72

83 4 0
                                    

              Na casa de Vera as coisas não se haviam modificado. Ela não pregara o olho a noite inteira,esperando Marcelinho para ter com ele uma conversa definitiva. Mas ele não viera.O dia estava já amanhecendo quando ela,exausta conseguiu finalmente adormecer.                                               Acordou assustada,sentindo  claridade bater em seu rosto. O sol estava  alto e devia ser tarde.Levantou-se rápida,consultando o relógio,Onze horas! Lembrou-se do que acontecera na véspera e sentiu novamente toda a revolta e mágoa.                                                                                                     Tomou um  banho,vestiu-se e foi ver o filho.Abraçada a ele,sentiu-se ainda mais triste,pensando na ingratidão do marido. Procurou por Marcelinho,mas ele não estava.Não teria vindo para casa? Teria dormido com aquela mulher?                                                                                                   Foi procurar Laura no escritório,como sempre.Bateu delicadamente e entrou.Vendo-a a sogra fechou um caderno onde escrevia e olhou-a séria.                                                                                          - Bom dia,dona Laura.                                                                                                                                                           - Bom dia.                                                                                                                                                                               - Posso saber onde está meu marido?                                                                                                                           - A esta hora,trabalhando,minha cara. Ele não pode dar-se ao luxo e dormir até tarde.                         - Ele não votou para casa desde ontem.                                                                                                                       - Engana-se.Ele veio e resolveu dormir no quarto de hóspedes.Estava muito contrariado e não desejava conversar.                                                                                                                                                                    - Claro. Depois do que fez! Sabia que eu o esperava para resolver nosso assunto.                                  - Eu a aconselharia a moderar o seu tom. Marcelinho é um cavalheiro,mas não vai aceitar imposições de ninguém. Se deseja preservar o seu casamento e seu lar,seria bom que esperasse um pouco mais para ter com ele qualquer conversa sobre ontem.Que se acalme o bastante para evitar discussões inúteis.                                                                                                                                                                Vera ia responder,mas mudou de ideia.Sabia que Laura não a ouviria. Depois,não queria que ela participasse de sua intimidade com o marido. Seu pai fizera mal em pedir-lhe que a  aconselhasse.Ele desconhecia o quanto Laura era parcial e apegada ao filho.Deu meia-volta e saiu.                                                                                                                                                                                                       Pensou em ir até a casa dos pais,mas desistiu.Nesse ponto,o pai estava certo. Precisava ter uma conversa com o marido. Resolveu esperar por ele. Tinha resolvido manter a calma,acontecesse o que acontecesse.Estava na casa de dona Laura e não gostaria que ela a tachasse de mal-educada.Sabia controlar-se.Não lhes daria o gostinho de vê-la arrasada e destruída.Tinha seu orgulho e sabia que sua indignação era justa.                                                                       Marcelinho chegou em casa na hora do jantar ,trazendo um amigo,como se nada houvesse.Cumprimentou-a com naturalidade.Vera controlou-se e portou-se normalmente.Precisava esperar a hora de dizer o que pensava. Tinha certeza de que ele trouxera o Arthur para evitar uma cena desagradável com ela. Sabia que ela seria incapaz de ser indelicada diante dos outros.                                                                                                                                                 Vera foi impecável.Fingiu uma alegria que estava longe de sentir. Mas a raiva era tanta que ela decidiu ir além.Sabia brilhar quando queria. Haveria de mostrar,tanto para o marido como para a sogra,que ela era uma mulher inteligente ,educada e atraente.                                                                  Casara-se pesando na classe de dona Laura,endeusando o marido,achando que eles eram ricos e superiores a ela e sua família.Apagara suas ideias  e copiara as da sogra,obedecendo e acatando suas opiniões.                                                                                                                                                             Sua mãe sempre lhe falava para aprender com eles,dizendo que ela havia conquistado um lugar nessa brilhante família;e ela encantada,envolvida pela posição deles e pelo nome que agora era seu,deixara-se apagar docilmente.                                                                                                                   Agora,não precisava mais fazer isso.Descobrira que seus ídolos eram de barro,que a sogra era uma mulher falsa e déspota,e o marido,um fraco e um escravo das aparências sociais,cujos meandros sorvia deliciado e de corpo inteiro.                                                                                                                       Onde estavam os valores que pensara encontrar? Onde estavam a dignidade e o respeito à família que havia em seu próprio lar,entre seus pais?                                                                                                   Pensando assim,quando depois do jantar eles sentaram0se na sala de estar,Vera em de ir para o quarto ,sentou-se também.Sentindo olhar interrogativo de Laura sobre ela,Vera,segurando entre os dedos o pequeno cálice de licor,parecia muito a vontade.                                        A conversa era trivial. Flavam de cinema,e ela participou ativamente da conversação.Sentia o olhar admirado do marido,observando-a furtivamente. Ela sabia que  Arthur gostava de música,por isso puxou o assunto e ele logo se entusiasmou.Esse era um campo em que ela tinha bastante conhecimento.Logo os dois entraram em detalhes,e de tal sorte,que ao cabo de meia hora Artur não se conteve:                                                                                                    - Marcelinho,se eu encontrasse uma mulher como Vera,confesso que me casava sem pensar duas vezes.                                                                                                                                                                                          Ele sorriu sem saber o que responder. Laura endereçou-lhe um olhar furioso.Vera sentiu-se um pouco vingada.Enfurecer a sogra e desafiar o marido era-he sumamente agradável.                                Arthru estava tão satisfeito que não falava em ir embora.Depois da música,Vera falou das últimas descobertas sobre carro,velocidade.Sabia que Arthur era maníaco por esse assunto e que Marcelinho não gostava.Ela conhecia,por que Clóvis era outro fanático que estava sempre alando nisso. Arthur foi ficando,e Laura pediu licença e doi para o quarto. Marcelinho fazia tudo para esconder sua impaciência.                                                                                                                

Pelas portas do coraçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora