Onde Ensinamos Exercícios Realmente Legais e Fazemos um Descarado Merchandising de uma Fabricante de Pneus
Percepção energética é algo tão básico na prática mágica que realmente é muito complicado que você se torne um magista real sem dominar ao menos o básico deste elemento. Esta costuma ser a fronteira que separa os estudantes do oculto dos magistas. Os estudantes não desenvolveram ainda a manipulação das energias e o magista sim. Também é um grande limitador, porque muitos simpatizantes das artes ocultas perdem tempo lendo vários tratados e livros de magia em geral, maravilham-se com o que é dito em cada um deles mas não encontram nenhum treinamento específico acerca do tema, ou ao menos, não encontram nenhum treinamento que seja claro e simples para iniciantes.
Não podemmos dizer que não existem tais treinamentos pois estaríamos mentindo, eles existem sim, há diversas obras escritas por autores excelentes que ensinam o beabá da percepção e manipulação energética, algumas vezes falta ao próprio estudante de ocultismo a perseverança de ir adiante. Escrevemos esta parte mesmo assim, pois este livro se propõe a ser um manual compacto, porém completo, não vamos apenas falar, falar, falar e não ensinar a estrada dos tijolos amarelos. Vamos ensinar exercícios básicos da forma mais simples que pudermos para que você possa efetivamente dar alguns passos em direção à efetiva prática.
Existem pessoas que já nascem captando energias de todo lado. Há os curandeiros naturais, as pessoas que tem dedo verde ou como se diz popularmente “mão boa para plantas”. Existem, ainda, pessoas que naturalmente possuem o poder de lançar mal olhado e quebranto e até mesmo feitiços complexos sem nunca ter ouvido falar de magia. Se você já tem algum tipo de habilidades do tipo naturalmente, os exercícios mesmo assim são úteis para que consiga controlar e dominar seus dons naturais, como diria o slogan da Pirelli, “potência não é nada sem controle”.
Antes de mais nada, elencaremos alguns fatores que influenciam na percepção energética, se você possui dificuldades com os exercícios ou mesmo sem se exercitar deseja melhorar sua percepção - pois trata-se apenas de melhorar porque percepção todos temos, em diferentes graus - sugerimos começar por testar a força desses fatores, isolados ou em conjunto:
1. Alimentação: existem alimentos que embaçam e que limpam a nossa percepção energética. Carne vermelha, carne suína, alimentos picantes (cebola, alho, pimentas) são alguns que tradicionalmente são associados a tal tipo de bloqueio. A dieta vegetariana é conhecida por ser de grande auxílio a quem deseja melhorar sua percepção. As densas energias contidas na carne ao interagir com nosso campo espiritual, o tornam mais denso que o natural, eliminar alimentos de origem animal com o tempo faz com que nosso campo fique completamente limpo de tais energias negativas e como consequência, nossa percepção melhore bastante.
2. Descarregos: o dia-a-dia, o trabalho, os estudos e a convivência com as pessoas de modo geral são coisas que nos levam a diferentes níveis de estresse e carregamento energético. O estresse é um poderoso fator de bloqueamento também. É de vital importância cultivar alguma prática de descarrego na nossa rotina. Sejam rezas, defumações, banhos, participação de rituais religiosos ou outro método que você ache mais interessante, o que não pode é deixar a carga de inveja, raiva, tristeza, decepção e outras emoções se acumular no seu campo espiritual sem que nunca sejam limpas.
3. Meditação: magia é muito sobre domínio sobre a mente. A grande maioria das pessoas sequer para alguma vez na vida para refletir sobre como a mente funciona. Uma máquina de potencial tão grande é simplesmente ignorada durante toda a existência. Pra entender a mente é necessário aprender a observá-la. Você já parou para observar sua própria mente funcionando? Se não, procure alguma técnica meditativa e passe a desenvolver este lado. Além de diminuir estresse, ansiedade e outros males, irá aumentar consideravelmente a sua percepção energética.
4. Experiências Místicas: alguns ocultistas tratam as experiências místicas como meras crendices, estão ignorando mais uma vez o imensurável poder que a mente possui. Êxtases religiosos como transes xamânicos, incorporação de entidades e outros são excelentes formas de aprender os mecanismos da manipulação energética. Devendo, contudo, ser atentado para a responsabilidade quanto a tais experiências, procurando sempre locais, técnicas e pessoas confiáveis.
5. Técnicas de Cura Energética: existem diversas técncias de curas energéticas: Reiki, Joh Rei, passe magnético, só para citar alguns. Atuar como aplicador ou paciente de algumas dessas técnicas também uma forma preciosa de entender e sentir as energias ocultas funcionando ao nosso redor.
6. Mudança de Ambientes: a simples mudança de ambientes, como sair da praia para o sertão, do sertão para a mata, da mata para um rio, procurando notar a diferença em nosso corpo e estado mental que cada local apresenta, já nos habilita a sentir melhor as energias atuando.Estes foram apenas alguns exemplos, há diversos outros fatores menores que também influenciam, mas começe por testar estes que você já obterá excelentes resultados. A seguir apresentamos técnicas simples e objetivas para melhor compreensão e desenvolvimento do tema. Você pode escolher aquela técnica que achar mais interessante e começar por ela. É aconselhável testar várias dessas técnicas, pois cada uma possui objetivos diferentes. Elas não seguem uma sequência de importância, você pode utilizar a que achar melhor, mais atraente e, porque não, mais divertida. Mas é recomendável ler todas antes de começar as práticas, assim você saberá qual delas supre melhor suas atuais carências. As técnicas relacionadas a energia elemental são exceção, se você não tem domínio sobre elas, é recomendável que estude e pratique uma por uma na sequência lógica em que são apresentadas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vias Ocultas - Um Manual de Iniciação à Magia
SpiritualVias Ocultas é um guia para iniciantes em magia. Escrito em linguagem leve e utilizando toques de humor o livro procura fornecer ao ingressante no mundo mágico e ocultista um conjunto de ferramentas que o possibilite desvendar esse novo mundo com se...