132

99 4 0
                                    

  O dia estava claro e o sol entrava pelas frestas da janela quando Dagoberto acordou. Sentia-se meio tonto e o peito estava dolorido. Aos poucos se recordou da dor que sofrera.Tudo  levava a crer que ele tivera um enfarto. Mas se isso fosse verdade,ele deveria estar na terapia intensiva,sob cuidados especiais. Entretanto ,continuava naquele quarto simples sem receber o tratamento devido.                                                                                                                                                                                 Precisava tomar uma atitude Sair dali,procurar ajuda adequada.Levantou-se com alguma dificuldade.Havia um refresco na jarra sobre a mesa e ele tomou um pouco. Sentia a boca seca e um gosto amargo.O refresco fez-lhe bem e sentiu-se melhor.Resolveu trocar de roupa e tentar sair.Abriu a porta do armário e apanhou o terno.A porta abriu-se e Júlio entrou:                     - Sente-se melhor?- indagou.                                                                                                                                          - Um pouco.                                                                                                                                                                               - O que vai fazer?                                                                                                                                                                     - Vou me vestir e ir embora. Preciso de tratamento adequado.                                                                       - Aqui você tem tudo quanto precisa.                                                                                                                           - Duvido. Acredito que sofri um enfarto e vocês não tomaram nenhuma providência.                           - Engana-se.Fizemos o possível.                                                                                                                                     - Então é verdade.Eu tive mesmo um enfarto.                                                                                                           - Teve.                                                                                                                                                                                         Dagoberto  estremeceu:                                                                                                                                                     - E você diz isso assim? Por que me deixaram sem tratamento? Não sabe que posso morrer?                                                                                                                                                                                                  - Só se morrer uma vez.                                                                                                                                                       Dagoberto olhou-o admirado.                                                                                                                                       - Isso eu sei. Mas acontece que eu não quero morrer.                                                                                           -Você já morreu.                                                                                                                                                                     Dagoberto olhou-o assustado,ficou calado por alguns segundos,depois disse:                                       - Agora compreendo tudo.Bem que me pareceu suspeito esse lugar.Eu fui internado em um hospício! Por que fizeram isso comigo?Quem teria interesse em se livrar de mim desta forma?                Júlio olhou-o sereno,dizendo com voz firme:                                                                                                           - Acalme-se,senão vai  sofrer a dor novamente;                                                                                                       Apesar de cético,Dagoberto procurou obedecer.Ele não desejava sofrer de novo.                                 - Como quer que eu fique calmo,quando você me diz uma barbaridade dessas?                                      - Cedo ou tarde terá que render-se ás evidências.Você está em outra dimensão,seu corpo de carne já morreu e foi enterrado faz mais de um mês.                                                                                                      - Isso nçao pode ser! Eu estou vivo! Veja,pegue em meu corpo! Como pode dizer que eu estou morto?                                                                                                                                                                                    - Claro que está vivo! Mas não está mais vivendo na Terra.                                                                                   Dagoberto meneou a cabeça.Ele não podia crer. E se Júlio não fosse médico nem nada?Ele não parecia ser um profissional.Talvez não passasse de um doente mental.Decidiu contemporizar,ele poderia ser perigoso.                                                                                                                            - Está bem.Estou morto. Apesar disso quero sair,visitar minha família,saber como anda as coisas no hospital.Vocçe sabe como posso sair daqui?                                                                                                  - O melhor que tem a fazer por enquanto é ficar aqui. Pelo menos ate que possa se recuperar totalmente.Depois decidirá o que quer fazer.Você não está acreditando no que eu disse.É pena.Pouparia aborrecimentos.Está pensando em fugir.É perigos fazer isso.Aqui está protegido.Você não sabe lidar com os espíritos que andam soltos por aí e poderia meter-se em confusão.                                                                                                                                                                                                  - Não sei do que está falando.                                                                                                                                           - Saberá assim que sair daqui.Procure ficar calmo.Vou ver se consigo notícias de sua família.                                                                                                                                                                                                     Ele saiu,e Dagoberto não ficou convencido.Como ele iria trazer notícias de sua família sem haver pedido informações sobre eles? Era evidente que mentia para contemprozar.Ele entraria no jogo deles,mas ao mesmo tempo tentaria obter informações.Precisava saber onde estava e como fazer para voltar para casa.                                                                                                                                           Para isso teria que ficar atento.Abriu a janela o quarto e olhou o linfo jardim que havia do lado de fora.Pessoas circulavam,algumas parecendo alheias,outras conversando ,algumas sentadas nos bancos,absortas.Estava claro que aquele lugar não era um hospital.Vestiu-se e quando se preparava para sair,a enfermeira entrou:                                                                                                             - Aonde vai,doutor Dagoberto?                                                                                                                                       - Dar uma volta pelo jardim.Estou cansado de ficar fechado aqui. Quero tomar um pouco de ar.                                                                                                                                                                                                       - Sente-se melhor?                                                                                                                                                                 - Sim.                                                                                                                                                                                           - Então vamos andar um pouco. Eu o acompanho.                                                                                                 Não era bem isso o que ele queria,mas concordou.Saíram e uma vez no jardim,Dagoberto respirou gostosamente o ar leve e agradável.                                                                                                                     - Este lugar é muito bonito. Como é o nome deste hospital?                                                                             - Doutor Eugênio da Rocha.Foi ele quem organizou este agrupamento há mais de trezentos anos.                                                                                                                                                                                                - Ele era psiquiatra?                                                                                                                                                              Ela sorriu:                                                                                                                                                                                  - Não.                                                                                                                                                                                          - Pelas pessoas que circulam aqui,isto mais parece um hospício.                                                                    - As pessoas se envolvem com tantas regras no mundo que ao chegarem aqui demoram muito tempo para encar a realidade.                                                                                                                                                  - Você fala como se estivessemos fora do mundo!                                                                                                   -  E estamos! Quanto mais ráido comreender isso,melhor.                                                                                 Dagoberto ia retrucar,mas desistiu.De que adiantaria?Estava no meio de loucos e era inútil argumentar. Caminharam durante algum tempo,e ele observou tudo,inclusive o enorme portão que guarnecia o alto muro que circundava o hospital.Tudo parecia calmo demais para um lugar de atendimento ,e ele manifestou sua estranheza:                                                                                                             - Tudo calmo.Os portões fechados.Nenum paciente saindo ou chegando! Como pode ser isso?                                                                                                                                                                                                      - Nossos pacientes não vêm direto para cá. Primeiro passam por uma triagem no protno-socorro.Os que devem vir para cá vêm pelo autobots da manhã.                                                                            - E os que têm alta?Não os estou vendo sair.                                                                                                             -  Geralemente seguem á noite,rumo ás suas cidades de origem.                                                                   - São mandados para cidade onde nasceram?                                                                                                         - Não. Eles vão para as cidades em que moravam antes de reencarnar na Terra.                                     Dagoberto arregalou os olhos.Aquela mulher não lhe parecia normal.Intitulava-se enfermeira,mas seria mesmo? Dizia coisas sem nexo.Apesar da sua aparência calma e agradável,ela podia ser uma doente.Conhecera psicopatas de aparência calma e equilibrada que eram acometidos de crises terríveis.                                                                                                                                   A  enfermeira parara e o segurara pelo braço,obrigando-o a parar.Olhou-o firme nos olhos,dizendo com seriedade:                                                                                                                                                   - Eu nao soudoente! Sou sua enfermeira - respondeu ,ao captar os pensamentos dele,e prosseguiu: - Você não acredita em nós. Seria melhor para você aceitar a verdade.Sei que é difícil.Quando você estava no mundo,você nunca acreditou na alma ou na continuidade da vida após a morte.Agora chegou sua vez de verificar.Seu corpo morreu na Terra,mas sua alma continua viva,pois seu espírito é eterno!                                                                                                                               Dagoberto estremeceu.Isso não poderia ser verdade! Ele não estava morto! Não podeira aceitar isso.Ele sentia-se mais vivo do que nunca.Era pessoa culta,equilibrada.Dissecara corpos,aprendera a química do corpo humano,nunca encontrara indícios da alma! Não poderia conceber essa história.Era mentira. Ele não iria se deixar iludir por essa balela!                                                    - Você não vai me convencer - disse,com voz firme. - Quer me envolver não sei com que fim.Mas garanto que perde seu tempo. O que eu quero mesmo é ir para casa,retomar meus afazeres,cuidar da minha vida e a minha família.                                                                                                                - Sua vida na Terra acabou. Sua família agora terá que aprender a cuidar de si mesma. Aliás,há muito tempo eles deixaram sua tutela.Eles estão muito bem,cada um cumprindo seu destino. Agora é sua hora de cuidar de si mesmo.                                                                                                             - Pelo que eu vejo,vocês investigaram minha vida. Conhecem a ingratidão dos meus ilhos.Mas isso não importa.Tenho Norma e ela precisa de mim.Meus pacientes também.Eu quero voltar.Vocês não vão conseguir me impedir.                                                                                                                             Ele deu as costas e voltou para o quarto.Aquilo não poderia continuar.Ele tinha que sair dali.A enfermeira procurou Júlio,dizendo preocupada:                                                                                                   - Dagoberto não aceita nada.Tentei conversar,mas ele não acredita mesmo. Continua desconfiado,querendo voltar para casa.                                                                                                                                É pena.Ele tem nível suficiente para compreender a realidade.Tem créditos altos na ajuda que prestou ás pessoas.Infelizmente ,ergulhou fundo no intelectualismo do mundo,cuja lógica o impede de perceber a verdade. Ele pensa que sabe,e é isso que o toma tão resistente.Veremos o que podemos fazer.                                                                                                                                                                            - Receio que ele tente fugir.                                                                                                                                                - Se ele tentar,vamos facilitar.Lembre-se de que a escolha é dele.Fizemos nossa parte.                                            

Pelas portas do coraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora