As Vias da Iniciação

163 11 0
                                    


O

nde explanamos sobre nossas ordens e tradições mágicas, explicando ao jovem ocultista quais as opções que ele possui para seguir a senda ocultista no território nacional e rendemos loas à culinária pátria

Um certo dia você desperta para o ocultismo e pensa: e agora, que devo fazer? O iniciante está sempre ansioso por novas experiência e às vezes sente necessidade de pertencer a um grupo. Ele é ávido por informações e sabe que dentro de uma ordem ou círculo bem estruturado é possível evoluir sem cometer todos os erros aos quais quem investiga tudo por conta própria está sujeito. 
O objetivo deste capítulo é exatamente elencar que opções o iniciante tem para dar início ao seu caminho. Nada melhor do que apresentar tais opções de forma numerada.
1. Estudo solitário: é um caminho muito difundido, seguido por muitos. Seja por morar em regiões sem opções de grupos ocultistas que estejam de acordo com seus anseios seja por opção própria ou qualquer outro motivo, este é um caminho de grande liberdade. O estudante solitário dispõe de milhares de livros para ler e praticar, diversos sites e blogs e fóruns na internet para tirar suas dúvidas, além de uma ampla comunidade ocultista para trocar ideias também na rede, comunidade esta formada não só por outros praticantes solitários como por membros dos mais diferentes grupos e ordens.
2. Adentrar em uma ordem: existem diversas ordens em atividade no território nacional. A opção por não citar nenhuma é em virtude do objetivo de não fazer parecer que este livro procura induzir o leitor a entrar em alguma delas, mas uma rápida pesquisa na internet irá lhe expor os mais diversos tipos de ordens ou grupos, com seus objetivos e requisitos para se tornar membro. Um alerta é não procurar entrar em uma ordem apenas para ostentar o título de Frater Fulano de Tal ou Mestre Cicrano de tal. Adentre pela vontade de aprender, que todas elas possuem coisas a serem repassadas.
3. Religiões: existem várias religiões com filosofias ocultistas e práticas mágicas que vale muito a pena conhecer. A Umbanda é um excelente exemplo, trata-se de uma religião genuinamente brasileira baseada em culto aos ancestrais e utilização da mediunidade como forma de ajudar as pessoas. Tal ajuda se dá através do trabalho das entidades da Umbanda, que são espíritos preparados no mundo espiritual para virem até nós e ajudarem nas mais diversas situações, contribuindo para a evolução do espírito que ajuda, da pessoa ajudada e da humanidade como um todo. Cada terreiro de umbanda é um universo a parte, vale então a pena conhecer vários deles até encontrar um em que se sinta a vontade para exercitar algumas práticas e, mesmo que não deseje se iniciar na religião, que você possa usufruir do dedicado trabalho dessas caridosas entidades. A Umbanda é apenas um exemplo, todas as religiões possuem sua própria prática e a manipulação de energias está presente em todas elas, investigá-las e conhecer alguma é, além de uma tarefa fascinante, algo que rende muitos dividendos mágicos.
4. Círculo de Prática: Um círculo de prática é um grupo pequeno de amigos ou estudantes de ocultismo e magia afins que se reúne em torno do objetivo de criar práticas em conjunto que fortaleçam os membros e o grupo. Com a evolução dos meios de comunicação, um círculo não precisa necessariamente ser formado por membros próximos geograficamente, é possível realizar os mais diversos tipos de prática sem a proximidade física criando um canal de comunicação na internet para os membros utilizarem.
5. Manifestações da Cultura Popular:  apesar de isto poder ser usado em qualquer dos outros caminhos, é importante salientar a imensa gama de conhecimento popular aplicado ao ocultismo. Estude e investigue as simpatias, sortilégios, adivinhação e etc. Cada prática popular de superstição tem alguma coisa a transmitir. Estudar tais práticas sob o prima ocultista, ou seja, sabendo de onde vem cada elemento e sua energia geradora, é muito promissor e recompensador.

Terminando esta primeira parte do livro, esperamos haver demonstrado que ocultismo é antes de tudo um exercício de diversidade, é uma universalização das filosofias, doutrinas e religiões de modo geral. Dizer-se ocultista é se declarar livre para estudar e praticar toda doutrina, extraindo de cada uma aquilo que se mostrar útil para o seu caminho individual. O ocultismo em âmbito de Brasil tem a mesma riqueza de nossa culinária, são muitos pratos, vindos de muitas regiões, com sabores diferentes, únicos e fascinantes que dispomos para degustar. Escolher apenas um destes pratos e desprezar todos os outros, é como ter a dispensa cheia de comida e passar a vida comendo apenas farinha.

Vias Ocultas - Um Manual de Iniciação à MagiaOnde histórias criam vida. Descubra agora