Capítulo 19

276 17 0
                                    

                 Diagnóstico.

Nicolas.

Depois de uma semana que aquela minha paciente morreu na sala de cirurgia, o presidente do conselho de saúde chegou no hospital mais vida.

- Doutor Nicolas!. Chama Lilian,enquanto olho uns exames

- Oi,Lilian! O que houve?

- O médico presidente do conselho de medicina está aqui e quer conversar com você.

- Mande ele entrar

Ele entra com uma pasta preta e se senta para conversar.

- Bom dia! Nicolas!. Fala ele apertando minha mão.

- Bom dia,doutor Albert.

- Recebi no conselho de saúde uma notícia de que uma paciente grávida fez uma cirurgia imediata.

- Sim,foi! Mas infelismente ela faleceu no seu parto.

- Então fez o parto sabendo que a paciente corria risco de morte?

- Ela estava ainda consciente doutor.

- Você conhece o conselho de medicina,se um erro médico afetar um paciente consciente e acontecer uma fatalidade,o médico arcará com todas as responsabilidade e ainda sofrerá as consequências de seus atos.

- Eu sei disso! Mas me responda a pergunta,quem lhe deu a informação sobre o ocorrido?

- O pai da paciente grávida.

Quando recebi aquela resposta percebi o quanto seu Nestor estava enfurecido comigo.

Ele tinha todo o direito,afinal sua filha morreu em meus hospital na sala de cirurgia.

Eu tinha prometido para aquele pai,que sua filha seria salva,e não cumpri,mas salvei sua neta,uma das melhores lembrança da mãe.

___________________________________
Albert sabia que eu nunca, em toda história da medicina, mataria um paciente.

- Veja esses papéis. Disse ele me entregando um envelope amarelo.

Eram exames da paciente grávida, falando sobre sua gravidez e o risco da gravidez.

- Então.... Ela...tinha....

- Isso mesmo,um câncer pulmonar.

- Como descobriu isso?

- Bom! Como todo presidente do conselho de saúde e médico também, fiz uma análise médica sobre a paciente em uma clínica mais avançada, então descobri que a paciente depois de oito meses de gravidez foi infectada por uma bactéria pulmonar.

- Você quer dizer que ela e a filha
poderia morrer?

- Isso mesmo e você sendo um médico tão sábio e renomado não fez um enxame pulmonar na paciente. Diz ele  em tom irônico.

-O que posso dizer é que eu fiz o que estava ao meu alcance e não tenho culpa se meus enfermeiros não me contaram sobre o ocorrido.

- O que estava ao seu alcance? Você tinha que ter feito uma análise clínica na paciente e ainda não ter feito uma cirurgia imediata, você fez o que um médico nunca poderia ter feito. Diz alterando a voz.

- Seja mais claro.

- Será substituído do hospital.
Diz ele indo embora.

Nosso Destino.Onde histórias criam vida. Descubra agora