Essi barra eni, Sophia, Alice e Harry Styles

78 11 13
                                    

Olá, meu povo lindo desse wattpad!

Como vocês estão? Dessa vez eu até que eu voltei rápido não? Eu só queria fazer um resumo rápido do que aconteceu esses dias para quem acompanhou o meu drama de parar em planejamento. Tantantan. Eu não estou trabalhando em planejamento, graças ao bom Deus. Vocês bem sabem o quão esporádica eu sou.

Nesse nosso mundão de Meu Deus o que mais temos são nomes estranhos, mas nenhum é mais estranho do que Essi barra Êni. Eu consigo ver, daqui alguns vinte anos, quando as nossas fanfiqueiras de plantão tiverem os seus filhos, que um dia apareça meu filhinho saltitante falando que na sala dele tem 20 Sophias, 40 Alices, 2 Essis barras Ênis e 9 Jackson, afinal, esses são os nomes mais comuns nesse nosso universo de clichês. 

Enquanto a vida real está se superlotando de Enzos e Valentinas, poderia ter uns dois Velentins e um Valentino e de preferencia nenhuma Enza, aqui temos de rodo a muito mais tempo Harrys Stiles Junios, Alices Sandy e Sophias Xitãozinho e Xoxororó. Esse são só alguns dos nomes que mais usam. 

Se eu fosse ter que fazer uma previsão sobre a próxima geração é que ela dos dois ou um, terão nomes igualzinhos, como aquela época em que todo mundo era filho de José (incluindo eu) e filha de Maria (vovó, te amo!) ou sofrerão com nomes estranhos para um porra (Floripis Elentya nem nasceu e já amo). Por que ninguém dá um nome bonito como Marizinhade? Creuzanine? Lanizoide? São tão bonitos!!

Pelo menos evitaria aquela repetição desnecessária que dá nos nervos. Que as escritoras, não vejo quase nenhum escritor aqui, fazem também questão de ser sempre as mesmas cantoras, modelos/fotos aleatórias.  Sem contar que sempre tem a mesma fisionomia, olhos claros, verdes ou azuis, cabelos longos loiros ou castanhos, as mais rebeldes também tem californianas e são SEMPRE BRANCAS! A mesma personalidade também, diga-se de passagem. Afinal, quem hoje em dia não é marrentinha, briga com os pais, come doritos com nutella, tem barriga chapada, ama livros e não dá mole para garoto nenhum e pega mais gente do que o PIB do Brasil? Num é? É sim! 

É por isso que tantas histórias se parecem com outras. As lemos sempre com aquela sensação "Hum. Conheço isso daqui em algum lugar". 

A única coisa que realmente é hilário quando uma fanfiqueira de clichê denuncia outra fanfiqueira de clichê de plágio. Assim, meu bem, você teria plagiado metade do wattpad inteiro, meu bem. Lógico, existe sim casos de plágio, mesmo que eu considere desnecessário, afinal, tudo tem a mesma cara. 

E esse não é o único problema que encontramos com esses clichês chatos para uma porra. Não temos representatividade. Todas são héteros, cis, brancas e com traços europeus, no máximo, depois da explosão do k-pop no ocidente, temos algumas asiáticas. Mas nunca são negras, afro-descendentes, indígenas, do oriente médio ou até de qualquer outro lugar que não seja Coreia, Japão, Estados Unidos ou Reino Unido. Cadê Irlanda? Escócia? Nepal? Nova Guiné? Tailândia?  Costa do Marfim? Indonésia? Bolívia?  

A mesma coisa serve para a sexualidade. Não são todos que são héteros ou cis. Temos aí a comunidade LGBTT sempre buscando mais pessoas que fazem parte da comunidade ativas nas áreas econômicas, artísticas, representando e sendo representadas. Essas pessoas sofrem preconceitos, esterótipos lazarentos, que tentam dia após dia quebra-los e joga-los na caçamba de lixo. Aí aparece uma pré-adolescente que nem saiu da fraldas ainda, que tem cheirinho do leito da mãe, voltando com essa imagem totalmente errada que eles lutam para desaparecer. Isso é, quando se lembram disso. 

As pessoas tem que começar a expandir sua visão de mundo, sair da sua bolhinha, ver a realidade nua e crua, sem os filtros, além do que nos apresentam. Precisamos ser representados, precisamos ser reconhecidos sem aqueles costumeiros escárnios, sem aquele estereotipo, pelo que somos de verdade. Que quando a gente escolher uma história para ler, a gente se veja ali de corpo e alma, que vejamos a diversidade existente e que possamos aprender com os nossos erros passados ao nos desconstruir para podermos nos reconstruir como pessoas melhores.

Até o próximo!

Fanfics sendo FanficsOnde histórias criam vida. Descubra agora