Trindade caminhou por horas, procurando em cada moita e árvore. O sol começava a nascer quando ele chegou numa prainha, e viu o Velho recostado numa árvore com uma criança dormindo em seus braços.
- Fia! - o violeiro correu até eles, com as lágrimas caindo. Quando chegou, abraçou a menina apertado - Minha princesinha! Ocê tá bem?
- A menina tá perfeita, só um tanto cansada - respondeu o velho, com um sorriso terno.
Xeréu olhou para o encantado com gratidão:
- Ocê cuidou dela, Véio...
- Mas é claro que eu ia cuidá. Seus fio são como meus neto de coração.
Madeleine despertou com a conversa:
- Pai...
- Tô aqui, fiota... Vô te levá pra casa. Sua mãe tá doida de preocupação - o pai falou ainda emocionado
- Meu irmão não gosta de mim... - a menina fez um beicinho.
Trindade acariciou os cabelos da pequena:
- Gosta sim. Ele só tava com ciúme daquela viola, e cuidado também. Quando ocê tivé a sua, vai entendê.
O olhar de Mad se iluminou:
- Eu vou ganhá uma viola?
- Mas vai sim, quando chegá a hora. E vai sê uma violeira danada, como esse Pantanal nunca viu - Xeréu prometeu, com um sorriso cheio de carinho.
- Eu quero! - ela vibrou, pendurando-se no pescoço do pai, que beijou os cabelos da menina, aliviado.
Um pouco depois, ele entrou na cozinha da fazenda trazendo Madeleine no colo.
- Minha filha! - Irma pegou Mad dos braços dele, beijando a garotinha em várias partes, abraçando todo o corpinho dela.
- Tô bem, mãe... - a menina ficou até assustada com o jeito que a mãe avançou sobre ela.
Antero abraçou a cintura de Filó, soltando um suspiro aliviado.
- Viu? Nossa Senhora do Pantanal e seu pai trouxeram sua irmã de vorta. Agora tá tudo em paz - a morena acarinhou as costas do menino.
- É.. - ele concordou, ainda meio trêmulo.
Irma sentou-se com a filha no colo, deu mais um abraço apertado, e perguntou com cuidado:
- O que aconteceu, minha pequena? Onde você estava esse tempo todo?
- Me escondi no buraco de uma árvore e dormi, daí o Velho me achou, me levou pro barco dele - Mad contou sem entender a gravidade do que tinha acontecido.
- Num disse que o Véio ia protegê a menina? - Juma, que até então só observava quieta, não resistiu ao comentário.
- Ele disse que nossos fio são como neto pra ele - contou Trindade num tom emocionado. Exausto, o violeiro já estava sentado e com os braços apoiados na mesa.
Filó percebeu o estado do compadre e já se agilizou:
- Ocê deve tá varado de fome. Vô passá um café fresquinho, tem bolo que assei há pouco, as chipas são de onti, mas ainda tão boa - ela botou as travessas na frente dele.
- Tô mesmo, Filó. Não como nada desde onti, só pensava em achar minha fia - ele serviu-se de um pedaço generoso de bolo, e deu uma mordida grande - Nossa, eu tava precisado disso - falou ainda de boca cheia, e já cortando um pedaço de queijo também, que a comadre acabara de colocar na mesa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Momentos Felizes da família Novaes Trindade
Hayran KurguIrma e Trindade estão casados, com seu principezinho e a espera de uma princesinha para completar a família. A felicidade chegou para o casal mais lindo do Pantanal!