notas da autora

401 50 2
                                    

Dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 350 milhões de pessoas pelo mundo sofrem de depressão (ano: 2020), 18% a mais do que há dez anos. Além disso, enquanto uma autora brasileira, é importante ressaltar que o Brasil é o país com os maiores índices de depressão entre todos os países da América Latina, apresentando mais de 12 milhões de pacientes, também segundo a OMS. A quantidade de pessoas diagnosticadas com depressão é equivalente a 4,4% de toda a população do planeta, e, por isso, disponho aqui alguns números de telefone e centrais para que evitemos o que aconteceu na história "Daddy Issues". Depressão não é frescura, e precisa ser lidada por profissionais de saúde.

Além disso, o feminicído e a violência doméstica são reais e extremamente graves no Brasil. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH), o país tropical ocupa o 5º lugar na classificação mundial de feminicídio. Ademais, no ano de 2020, houveram, contabilizados, 82 520 mil casos de mulheres vítimas da violência doméstica, apenas no estado de Minas Gerais.

Por favor, peço que se informem sobre isso. Adiante, alguns locais que recebem denúncias: 


- Central de Atendimento à Mulher no Brasil - 180

Criado para dar mais informações sobre direitos femininos e apoio psicológico à mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres. A Central também possui um número de telefone para WhatsApp ((61) 99656-5008) e está dentro da organização dos Direitos Humanos (telefone: 100), de forma que as denúncias também podem ocorrer por meio de seu telefone, chat e app. Para mais informações, acesse:      https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/1772https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-e-buscar-ajuda-a-vitimas-de-violencia-contra-mulheres

- Direitos Humanos - 100

Criado para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas, inclusive contra crianças e adolescentes, casos com pessoas em situação de rua, da população LGBTQIAP+, de pessoas com deficiência e idosos idem. O dito "disque 100" possui, também, uma ouvidoria com formato de chat, disponível no site oficial, como também um canal no Telegram chamado "Direitoshumanosbrasilbot", e seu aplicativo "Direitos Humanos Brasil". Todo ser humano possui os seus Direitos Humanos, e essa central possui, como maior intuito, garantir esses direitos. Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/.

As denúncias são gratuitas, anônimas e é posteriormente dado o número de protocolo da denúncia para que aquele que houver denunciado possa acompanhar o processo. Ademais, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, durante todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados, 24h por dia.

- Centro de Valorização da Vida - 141 (24h)

O Centro de Valorização da Vida (CVV), programa de apoio emocional criado em 1962 para atender gratuitamente quem procura um espaço discreto e seguro para desabafar, seja por meio de ligações (número 141) que funcionam 24 horas por dia, sem custo de ligação, como através de seu chat (https://www.cvv.org.br/chat/). É uma das entidades mais conhecidas e respeitadas quando o assunto é prevenção de suicídio e possui diversos projetos que envolvem auxílio psicológico. Para mais informações, acesse: https://www.cvv.org.br/.



Por fim, é importante reafirmar que, por mais que você esteja com a maior e melhor das boas intenções, é necessária a atuação de profissionais, tanto da saúde, quanto do governo. Declan, por exemplo, não deveria tentar ser um "psicólogo" de Violet. A atitude, na minha opinião, mais correta que ele poderia tomar seria indicá-la um/uma/ume terapeuta, entre outros. Mas, por favor, não deixe de buscar por ajuda, para você e/ou para outres.

Ademais, obrigada por ler esse pequeno livro! Amo muito todes vocês, e espero que todes tenham uma vida incrível e adorável :)))

daddy issues [the neighbourhood]Onde histórias criam vida. Descubra agora