Prólogo - Carta de suicídio

1.5K 234 614
                                    

Nota da autora:

Como o próprio título diz essa é uma carta de suicídio. Se você está pensando em suicídio ou passando por um período depressivo peço que não prossiga na leitura dessa carta e avance para os próximos capítulos onde você verá que por mais que esteja doendo o suicídio não é a solução. Eu estou aqui para você. Não escrevi esse livro por acaso ou por ter visto o assunto em livros, filmes e séries. Escrevi com base na minha experiência com o suicídio e a depressão e quero que você entenda, assim como eu entendi um dia, que ainda é possível sair do poço. Um grande abraço apertado e quentinho. Se você precisar conversar me chame no privado que assim que eu ver sua mensagem irei responder. Me disponho pra te ouvir. Se não se sentir à vontade para se expor ligue ou mande uma mensagem para o CVV. 188. Se sentirá melhor. Falo por experiência própria. Falar é a melhor solução. ❤

●●●

"Ele deu todos os sinais, você não captou nenhum..."

     São duas e meia da manhã. Estou em cima de um prédio de quinze andares... Gostaria de dizer que estou chorando, mas seria uma tremenda mentira já que não estou. O fato é que passei quatro anos da minha miserável vida fazendo isso e, bem... eu cansei. Tudo que sinto nesse momento é um vazio absurdo. O vazio não deveria doer tanto, mas dói. Dói pra caramba! Aquilo que dizem por aí é realmente verdade. O vazio ocupa um espaço enorme.

     Mas, enfim, quando lerem essa carta eu já estarei estirado no asfalto. O prédio é bem alto. Morte na certa, segundo minhas pesquisas. Sim, claro que eu pesquisei. Cinco meses planejando isso sem encontrar nenhum motivo para desistir. E... cara, isso é tão irônico! Eu tenho amigos! (Tinha já que agora nesse momento em que está lendo, estou morto.) Não é estranho?

    Mano, eu não queria morrer. Eu não queria acabar com essa droga de vida assim tão cedo. Eu queria poder estudar mais, entrar na faculdade de medicina... queria poder casar um dia. Segurar meus filhos no colo... Porém algo dentro de mim me diz que eu não sou tão forte pra alcançar tudo isso. Sinto que se eu tentar, irei fracassar e será bem mais doloroso para mim e para todo mundo. Bom, exceto para o meu pai. Ele ficaria imensamente feliz em jogar na minha cara que eu sou um completo fracassado. Então, pai, você acertou. Sou um fracasso. Um fracasso como a mamãe...

      Veja bem, não quero que isso pareça dramático porque, se bem conheço as pessoas com quem convivo, é isso que elas vão dizer quando lerem essa carta. Mas eu preciso falar... Sinto que vou explodir se não falar tudo que está entalado em minha garganta a anos, conseguem entender? Ninguém me ajudou... Nenhum amigo ouviu meus gritos de socorro. Eles foram silenciosos, mas quando se ama alguém de verdade, não se enxerga além? Ah, pelo menos foi isso que me disseram. Ninguém se importou o suficiente para perceber que eu precisava de ajuda...

     Ah, Luan... Cara, você sempre foi o meu melhor amigo. Tanto que confiei em você para mostrar as minhas cicatrizes... Mas o que você fez? Procurou me entender e me apoiar? Procurou me ajudar de alguma forma como eu achei que faria? Droga, cara! Suas palavras doeram na alma, sabia? Lembra delas? Fazem três anos, mas eu lembro como se tivesse sido ontem. Você disse que eu estava sendo retardado e precisava parar com isso, pois isso era coisa de fraco. Pensa que ao dizer tais coisas você me ajudou? Não, cara. Não me ajudou em nada. Só me fez perder toda a confiança e admiração que eu tinha por você. Suas palavras me fizeram perceber que eu estava sozinho nessa. Isso me matou um pouco mais, caso tenha interesse em saber. Eu te perdôo, mano. Afinal, amigo é pra isso, não é? Só não cometa o mesmo erro com outra pessoa. Mude. Suas palavras podem salvar alguém ou empurrá-lo direto ao precipício. É você quem decide.

    Agora você, Enya. Cara eu te amo demais! Você nem pode imaginar o quanto. Por você, Enya, eu teria aguentado todo esse sofrimento por mais tempo. Sim, por você eu viveria mais um dia... Sabe, durante esses dois anos de namoro você foi tudo que eu precisei para suportar todas as crises. Mesmo você não me entendendo muito bem. Mesmo você sendo grossa às vezes... era o seu jeitinho e eu nunca achei insuportável. Mas droga, Enya! Faz seis meses que consegui confiar em você o suficiente para mostrar as minhas malditas cicatrizes. Você estava preocupada comigo. Pediu que eu confiasse em você... queria saber o que estava acontecendo. Cara, eu realmente achei que se importasse. Juro que achei.
No entanto, talvez você só estivesse curiosa como todos os outros, não é?
Quando mostrei minhas cicatrizes pra você, achei que fosse me apoiar... achei que fosse ficar do meu lado. Que decepção a minha quando você não ficou. Reagiu igual ao Luan e isso matou a parte viva que ainda existia em mim. Só quero que saiba que eu teria ficado se você tivesse dito que lutaria contra essa coisa aqui dentro de mim junto comigo. Sozinho não dava mais.

     Durante esses cinco meses que passei planejando a melhor maneira de acabar com tudo isso, eu esperei que você ao menos parasse de olhar para si mesma e enxergasse que eu precisava de você. Durante esses cinco meses eu realmente esperei que você se importasse.
Entretanto, você, assim como Luan, preferiu viver como se nunca tivesse visto minhas cicatrizes, e como se eu estivesse bem. Eu nunca estive bem, meu amor. Será que vocês eram tão idiotas ao ponto de não notarem isso?

     E agora eu tô aqui, em pé sobre a borda desse maldito prédio, escrevendo (digitando, para ser mais exato) minhas últimas palavras para as duas pessoas que eu mais amei e confiei em toda a minha vida. Vocês dois.

     Às 23h44m eu te liguei, Luan. Lembra? A mensagem dizia o quanto eu estava mal e que precisava conversar um pouco. Você disse que estava indo para a festa da Kell e não tinha tempo para mim naquela hora... Hum... okay! Você disse que podíamos conversar de manhã. Uma boa ação, não? Só que eu precisava de você às 23h44m, mano! Precisava de você naquela hora. Não era necessário vir até a minha casa, uma ligação bastava. Eu falei de suicídio e você nem se importou. Falei que estava ao ponto de fazer bobagem e você simplesmente disse que estava chegando na casa da Kell e precisava desligar. Se você tivesse tido tempo para mim, tempo pra me ouvir... Não precisava me entender, só ouvir e ficar do meu lado e eu teria desistido por mais uma noite. Só uma demonstração de amizade e talvez eu ainda estivesse deitado na minha cama. Porém, não quero que se sinta mal por isso, Luan. Não quero. Você queria ir pra festa da Kell. Não é todo dia que a menina que você gosta faz uma festa pra durar a madrugada inteira e te convida, não é? Eu te entendo... Por isso não se culpe. Eu só estou com muita raiva no momento. Uma parte de mim me faz refletir um pouco sobre o que estou prestes a fazer e me faz sentir um idiota, no entanto estou tão cansado...

    Às 23h50m liguei pra você, Enya. Você me ouviu bem? Bom, eu acho que não. Caso contrário teria notado o desespero em minha voz. Cara, eu só queria um motivo para desistir do que planejei durante esses cinco meses. Só isso. Só que você, minha doce Enya, estava cansada demais para se importar comigo. Eu disse que precisava de você. Disse que precisava do seu colo e do seu abraço ou só de uma hora na linha com você... Você viu os emojis tristes e os corações quebrados que te enviei depois? Caramba! Eu achei que isso ia te mostrar o quanto eu estava mal, Enya. Mas você disse que estava com muito sono, mandou eu ir dormir, disse que me amava e desligou. Eu ainda pedi por favor. Eu implorei que você ficasse, mas você simplesmente me mostrou que eu não sou importante o suficiente pra você.

      Entenda, não estou te cobrando como namorada. Estou te cobrando como amiga. Você e Luan eram meus melhores amigos desde a infância... deveriam se importar, não é? Mas parece que nossa amizade não era tão importante pra vocês quanto era pra mim... Foi aí que eu me dei conta de que realmente não tinha mais jeito. Os únicos motivos que me fariam ficar, me jogaram prédio abaixo.

     Okay! Não é pra tanto. Não precisam se culpar. Eu já estava morto mesmo, então... Uma hora ou outra eu ia acabar fazendo isso. A atitude de vocês só acelerou o processo que já estava em andamento a muito tempo... A decisão definitiva foi minha. Talvez nada que vocês dissessem mudasse alguma coisa. Eu que sou dramático mesmo, então não se culpem.

     Eu amo vocês... nunca esqueçam disso. Agora é tarde para consertar as coisas comigo, mas tentem consertar com outros Heitores. Existe muitos de nós por aí. Escondidos no fundo de uma sala, trancados dentro de um quarto afundados na Internet ou rindo, rodeados de amigos como se a vida fosse um mar de rosas...

Onde quer que eu esteja quero me orgulhar de vocês.

E, pai... Vai pro inferno!

Por favor, não se aproximeOnde histórias criam vida. Descubra agora