a tua praga; estou desfalecido pelo golpe da tua mão.

11
 Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniqüidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade. (Selá.)

12 
Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.

13 
Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não seja mais.

* * *

___🌷 Comentando o versículo 1🌷__

      Davi estava deprimido, porque ele sentia as consequências dos seus pecados e iniquidades. Os ímpios começaram a criticá-lo por seus erros e a falar contra nosso Deus. Isso geralmente acontece. Quando nós, como filhos de Deus, erramos, os ímpios se aproveitam de nossas falhas e ridicularizam o Deus em quem cremos.
      Davi, não querendo desabafar com outras pessoas, falou no íntimo de sua alma com Deus.
      Ele foi muito virtuoso, porque decidiu não pecar com a língua. Pois teve um cuidado especial diante dos ímpios. Quando estamos com nossos amigos, não precisamos nos preocupar com o que falamos ao abrir nosso coração. Mas quando estamos com os ímpios, devemos nos lembrar que eles vigiam nossas palavras e as modificam para nos atingir.
    Guarde silêncio. Muitas vezes, é sábio ficar calado. Hoje as pessoas querem muito mais falar do que ficar em silêncio. E há pessoas que falam demais. Deveríamos imitar o que fizeram Davi e Jesus Cristo: ficaram calados. E acerca de Jesus, lemos que os governantes ficaram muitíssimo admirados ao vê-Lo silencioso, ao ser julgado por Caifás, Herodes e Pilatos.

____🌷 Vamos juntos orar 🌷____

    "Senhor Deus, não queremos jamais nos afastar de ti, seja por negligenciar  a tua palavra ou os momentos de orações. Ajuda-nos a conhecer melhor os teus propósitos  e a trilhar cada vez mais perto de ti. Não nos deixe cair em tentações, pecados ou ociosidade, em vez disso nos aproxima de ti. Amém".

Glaucilene 🌸🎵

Livro de Salmos IOnde histórias criam vida. Descubra agora