- Camila, você viu a minha blusa?
- An?
- Acorda Camila, estou atrasado de novo!
- Samuel meu amor, sua blusa está no sofá, onde você deixou ontem antes de arrancar a minha roupa.
Enrolada no lençol, Camila sensualizava com os cabelos esgranhados, enquanto Samuel só pensava em qual desculpa iria dar.
Com a cara amassada e a barba cheia de fios de cabelo de Camila, Samuel corria afim de amenizar o seu terceiro atraso na semana.
No seu celular, 16 ligações não atendidas.
- Dessa vez eu me dei mal!
Pensava ele enquanto cortava os carros ultrapassando o limite de velocidade. No espelho interno do carro o seu pequeno terço sacudia devido aos solavancos, no para-brisa traseiro a mensagem:
EU AMO A DEUS E A MINHA FAMÍLIA!Estacionando o seu carro, Samuel corre até o seu armário e veste o macacão.
- Samuel!
Uma voz feminina, porém autoritária se faz escutar de uma sala no fim do corredor.- Sim, dona Vânia!
De cabeça baixa, o atrasado funcionários sabia que estava vacilando.- Creio que não existe desculpas, se houver, por favor me conte.
- Olha dona Vânia, eu...
- CHEGA SAMUEL!
Você está pensando que isso aqui é o que?
É a última vez que eu aturo a sua irresponsabilidade, vá para o seu setor e renda sua companheira de trabalho que dobrou a noite e aguardou a sua chegada para poder ir descansar.Sem dizer uma palavra, Samuel um homem de porte atlético, moreno e completamente sem responsabilidade, seguiu até o seu setor.
- Rafa...
- Nem vem com esse Rafa!
Cara, você tem noção de como eu trabalhei essa noite?
Eu só queria deitar na minha cama e dormir, mas agora, vou pegar um engarrafamento daqueles e te xingar mentalmente durante a viagem.- Foi mal Rafa.
- Tchau Samuel!
- Ela ficou chateada Antônio.
- Também pudera né?
Todo plantão você faz isso cara.E tentando argumentar com o seu motorista, Samuel ouviu a porta bater com força e muita raiva.
- É, ela está com raiva!
Disse o inconsequente Samuel.Vou organizar o material enquanto não temos nenhuma chama...
- Atenção, homem baleado em uma tentativa de assalto...
Dizia a voz no rádio.- Você e sua boca grande né Samuel?!
- 765, estamos perto vamos atender essa solicitação!
Sorrindo, Antônio subiu na ambulância e confirmou o atendimento enquanto Samuel desistia de colocar os materiais descartáveis em recipientes organizadamente.- ...Repetindo, homem baleado no tórax e no crânio.
- Quer apostar que vai estar em Óbito?
Dizia Antônio com o ar de deboche.- Que isso Tonhão?!
Não pode pensar assim não cara, é uma vida!
Deus opera milagres.- Você tá de sacanagem Samuel?
Logo você falando de Deus?
Argumentava Antônio quase que gritando enquanto a sirene da ambulância berrava.- Não estou te entendo cara!
O que você quer dizer com isso?- Nada não Samuca, nada não.
- Olha, você me respeita cara!
Eu sou um homem de princípios, tenho temor a Deus e sigo a palavra, comungo todo os domingos e ainda sou catequista todas as quintas.- Mas isso não quer dizer nada Samuel!
Afirmava Antônio.- Como assim?
Você quer dizer que me tornar um homem de bem, não quer dizer nada pra você?- Não, isso não tem nada haver com o seu catolicismo, isso tem haver com o seu caráter.
- Entendi, você está magoado com os meus atrasos?
- Não!
Isso tem haver com...
Há, deixa pra lá!- Deixa pra lá não, agora você vai ter que me dizer!
- Samuel, chegamos!
Depois conversamos sobre isso.Ao chegar, Samuel fez a primeira leitura do local.
- Um cidadão ferido no chão, uma viatura policial e uma aglomeração que já estava se formando.
Antônio manobrou a ambulância enquanto Samuel já estava ao lado do baleado verificando Sinais vitais.
- Tem pulso!
Disse Samuel ao ver Antônio calçando as luvas e caminhando em sua direção, rapidamente Antônio buscou a maca enquanto Samuel fazia todo o procedimento inicial para não perder o paciente.- O tiro na cabeça pegou de raspão?
Perguntou Antônio.- Parece que sim, ele perdeu muito sangue!
- 1,2,3!
E tomando o impulso, levaram o paciente até a ambulância e novamente com a sirene alarmado, cortaram as ruas até chegar no hospital mais próximo.- O que temos?
Perguntou o médico agarrado na maca levando rapidamente o paciente até a mesa de cirurgia.- Homem negro, com perfuração a balas, no tórax e na face.
A pressão está estabilizada e o pulso está ficando fraco a cada minuto.- Tudo bem, deixa comigo!
E levando o paciente, o médico encerrou ali o contato de Samuel e a sua primeira chamada do dia.- Meu pai, eu sei que tu és o Deus do impossível, salve esse homem!
Não deixe sua vida ser ceifada meu pai!
Oh virgem Santíssima, interceda junto a Jesus Cristo por esse homem!
Mentalmente, Samuel fazia a sua oração enquanto caminhava de volta para a ambulância.
- Ei cara, você está bem?
Perguntou Antônio ao ver os passos lentos de Samuel.- Sim, é que eu ainda não me acostumei com essa louca e linda profissão.
- Ei, vá beber uma água!
Aconselhou Antônio, acreditando que assim, Samuel iria voltar a si.- Tomar água é uma ova, pode me explicar aquele papo torto dentro da ambulância.
Mudando completamente o tom da fala Samuel insiste em retomar a conversa.
- Não, deixa isso pra lá a vida é sua e faz dela o que bem entender...
Antes que Samuel pudesse insistir mais um pouco, o seu telefone tocou.- Oi amor!
Com a fala macia e melosa Samuel atendeu.- Oi amor?
Samuel, você tem noção de quantas vezes eu te liguei essa noite?
Você tem noção de quantas vezes o seu filho perguntou por você na hora de jantar e você não dava sinal de vida?- Aline, eu sinto muito meu bombom, eu precisei dobrar no trabalho.
- E por que você não me ligou?
Por que não avisou?
Eu não dormi essa noite preocupada com você seu peste!- Calma meu chocolate, eu estou bem e mais tarde nós vamos sair, eu você e o Artur.
- Nada de atrasos e nada de desculpas em Samuel!
- Tchau, meu amor.
Te amo!E desligando o telefone, Samuel repara a expressão e o gesto de Antônio.
Sombrancelha levemente erguida, braços cruzados e uma expressão de " Viu? Você vive uma vida de hipocrisia."
Totalmente sem jeito, Samuel leva o celular até o bolso do macacão e não insiste em falar mais sobre o tal assunto.
Adilio Roza
VOCÊ ESTÁ LENDO
Olhares
ActionOlhares é uma sequência de textos, onde vamos mergulhar na visão do protagonista, porém, esse protagonista irá se alterando e então teremos um novo olhar do mesmo acontecimento. Não entendeu? Toda quarta-feira lançarei um novo olhar e verás que temo...