Onde realizamos brevemente uma porção de diferenciações para esclarecer vários pontos confusos sobre Magia e Ocultismo, torcendo para que ao final o leitor não fique mais confuso aindaO termo ocultismo costuma ser visto de forma mais negativa que o termo esoterismo. O objetivo aqui não é fornecer definições de dicionário, para isto temos obras mais habilitadas como o Aurélio e o Houaiss, nosso foco é mostrar a diferença prática entre os dois grupos.
Os chamados esotéricos são um grupo muito amplo e difuso, não existem muitos pontos de convergência. Tarólogos, astrólogos, numerólogos, terapeutas holísticos diversos e até ocultistas, se encaixam no termo esotérico. São aquelas pessoas que procuram ter uma visão holística do ser humano e do universo, livrando-se das respostas pré-concebidas das religiões. Já o ocultista possui um foco dentro do esoterismo, o estudo das leis ocultas da realidade.
Esoterismo é uma filosofia de vida, uma forma de conduzir a própria existência. É uma caixa de ferramentas para quem quer ir além do esoterismo genérico e ir à raiz das coisas. Apesar de haverem exceções, digamos que o esotérico seria alguém que lê cartas sem procurar entender os mecanismo ocultos que fazem com que um oráculo funcione. O ocultista vai além de procura saber como o oráculo funciona e o mago vai além dos dois e usando os conhecimentos sobre o funcionamento do Tarot, cria um oráculo completamente novo.
Realizada tal diferenciação, fica fácil distinguir uma ordem de magia de uma ordem de mistérios. A ordem de mistérios procurará levar a seu conhecimento as leis ocultas, procurando criar uma nova filosofia de vida em você. A ordem de magia , por sua vez, possui um foco nas leis de manutenção da realidade, apesar de não se limitar a estas e se concentra em tornar você um agente manipulador de tais leis e não apenas um conhecedor das mesmas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Vias Ocultas - Um Manual de Iniciação à Magia
SpiritualVias Ocultas é um guia para iniciantes em magia. Escrito em linguagem leve e utilizando toques de humor o livro procura fornecer ao ingressante no mundo mágico e ocultista um conjunto de ferramentas que o possibilite desvendar esse novo mundo com se...